Suco de laranja se vende o ano inteiro, não tem época ou estação especial. Apesar de ser uma fruta tropical, com principal tempo de colheita no verão, hoje em dia existem plantações no mundo inteiro, o que garante laranjas de diversos tipos em todas as épocas do ano.
Investir em máquina de suco de laranja, pode representar uma boa opção para restaurantes, lanchonetes e pequenos negócios, já que cada vez mais os consumidores estão procurando produtos sem aditivos e conservantes. Se você quer oferecer o melhor suco de laranja, para agilizar o atendimento, mantendo as propriedades naturais da fruta, opte por equipamentos que fazem muitos litros por hora e que funcionem de maneira simples, rápida e econômica. O único trabalho deve ser colocar as laranjas e ligar a máquina de suco de laranja.
Existe uma grande diferença entre comprar os sucos de “caixinha”, vendidos em supermercados e levar para casa o suco de fruta natural, com aquele sabor inconfundível da laranja e os famosos “gominhos”. Sim, a forma mais simples de se obter todos os benefícios da laranja é saborear a fruta fresca, ao contrário dos sucos artificiais, onde não se pode comprovar a procedência. A indústria acaba repondo nutrientes perdidos no processo de produção com a adição de alguns ingredientes. Mas, sem as propriedades nutricionais e nem o sabor acabam ficando iguais aos da fruta, o que é outra desvantagem.
Por não ter conservantes e aditivos como corantes e aromatizantes, o suco natural dura menos, mas isso não deve ser um problema. Hoje, os consumidores são muito exigentes e preferem beneficiar a saúde, comprando do pequeno produtor e do empreendedor do que consumir algo que pode fazer mal a longo prazo.
Investir em uma boa máquina de suco de laranjas pode gerar uma margem de lucro de até 300%, dependendo do valor da safra comprada, da região de venda e claro, do seu tipo de negócio.
Muito popular por causa do alto índice de vitamina C em sua composição, a laranja é figurinha essencial no combate de gripes e resfriados, além de mal-estar. Bom, comparando o suco de laranja com os comprimidos concentrados vendidos em farmácias, ele tem menos vitamina C, mas possui outros elementos que ajudam o organismo na absorção dessa mesma vitamina, tornando-se assim mais eficaz que os comprimidos industrializados.
Mesmo aquele suco natural, retirado da máquina de suco laranja, ali, fresquinho, só pode ser vendido como suco se for engarrafado in natura. Veja os exemplos reconhecidos oficialmente pela Anvisa, para cada classificação.
Muito concentrado, totalmente integral, constituído 100% de fruta. Se for adicionar açúcar, a quantidade máxima permitida é de 10% da composição e, no rótulo, deve ter escrita (ou, se for empreendedor, deve ser informado ao seu cliente) a frase “suco de fruta adoçado”. Corantes e conservantes não podem ser adicionados ao suco, de maneira alguma. Vale lembrar que os sucos podem ter 65% de água potável, caso sejam feitos de frutas tropicais.
Contém uma concentração menor de polpa de fruta em relação ao suco, que pode variar entre 20% a 30%, dependendo da fruta. O néctar também pode receber alguns aditivos, como corantes e conservantes artificiais.
São bebidas não gaseificadas e não fermentadas, obtidas pela diluição, em água potável, de suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem, sem ter uma medida exata para a adição de açúcares. O teor de fruta natural pode variar de 2% a 10%. Ou seja, de fruta mesmo, você não vai ingerir quase nada… Então, essas informações também devem estar bem claras no rótulo, com as expressões “artificial” e “sabor de”.
Quando iniciamos um negócio ou investimos em novas ideias para o já existente, temos que pensar nos benefícios que o produto traz aos consumidores. No caso do suco de laranja natural, engarrafamos, além de refrescância e sabor, saúde, tem coisa melhor?
O suco de laranja possui grandes benefícios, já que os componentes da laranja estão muito mais concentrados na fruta (e não são perdidos na hora do processamento na máquina de suco de laranja, por exemplo). Listamos alguns:
Aparelho digestivo: possui a capacidade de regular suas funções, evitando gastrites e úlceras gastroduodenais, já que evita o excesso de acidez gástrica, ajudando também a curar as úlceras. Tomar suco de laranja entre as refeições é muito eficiente para ajudar a digerir.
Aparelho urinário: dissolve alimentos ácidos, impedindo que se sedimentem nos rins provocando os indesejáveis cálculos renais.
Diabéticos: frutas contêm muito pouco açúcar, mas a laranja em especial, além disso, apresenta propriedades diuréticas, que regulam os níveis de açúcar no sangue. O seu alto teor de vitamina C, beneficia e protege os portadores de diabetes tipo II contra os efeitos desta doença, como infecções, má cicatrização, visão turva, inchaços nos pés.
Defesas do organismo: fortalece o sistema imunológico, encurtando a duração de gripes e resfriados, além de diminuir a intensidade de seus sintomas (porém, não funciona para a prevenção da mesma). Dificulta o desenvolvimento de alguns vírus no organismo, justamente porque aumenta os glóbulos brancos do sangue.
Ação antioxidante: a atividade antioxidante dos sucos cítricos é enorme! Os antioxidantes combatem radicais que provocam danos celulares e têm sido associados a várias doenças crônicas e a sintomas do envelhecimento precoce, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias e inibidoras da formação de tumores e de coágulos no sangue.
Vai de laranja in natura, que é saudável, rentável e saboroso!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário