Nosso contato de hoje não tem o objetivo de apresentar um tópico sobre a sua loja virtual e detalhá-lo ao extremo. Não, hoje não. Vamos falar de vários assuntos, comentando erros clássicos que as empresas cometem com frequência no site de suas lojas, para que você evite esse quadro no futuro:
>Como montar uma loja virtual
>Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual
>Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual
>Como vender pelo Facebook e Instagram
Pense no seu site para o seu cliente
Muitos lojistas acabam se empolgando com a ideia de ter uma loja virtual e caindo em um erro comum: desenvolvem um site para si próprio. A sua loja virtual deve ser projetada essencialmente para o seu cliente, e isso inclui adequar o design e o conteúdo dela para o público que você quer atingir.
>Assista o Webinar para montar loja virtual
>Veja 8 dicas para montar uma loja virtual
>Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
>Assista a Palestra: E-commerce Do Zero Aos Resultados Em 6 Etapas
Está projetando uma loja virtual para vender ternos requintados? Beleza, então é melhor atentar para um visual sofisticado e um português bem escrito, sem erros simplórios e uso de gírias ou abreviações.
Não ignore as redes sociais
O relacionamento que você pode estabelecer diretamente com o cliente é tão valioso quanto um comercial de massa durante o horário nobre da novela das oito. Com o relacionamento pessoal você pode cativar diversos grupos de pessoas com diferentes expectativas e necessidades, algo que um comercial genérico não consegue atingir.
>Baixe planilha de análise de concorrência
>Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
>Baixe e-book de como capturar e-mail
Uma das maneiras mais eficientes, e baratas, de se fazer isso hoje é utilizando ao extremo as principais redes sociais: como o Facebook, Twitter e Orkut. Seguem alguns dos erros frequentes em redes sociais empresariais:
>Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
>Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
>Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual
– Postar fotos de conteúdo duvidoso;
– Defender e falar em nome da empresa em que trabalha;
– Não cuidar da privacidade;
– Revelar segredos da empresa;
– Pedir ajuda, sem ter liberdade e permissão para tal.
>Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
>Aprenda como usar o CANVAS
>Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual
Poucas atualizações
Você acessaria com frequência um site que é atualizado uma vez ao mês? Acessaria no máximo, uma vez por mês, é claro. Por isso é tão importante manter seu site atualizado com notícias, drops ou qualquer outro tipo de conteúdo sobre o segmento que você atua. Sites de sucesso são constantemente atualizados, com informações de novos produtos e serviços, mudanças na equipe, além de outras notícias diversas.
Não use cores muito pesadas
A gente entende que, na hora da criação do layout, você pode querer abusar de cores e texturas, mas vá com calma. Usar um fundo preto com fonte verde fosforescente vai fazer com que seus visitantes se cansem do seu site antes de cinco minutos de visitação. E o que isso significa? Um consumidor em potencial a menos.
Esquecer do atendimento
O primeiro item da lista falou da importância de desenvolver seu site para o cliente. Então, nada mais justo que dar um cuidado especial aos canais de relacionamento com ele. A maior parte das empresas disponibiliza diversas formas de contato (telefone, e-mail, chat e etc.) em seus sites, mas na hora mais importante, a hora de atender as chamadas nesses meios, falham.
>Como atrair cliente com e-mail marketing
>7 dicas para começar a usar o Youtube
>Saiba se seu site está otimizado
>Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
>Baixe e-book para datas comemorativas
Não permita que isso ocorra com o seu empreendimento. Você pode até demorar para atender, por exemplo, uma dúvida de um cliente, mas confirmar o recebimento de uma solicitação e respondê-la em tempo hábil é o mínimo que uma empresa de qualidade deve oferecer ao seu cliente.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário