DLoja Virtual
MENUMENU
  • Home
  • Blog
MENUMENU
  • Home
  • Blog
DLoja Virtual
DLoja Virtual > Vendas > Como Vender > Shop.Org Summit: o que teve no maior evento de e-commerce

Shop.Org Summit: o que teve no maior evento de e-commerce

Por Marcio Eugênio | 24/10/2014 (Atualizado em 26/03/2021)
3159
|
0
Shop.Org Summit: o que teve no maior evento de e-commerce

Ainda na primeira quinzena deste mês, rolou um bate-papo bem bacana com o Fred Rocha. Ele é especialista em varejo e esteve no Shop.Org Summit, um dos maiores eventos do mundo sobre e-commerce, que acontece nos Estados Unidos. Diversas palestras debateram sobre o futuro do varejo eletrônico e o Fred passou um resumo do que foi falado por lá.

E-commerce e o mobile

O papel do mobile é um dos principais destaques quando o assunto é o futuro do e-commerce. A popularização dos smartphones mudou o comportamento dos e-compradores e faz com que as empresas também tenham que pensar em como se adaptar a isso.

Um exemplo disso é o surgimento dos pagamentos mobile, como o Apple Pay, do qual o usuário utiliza o iPhone como meio de pagamento tanto de lojas físicas quanto de lojas virtuais. Outros dados importantes sobre esse assunto que devem ser destacados é o fato de que muitos dos usuários têm o primeiro contato com uma marca através do smartphone.

a tendência que é está sendo vista é a do smartphone como elo de ligação entre o físico e o online. Ou seja, é importante que as empresas pensem em sites que sejam amigáveis para esse tipo de experiência.

Marketplaces

Os marketplaces ainda movimentam muito o comércio eletrônico. Além disso, eles estão sempre pensando em inovações no mercado digital. A Amazon, por exemplo, resolveu aquele probleminha chato do valor do frete com o Amazon Prime. Com este serviço, o assinante paga US$ 90 ao ano e suas compras são livres de frete.

Também é interessante ficar de olho no que andam fazendo os marketplaces chineses, que devem dominar o mercado ocidental nos próximos anos. O site Alibaba, por exemplo tem um volume de vendas duas vezes maior que a Amazon!

O tal do Big Data para e-commerce

Cada vez mais o big data será importante para uma melhor conversão no e-commerce. Com o big data, é possível segmentar melhor o perfil do comprador, estreitando a proximidade entre o cliente e a empresa.

A personalização também faz com que as vendas sejam mais assertivas. Ao invés de oferecer ao cliente um produto de acordo com o perfil daquela última compra realizada, o big data permite que o e-commerce ofereça através de um e-mail marketing, por exemplo, um produto de acordo com o histórico de compras que ele realizou. A segmentação não precisa ser apenas para e-mail marketing. É possível também segmentar vídeos! Uma empresa americana de materiais de construção segmenta vídeos para clientes de acordo com o tipo de casa que eles possuem. Assim eles conseguem oferecer de forma assertiva produtos para aqueles que curtem uma reforminha no fim de semana.

O e-commerce na internet das coisas

Pode parecer algo muito distante da nossa realidade, mas o conceito de objetos conectados à internet é cada vez mais forte. A tendência é que a comercialização dos wearebles aumente com a popularização do Google Glass e do iWatch, por exemplo. O desafio no e-commerce está em encontrar meios (muito provavelmente apps) que se adaptem a esses tipos de aparelhos para que o usuário possa comprar um produto, literalmente, com o piscar de olhos.

Categorias

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

« Como segmentar a base de assinantes de sua loja virtual
Como Aumentar Suas Vendas online: 7 dicas Espetaculares »

Posts relacionados

Como se Preparar para a Black Friday: Estratégia de Vendas

Embalagem para loja virtual: Dicas de sucesso para fidelização

Como abrir um e-commerce: Guia completo para iniciantes

Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A D Loja Virtual

  • Sobre
  • Histórias de clientes
  • Parcerias

Redes Sociais

Siga a D Loja Virtual nas principais redes sociais

facebook
instagram
youtube
Linkedin
Telegram

Universo D Loja



Atendimento

comercial@dlojavirtual.com

Rua Quinze de Janeiro , 521
Bairro – Centro
Canoas – RS
CEP: 92010 – 300

CNPJ: 12.448.183/0001-91

Links úteis

  • Guia de Como montar uma loja virtual