Há mais de 10 anos, relatórios são divulgados semestralmente pela E-bit (empresa pioneira em realizar pesquisas com usuários do meio online para analisar e entender hábitos e perfil do e-consumidor) e traz totalmente detalhado os mais diversos dados do E-Commerce, além de traçar um perfil preciso do consumidor. Neste relatório é possível acompanhar o crescimento do e-commerce ao longo dos anos.
No último relatório divulgado pela E-bit, a informação mais valiosa foi de que as vendas em 2014 ficaram acima do que era esperado. Algo totalmente positivo para todos os envolvidos com E-Commerce. A expectativa para 2015 segundo a E-bit deve ser de um faturamento 20% maior, ou seja, apesar de um cenário conturbado e difícil pelo qual atravessa o Brasil e o mundo, o E-commerce ainda está em ascensão.
Vale ressaltar que a Black Friday representou 20% do total de vendas de 2014. De acordo com a E-bit, este é um recorde que não era superado desde 2011. Isso reforça a importância das lojas virtuais aderirem a famosa sexta feira sempre de maneira correta e verdadeira, oferecendo descontos e ofertas reais.
Mais um dado positivo é que a expectativa do tíquete médio aumente cerca de 15% em relação ao passado, podendo atingir cerca de R$ 440. Um aumento para o número de pedidos também é esperado, a estimativa é que em 2015 cresça 20% em relação a 2014.
O número de pessoas que aderem ao comércio eletrônico não para de crescer. No Brasil, o número de pessoas que já realizaram alguma compra online chega perto de 62 milhões tendo como média, duas compras por ano. E este é o maior desafio dos lojistas, incentivar o comprador a aumentar esse média.
O relatório aponta para um crescimento do e-commerce chamado “M-Commerce”, onde pessoas realizam compras diretamente através de seus smartphones ou tablets e não mais utilizando notebooks ou computadores desktops.
O relatório completo da E-bit pode ser lido aqui. Esse relatório só reforça a ideia de que mais do que nunca é preciso se reinventar para atravessar a crise, e o E-Commerce pode ser uma boa maneira de fazer isso com pleno sucesso.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário