Se as vendas do e-commerce brasileiro seguirem os passos do mercado online japonês estamos bem encaminhados pelos próximos anos. Isso porque, segundo um estudo da McKinsey, as vendas na terra do sol nascente devem crescer 7% ao ano.
Ainda de acordo com a pesquisa, o mercado nipônico de varejo online movimentou 46 bilhões de dólares no ano passado e, até 2015, deve atingir a marca de 62 bilhões. Só para termos uma ideia do que isso representa: a previsão é de que o e-commerce brasileiro movimente algo em torno de US$ 22 bilhões até 2016, segundo uma pesquisa divulgada pela Forrester Research. Anualmente as vendas online no Brasil representam, aproximadamente, US$ 8 bilhões.
Os maiores players no comércio online japonês, Amazon e Rakuten, tiveram a sua participação ampliada de 32% para 40% nos últimos dois anos, e é esperado que atinjam 50% em um curto período de tempo. Desconhecida por boa parte da população ocidental, a Rakuten é o site de comércio mais popular do Japão: 76% dos e-consumidores afirmam visitar frequentemente esta plataforma, à frente dos 62% que dizem o mesmo para a Amazon.com.
Nos últimos dois anos, a proporção de consumidores japoneses que realizou dez ou mais compras on-line no período de um ano aumentou de 37% para 49%, e as categorias mais procuradas seguem sendo Eletrônicos, Vestuário, Livros e Software.
Vendas no mercado japonês servem de estímulo para os brasileiros que possuem loja virtual
Seguem alguns dados sobre os dois países (de acordo com o Fundo Monetário Internacional):
Japão
– População 128 milhões de pessoas;
– Produto interno bruto (PIB) 5,86 trilhões de dólares (terceira economia do mundo);
– Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,901 (12.º);
– Renda per capita 45.920 dólares (18º).
Brasil
– População 196 milhões;
– PIB 2,48 trilhões de dólares (sexta economia do mundo);
– IDH 0,718 (84º);
– Renda per capita 12.789 dólares (54º).
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário