Vender livros pode ser uma ótima alternativa para quem quer iniciar um negócio no meio digital. Os livros são produtos que dificilmente precisaram ser trocados, pois diferentes das roupas e sapatos as pessoas não precisam experimentar. Diferente também dos objetos de decoração, dificilmente um livro vai quebrar durante o transporte. Abaixo temos algumas dicas de como vender livros.
Para montar um e-commerce você precisa de um planejamento estruturado, que tipos de livros você vai vender, qual é a melhor plataforma para o seu negócio, sistemas de pagamento, de entregas, entre outras coisas. Veja 8 dicas para montar uma loja virtual.
Antes de começar suas vendas tenha em mente que tipo de livros deseja vender. Faça uma análise detalhada dos principais estilos de livros existentes, como livros jurídicos, apostila de estudos para concursos, livros religiosos, ficção, autoajuda, literatura clássica e muitos outros. Para se diferenciar dos grandes e-commerces de livros, é ideal que você venda algum nicho específico que é deixado de lado por eles.
As redes sociais são grandes auxiliares quando o assunto é divulgação de uma loja virtual, e com livros não é diferente. Tenha uma página de sua livraria, interaja com os fãs, faça promoções e alavanque suas vendas. As redes sociais também servem para gerar confiança entre você e seus clientes, pois eles sabem que tem alguém lá outro lado postando todos os dias.
Na descrição de cada livro, não coloque apenas especificações técnicas, como tamanho do livro, número de páginas, tipo de papel. Coloque também uma descrição breve sobre o assunto abordado no livro, isso pode ser um fator importantíssimo na hora do cliente decidir a compra dos livros de ficção e romance por exemplo.
Claro que você não vai conseguir ler todos os livros, você pode começar colocando o que consta na própria contracapa do livro, ou ainda, pode criar uma forma de motivar seus clientes que já compraram os livros a enviar resenhas sobre eles. Claro que você vai precisar revisar, mas assim você engaja seus clientes, para ajudarem a sua loja, e deixa suas descrições de produtos mais completa.
Você pode criar alguma premiação, desconto, ou classificação para cada cliente que enviar uma breve resenha sobre o livro. Leitores vão gostar de saber a opinião de outras pessoas sobre os livros, então você pode também, criar fóruns de comentários para que as pessoas que compraram o mesmo livro se encontrem e troquem opiniões.
Essas são apenas algumas ideias de como você pode se aproximar dos seus clientes, são estratégias de longo prazo, que não vão dar resultados no dia seguinte. Então quando você colocar seu e-commerce no ar, você precisa saber como vender livros online, ou como atrair clientes para sua loja.
Existem duas formas de ser encontrado quando se está na internet, trabalhando para aparecer nas buscas do Google e anunciando. O ideal é você trabalhar as duas coisas ao mesmo tempo, você não pode considerar que terá um grande faturamento dependendo apenas das visitas da busca orgânica. Mas quando alguém buscar por livros que você tenha ou pela sua loja é ideal que você apareça.
Sobre os anúncios, antes de fazer, você precisa entender como se faz, e porque você está fazendo. Cada anúncio precisa de objetivo específico, aumentar as vendas, vender a coleção X, ou fazer a segunda venda para o mesmo cliente. Ou seja, um bom anúncio começa quando você define exatamente qual o resultado esperado dele.
Essas foram nossas dicas básicas para quem quer montar um e-commerce e quer saber como vender livros, claro que da abertura da loja virtual até a primeira venda tem um caminho longo e você precisa estar preparado para isso.
Planejamento é o segredo de tudo, pesquise, teste, e só assim você ganhar experiência e sabedoria no que está fazendo. Ninguém abre uma loja virtual fazendo 10 pedidos por dia. Então não se desespere continue, comece devagar, com um visitante de cada vez, uma venda de cada vez e assim por diante.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário