Com cada vez mais pessoas comprando online, o mundo das vendas digitais cresceu drasticamente nos últimos anos, e está se transformando em um local que todos os lojistas precisam estar, se querem que o seu negócio continue crescendo.
A boa notícia é que se adaptar ao mundo digital não é difícil, e os investimentos iniciais para trazer um loja física para o online, ou simplesmente montar uma loja virtual, são menores do que começar um negócio físico.
E isso tudo sem falar no alcance que o digital tem, que pode chegar a milhares de pessoas no mundo todo. Mas para atingir esse e outros resultados, é importante que você conheça mais sobre as formas de vender online, para assim saber como o seu negócio pode funcionar nesse meio.
Para isso, separamos abaixo as dicas mais importantes que os lojistas podem implementar para conseguir encontrar as melhores formas de vender online e assim obter sucesso nesse canal!
Por mais que fazer vendas pela internet pareça ser uma coisa bem simples, que pode ser feita em apenas um dia, ela na verdade carrega consigo várias atividades, decisões e processos que podem ser pequenos, mas que trazem um grande impacto no negócio.
Dessa forma, o primeiro passo que o empreendedor deve tomar para começar a vender online é se planejar para isso. Os negócios digitais demandam de bastante conhecimento e itens que precisam ser definidos logo no começo para garantir seu sucesso.
Para isso, é necessário ir além de definir o produto que será vendido, mas também pensar no público-alvo da sua loja, no conteúdo que será criado nas redes sociais, de que forma a sua loja será montada online e como você realizará os envios, se vai ser pelos Correios, transportadora, motoboy, entre outras formas.
O empreendedor também precisa pensar na administração do seu negócio, e definir de que forma será feita a estocagem dos produtos, como vai ser o processo de finalização de compra do cliente, quais meios de pagamento você trabalhará, como esse cliente poderá fazer a troca e devolução do produto, entre outros processos.
Isso pode assustar quem é novo nesse meio, mas não é necessário temer esse planejamento, e sim realizar ele o quanto antes. É se planejando que você conseguirá criar um caminho sólido para o seu negócio crescer.
E a parte boa disso tudo, é que você encontra todos os conhecimentos necessários para montar um planejamento assertivo a partir de conteúdos gratuitos na internet, ou trabalhando ao lado de uma assessorua de loja virtual, que ajudará você a entender tudo que é necessário para começar a vender online!
Antes de conhecer melhor sobre as formas de vender online, é importante que você saiba como funciona o ciclo de vendas online, que é uma maneira de orientar o lojista em relação às ações que ele deve tomar para vender. Quem trabalha com vendas físicas, já deve ter um ciclo de vendas que está acostumado a utilizar, mas nas vendas online ele muda um pouco.
O ciclo de vendas online possui cinco fases distintas, que dizem os momentos ideais para entrar em contato com o cliente, e como fazer isso de forma que uma venda seja feita. Abaixo você conhece mais sobre cada um deles.
na primeira fase o lojista precisa trabalhar em ações para encontrar seus clientes em potencial. Para isso, ele precisa saber claramente qual o perfil do seu cliente ideal, e trabalhar com ações de marketing como, anúncios ou publicações nas redes sociais para encontrá-los, ou fazer eles se atraírem pelo seu negócio.
quando uma pessoa demonstra mais interesse nos seus produtos, ela entra na fase de qualificação, que indica que ela tem muitas chances de realmente virar um cliente. Isso geralmente ocorre quando a pessoa toma alguma ação, como se cadastrar em uma newsletter ou seguir você nas redes sociais.
aqui essa pessoa começa a avaliar melhor a sua loja para realizar uma compra. Ela pode verificar as avaliações positivas, o preço aplicado, valor e prazo do frete, entre outros fatores que ela vai analisar e comparar entre outras lojas, para decidir onde vai comprar.
a etapa de fechamento indica que a pessoa virou um cliente e realizou uma compra de um produto no seu negócio! As ações que o lojista deve tomar aqui é separar o produto, embalar e realizar o envio no prazo certo, para que ele chegue o quanto antes ao seu novo cliente!
após a compra ser feita o trabalho não para! O lojista precisa se manter em contato com esse cliente para fidelizá-lo e fazer com que ele sempre volte para comprar de você! Isso pode ser feito a partir do envio de conteúdos relevantes pelo e-mail, ou criação de postagens que promovam bastante engajamento nas redes sociais.
O ciclo de vendas online pode ter mais ou menos etapas, ou as fases podem ter nomes diferentes, mas essa é a estrutura básica dele. Se você preferir, é possível criar o seu próprio ciclo de vendas, baseado na forma que o seu cliente finaliza uma compra no seu negócio.
As vendas online se tornaram muito utilizadas pelo público, pois permitem que o lojista possa administrar um negócio próprio dentro de casa, possuindo muito alcance e pouco investimento inicial, além de oferecer ao cliente uma forma mais fácil de fazer suas compras cotidianas.
Por conta disso, existem diversas formas de vender online, que vão desde ter uma loja virtual completa e integrada, até criar grupos no WhatsApp para divulgar seus produtos e fechar as vendas por lá.
A seguir, vamos mostrar a você as cinco principais formas de vender online que são muito utilizadas pelos lojistas, e que o público mais utiliza nas compras, para que você consiga escolher a opção ideal para o seu modelo de negócio!
A primeira coisa que a maioria das pessoas pensa quando o assunto é vender online, é abrir uma loja virtual. Com ela, você consegue ter um espaço único para montar o seu negócio, onde é possível personalizar o layout para deixar a sua cara e diferenciá-la da concorrência.
Uma loja virtual também permite que você consiga adicionar mais informações sobre o seu produto, além de poder criar várias páginas, como a de contato, políticas de compras, história da loja e até um blog para criar e compartilhar conteúdos incríveis sobre o seu nicho, e assim criar um relacionamento com o seu público.
Além disso, uma loja virtual mostra mais profissionalismo no seu negócio, pois você tem um ambiente único para seu público navegar e realizar uma compra, e na maioria das vezes, as pessoas se sentem mais confiantes de realizar uma compra em uma loja virtual do que em outros meios.
Nos últimos anos, as redes sociais se atualizam muito e hoje contam com diversas funcionalidades que fizeram com que as plataformas se tornassem propícias para a realização de vendas online. Você pode usar o Instagram Shopping, por exemplo para divulgar seus produtos, ou anunciá-los no Marketplace do Facebook.
Também é possível ter o catálogo dos seus produtos no WhatsApp, onde em apenas uma conversa, é possível finalizar toda a compra, até mesmo o pagamento que agora se tornou possível com o WhatsApp Pay.
O interessante de utilizar as redes sociais é que você tem a oportunidade de realizar suas vendas pelo mesmo canal de divulgação seu negócio, além de facilitar a vida do empreendedor iniciante, que não precisará aprender a usar uma plataforma diferente.
Essa é uma das formas de vender online mais utilizadas pelos lojistas! Os marketplaces, funcionam como grandes shoppings online, onde diversos lojistas podem anunciar seus produtos. O Shopee, Amazon e Mercado Livre são exemplos de grandes marketplaces no mercado.
Essa opção é interessante porque o seu cliente ideal pode já estar habituado a mexer na plataforma, fazendo com que seja mais fácil de encontrar o seu negócio e realizar uma venda. Além disso, o público geralmente tem mais confiança em comprar de um marketplace, pois é algo mais consolidado no mercado.
Porém, é importante se atentar que alguns marketplaces podem cobrar uma taxa por venda realizada no ambiente. Geralmente essa taxa é bem baixa, mas vale a pena pesquisar e fazer os cálculos para conferir se isso não trará prejuízo ao seu negócio.
Sites como OLX e Enjoei, que são muito utilizados pelo público para vender algum produto usado, podem ser um ambiente propício para fazer vendas online. Por mais que eles sejam para a venda de itens usados, você também consegue vender produtos totalmente novos no local, que podem até ter mais sucesso do que os usados.
Existem lojas que usam esses sites como se fossem marketplaces, onde elas criam o perfil da sua empresa e começam a anunciar seus produtos. Mas ao utilizar essa opção, o lojista precisa saber negociar muito bem, pois é bem comum as pessoas pedirem um preço menor nos produtos.
Por fim, você pode optar por vender como um afiliado. Nesse modelo, você precisa fazer uma parceria com alguma loja que venda um produto que você tem interesse em vender. Com a parceira feita, você trabalha divulgando essa loja e seus produtos, e quando você conseguir fechar uma venda, a loja paga uma comissão pelo seu trabalho.
Essa opção é interessante para quem quer vender, mas não possui muito para investir em um negócio. Com ela você consegue realizar vendas online sem se preocupar em administrar uma loja. Aqui você só precisa ter uma boa rede de contatos e saber divulgar muito bem o produto.
Depois de conhecer as formas de vender online, você pode ter ficado na dúvida entre qual delas escolher para o seu negócio. Porém, para fazer essa escolha é importante considerar como o seu negócio está configurado atualmente, e para onde você quer que ele vá.
Para quem pensa no longo prazo e em estabelecer o seu negócio no mercado, pode ser interessante considerar a criação de uma loja virtual, já que a maioria dos negócios digitais sempre acaba migrando para essa plataforma para criar algo mais personalizado.
Mas se você não possui investimento inicial no momento, é possível se afiliar a diversas lojas virtuais que estão mais consolidadas no mercado. Assim você ganha a sua comissão e aprende mais sobre como fazer uma venda online.
É normal que os empreendedores iniciantes ainda não saibam qual produto vender online, pois existem diversas opções no mercado. Mas quando for escolher o produto ideal, procure sempre aqueles que você tem mais familiaridade e conhecimento, porque é mais fácil vender aquilo que conhecemos melhor.
Além de ser algo que você conheça, também é importante que exista um público para comprar esse produto. Para isso, você pode listar os produtos que conhece melhor e depois buscá-los na internet, para ver se é um produto muito comprado pelo público. Dessa forma você saberá quais produtos trazem o melhor resultado.
[rock-convert-cta id=”23897″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário