Você já percebeu como os nomes de determinadas marcas e estabelecimentos têm muito a dizer sobre eles? Já reparou como alguns nomes nos marcam e é quase impossível esquecer-se de determinada loja, academia, supermercado, etc. Por esse motivo, é importante ter cautela na hora de nomear o seu negócio e ficar atento a algumas questões que podem fazer toda diferença! Se você é do ramo da beleza e estética, hoje vamos te dar algumas dicas para escolher o nome do seu salão de beleza. Continue lendo e não perca nenhuma das nossas orientações!
Em uma empresa, toda ação deve ser pensada com foco no cliente, afinal é para ele que você trabalha. No caso dos salões de beleza isso não é diferente, e por esse motivo a nossa primeira dica é que você conheça qual é o cliente que você deseja atingir com o seu empreendimento.
Para isso, você pode se fazer algumas perguntas: Qual é a faixa etária dos meus clientes? Qual é o nível de escolaridade deles? Onde eles moram? Qual é a renda média deles? Onde eles trabalham? Com essas informações você consegue definir melhor qual é o perfil do seu cliente, prever as suas preferências e escolher um nome para o seu salão de beleza com que as pessoas se identifiquem. Outra dica é sempre tem em mente: Qual é a imagem que eu quero passar?
Você quer que todas pessoas que passem pelo seu salão se lembrem do nome dele e que ele seja fácil de ser encontrado, pesquisado em mídias sociais e no Google, certo? Por esse motivo, o nome que você vai escolher para o seu salão de beleza precisa ser simples e marcante, e que as pessoas se lembrem dele com facilidade. Além disso, atente-se ao modo como se escreve o nome, e nada de escolher palavras com muitas letras duplicadas, e x, y e z em excesso. O seu cliente pode ter dificuldade para escrevê-lo se o nome for muito complicado.
Além de ser criativo e original, um bom nome para salão de beleza precisa indicar qual é a sua especialidade. Por isso, considere incluir no nome termos como “centro de beleza”, centro de estética”, “design de beleza”, pois dessa forma o seu cliente saberá do que se trata o seu empreendimento.
Porém, você deve tomar cuidado para não limitar no nome do seu salão os serviços que você oferece. Por exemplo, se o salão oferece tratamentos capilares, manicure, depilação, dentre outros, escolha um nome que abrace todos essas especialidade. Se você optasse por “Margarida Cabelos”, por exemplo, o seu cliente poderia pensar que você lida apenas com cabelos.
As mulheres vão ao salão de beleza para se sentirem mais bonitas e para elevar a sua auto estima, então que tal explorar isso e usar de adjetivos e palavras positivas na hora de escolher o nome do seu salão? Algumas palavras interessantes são: bela, beleza, charme, elegância, auto estima, dentre outros. Termos em outra língua também costumam ser muito interessantes e deixam o nome ainda mais original. Alguns exemplos são: coiffeur, beauté, beauty, fashion, hair, style etc.
O seu salão precisa ser único, e por isso não é legal que outros estabelecimentos tenham o mesmo nome que ele. Por isso, antes de escolher o nome do salão o ideal é que você conheça os seus concorrentes e evite nomes que se pareçam para que os estabelecimentos não sejam confundidos.
Se você é uma pessoa conhecida na sua cidade no ramo de salão de beleza, pode aproveitar o seu prestígio para dar ainda mais credibilidade ao seu salão. A nossa dica é que você use o seu nome do título, como por exemplo, “Tatiana Centro de Beleza” ou “Dany Beauté”. A regra é usar a sua criatividade e explorar nomes que sejam únicos!
Além disso, você também pode aproveitar o bairro ou rua que você está localizado para escolher o nome do seu salão. Se o seu bairro tem um nome feminino, pode ser uma boa opção e os seus clientes sempre se lembrarão do seu estabelecimento pela localização. Alguns exemplos são: “Santa Tereza Centro de Beleza”, “Hortênsia Estúdio de Beleza”.
Por fim, precisamos lembrar que o melhor nome para o seu salão de beleza é aquele com o qual você se identifica! E mais que um nome, o seu salão precisa ter credibilidade e oferecer serviços de qualidade para conquistar e fidelizar suas clientes! Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e até a próxima!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Olá aqui é a Carol Rocha, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.