Tem uma loja virtual? Então deve concordar conosco de que ninguém conhece o seu produto melhor do que você mesmo. Você sabe sobre a finalidade do item, a qualidade, o modo de uso, os recursos, a durabilidade e o preço.
Justamente por isso, o vendedor online é a melhor pessoa para convencer o cliente de que ele está diante de uma boa oportunidade. Para ajudá-lo nessa etapa, compartilhamos 8 dicas sobre como vender um produto em loja virtual:
A abordagem de venda varia conforme o produto oferecido e o público a quem ele se destina. Para explicar como vender bem um produto, vamos recorrer a um exemplo. Imagine que você tem uma loja de brinquedos e que tem em seu estoque a Boneca Meu Bebê, destinada a meninas de 4 a 10 anos e comprada principalmente por pais e avós.
Este produto possibilita dois tipos de divulgação diferentes. Veja só:
O primeiro tipo de divulgação é voltado para as próprias crianças, que são as principais interessadas pela boneca. A melhor forma de apresentar este produto é mostrando as funcionalidades do brinquedo e os tipos de roupa e de acessórios que acompanham a boneca.
Já o segundo tipo de divulgação pode ser destinado aos pais e avós, já que as crianças não comprarão o produto diretamente. A abordagem de marketing utilizada para chamar a atenção dos adultos é diferente da usada para atrair as crianças. Em geral, a propaganda para esse segundo grupo apresenta uma criança feliz e entretida por muitas horas.
Deste modo, você pode perceber que é preciso conhecer profundamente o produto para entender quais características devem ser destacadas para cada tipo de cliente. No caso do comércio eletrônico, a segmentação dos anúncios possibilita que você divulgue o produto levando em consideração o público a quem se dirige.
No caso de uma entrevista de emprego, o produto é você e o seu conhecimento. Neste caso, a venda do produto não se aplica a um objeto, mas a uma pessoa. O mais importante para convencer alguém sobre o seu interesse e a sua competência é acreditar em si.
Muitas vezes, as pessoas confundem humildade com virtude. A entrevista de emprego não é o momento de ser modesto. Pelo contrário, é hora de destacar as suas qualidades e de demonstrar a sua disposição para ocupar a vaga.
Assim como a venda de um produto em um e-commerce envolve a demonstração de que problema ele irá resolver na vida do consumidor, a apresentação em uma entrevista de emprego envolve a evidência de que você estará suprindo alguma demanda. Para isso, é fundamental ter confiança sobre sua competência.
Falando em entrevistas de emprego, não podemos deixar de mencionar as temidas dinâmicas de grupo. Muitas pessoas têm medo dessas atividades e não querem se expor em público. Porém, o ponto dessa atividade é mostrar para a empresa que você é capaz de resolver questões sobre pressão.
Para isso, seja você mesmo, mostre o que sabe e não esqueça de que todos os seus concorrentes estão passando pela mesma situação. Em geral, os responsáveis por conduzir a dinâmica estudam o seu comportamento e veem se é compatível com a vaga determinada.
Por exemplo, se você está concorrendo para uma vaga de vendas, a sua capacidade de persuasão será avaliada. Se você está concorrendo para gerenciar uma equipe, a sua liderança será observada.
Cada produto e cada cliente têm as suas características, portanto a abordagem varia muito. Imagine que você quer vender bombons em uma academia de ginástica. Você poderá mostrar que o chocolate é uma fonte de energia e que, após os exercícios, a pessoa precisará repor o que gastou para trabalhar, para ir à faculdade ou para curtir uma balada.
Você concorda que esse tipo de abordagem seria muito diferente se você quisesse vender os bombons em uma lanchonete badalada, não é mesmo? Nesse caso, provavelmente recorreria ao argumento de que seu cliente merece aquele momento de prazer. Por isso, estude o cliente antes de decidir qual será a sua linguagem para apresentar o produto.
Quando pensar em vender um produto novo, primeiro trabalhe na publicidade do item. Quando um novo produto entra no mercado, é necessário pensar em campanhas para apresentá-lo às pessoas. Veja o que informações devem ser incluídas:
Esta apresentação deve demonstrar as funções que o produto pode desempenhar no dia a dia e os benefícios que o seu consumidor terá. Por exemplo, uma empresa que vende um aspirador de pó automático pode explorar a autonomia que o responsável pela casa terá ao escolher um produto que funciona sozinho.
A cada ano existem mais e mais lojas virtuais. Mas será que é fácil vender online? As vendas pela internet seguem uma lógica bem diferente da aplicada nas lojas físicas e, por isso, o processo de compra online deve ser estudado.
Basicamente, as lojas virtuais vendem em muitos canais que, em geral, atingem um grande público. As pessoas podem chegar a um e-commerce a partir de sites de busca, blogs, redes sociais, etc.
Para marcar presença na internet de forma assertiva é fundamental adotar uma boa estratégia de marketing. Isso envolve conhecer o público-alvo, divulgar a empresa e manter todas as informações do e-commerce atualizadas.
Existem muitos canais de venda na internet que podem atrair a atenção dos usuários e levá-los até o seu comércio eletrônico. Em alguns canais, inclusive, é possível concretizar a venda. Confira aqui:
A venda por telefone é uma técnica antiga, mas se tiver criatividade poderá utilizá-la como um canal de vendas. Você pode pegar os contatos telefônicos através do cadastro de seus clientes e oferecer uma promoção diferente da internet, por exemplo.
Como a ligação por telefone está muito associada à insistência do telemarketing, cuide para ter uma abordagem simpática, atrativa e sem perturbar o cliente. Antes de começar a conversa, pergunte se ele está disponível para falar. Se não tiver, peça para dizer um horário mais conveniente.
Uma maneira de atrair a atenção do seu público é falar sobre exclusividade. Em geral, as pessoas gostam de serem tratadas de uma maneira diferenciada e de se sentirem importantes.
Será que existe um passo a passo de como vender qualquer produto? Com o mercado cada vez maior e mais adaptado às novidades tecnológicas, muitas pessoas passaram a ter oportunidade de vender o que quiserem, onde quiserem. Mas existem algumas técnicas para que você saiba como vender bem o que quiser. Veja aqui:
Isso pode soar bastante pretensioso, mas caso você queira saber como vender qualquer produto, precisa saber que uma das dicas é escolher os seus clientes. Você deve estabelecer o nicho em que vai atuar e conhecer perfil de seus consumidores. Só assim saberá o que o seu público pensa e quais as necessidades dele.
Focar em pessoas que não se interessam pelo que você está vendendo é um investimento errado de tempo e de dinheiro. Além disso, forçar a compra de um produto a quem não se interessa ou não precisa dele só é possível enganando e gerando expectativas que serão frustradas no futuro. Ou seja, essa é uma péssima atitude.
Um dos mitos que as pessoas têm quando entram no ramo de vendas é de precisam vender em grande quantidade para serem bem-sucedidas. No entanto, para que você possa vender qualquer produto de maneira eficaz, é preciso ter em mente que o mais importante é vender corretamente.
Isso mesmo: existe uma forma certa de vender. Basta investir sua preocupação em vender com qualidade. Uma boa venda reduz o risco de o cliente ficar insatisfeito – esse, aliás, é provavelmente o primeiro item que o vendedor precisa dominar para ter sucesso no ramo.
É claro que quanto maior a quantidade de vendas, melhor para o vendedor, mas esse crescimento está diretamente ligado à forma com que você e a sua equipe de vendas lida com a satisfação de seu cliente. Uma pessoa satisfeita com sua compra tem tudo para se tornar um cliente fiel.
Ao conhecer melhor o seu cliente, você terá em suas mãos o caminho que deve seguir em relação ao discurso de venda. Não é necessário inventar histórias longas e fazer rodeios. Você somente deve enviar uma mensagem direta e que instigue o interesse do ouvinte.
As pessoas que têm interesse em seu produto serão atraídas pelo seu discurso e buscarão informações mais detalhadas. Essa é a maneira mais eficiente de dialogar um público qualificado e que tem sintonia com o seu propósito.
Para que seu negócio em vendas funcione conforme o esperado, você deve investir em sua rede de clientes. Não adianta apenas procurar por novos interessados, você também deve manter a boa relação com compradores já existentes.
Lembre-se que conquistar clientes novos é mais caro e exige mais esforços do que manter os atuais. Por isso, procure oferecer um serviço de qualidade e que promova a satisfação dos clientes. Assim eles voltarão a comprar de você.
Saber como manter a sua equipe de vendas em equilíbrio não é uma tarefa fácil, por isso é necessário oferecer suporte para que os profissionais em venda consigam evoluir e desenvolver suas capacidades.
Equipes que se importam em vencer como grupo tendem a ter mais sucesso nas vendas de qualquer produto. Nesse caso, o que conta é a unidade e o apoio que oferecem entre si. Não deixe, como empreendedor, de qualificar sua equipe de vendas.
Ser um vendedor é algo muito simples. Qualquer pessoa pode colocar um produto à venda, abaixar o preço para ganhar da concorrência, entregar o produto de forma mais rápida, etc. Ainda assim, esses elementos não fariam de você um vendedor de sucesso. Uma das dicas de como vender qualquer produto e ter sucesso é fazer a diferença.
Cada vez mais, os clientes querem ter uma experiência de compra positiva. Para isso, é necessário surpreendê-los e encontrar o elemento que tornará a sua loja virtual mais atrativa do que a de seus concorrentes.
Não basta ser impecável na hora de se comunicar com o cliente, você precisa ser um vendedor de palavra. Dedique-se a entregar para o cliente exatamente aquilo que você prometeu em relação a preço, qualidade, prazo, etc.
Outro ponto importante a ser levado em conta se você quer saber como vender qualquer produto é o domínio que você tem sobre os itens que vende. O cliente só vai comprar de você se perceber que tem conhecimento sobre o que oferece.
Além da prática, que muitos dizem levar à perfeição, uma escolha sábia para vender qualquer produto é continuar investindo em se tornar um profissional melhor, com mais conhecimento de seus produtos, do mercado em que está inserido, dos clientes e das mudanças na sociedade.
As falhas e os erros são inevitáveis e eles é que tornarão possível a melhoria nas vendas e no atendimento ao cliente. Conseguir enxergar essas falhas e as oportunidades de crescimento fazem parte de uma maturidade que só existe para quem se dedica com paixão nesse ramo.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário