DLoja Virtual
MENUMENU
  • Home
  • Blog
MENUMENU
  • Home
  • Blog
DLoja Virtual
DLoja Virtual > Vendas > Como Vender > Como vender em tempos de crise

Como vender em tempos de crise

Por Marcio Eugênio | 02/03/2016 (Atualizado em 26/03/2021)
3991
|
0
Como vender em tempos de crise

Embora muitos neguem, infelizmente vive-se uma crise. É chegada hora de repensar estratégias, formas de captar clientes e claro, como continuar a vender em tempos tão obscuros que provavelmente venham por aí. Confira a seguir como vender em tempos de crise.

Tenha um balanço geral

Tenha tudo sempre à mão. Dedique um tempo para verificar junto a sua equipe como foi o desempenho da empresa no mesmo período do ano passado, quais metas foram atingidas, quais não foram e quais as causas. Transforme informações em relatórios para que seja possível enxergar o que há de errado. É necessário ser racional e objetivo.

Seja positivo

Ser positivo nos leva a atitudes pró-ativas. Procure por soluções, jamais por problemas. Busque oportunidades, seja otimista. Há um grande histórico de pessoas que se deram muito bem em períodos de crise, pelo simples fato de manter uma atitude positiva.

 Encare tudo de frente

Existe uma crise mundial, é necessário encarar e aceitar os fatos. Não finja que nada irá mudar. Haverá desaceleração da economia. Será preciso melhorar a gestão em todos os níveis. É o momento de identificar quais serão os obstáculos e desafios e traçar estratégias para encará-los e superá-los.

Inovação e Criatividade serão essenciais

É o momento de reunir equipes, fazer reuniões e encontrar soluções. Há diversas histórias reais que podem servir de inspiração de muitas pessoas e empresas que encontraram oportunidades na crise. Existe um velho ditado: “Enquanto uns choram na crise, outros ganham dinheiro vendendo lenços”. Certamente a resposta para como vender em tempos de crise, não é, sentar e chorar. Então venda lenços, inove e use a criatividade para novas alternativas para os mesmo problemas.

Monitore o mercado e principalmente a concorrência

Vive-se hoje uma era de informações. Quem tem a informação mais precisa e de maneira mais rápida sai na frente. Adeque-se a novas realidades do mercado e acompanhe os passos da concorrência, dessa forma será possível re-modelar toda empresa e se adequar ao novo cenário.

 Fidelize clientes

Conquistar um novo cliente é um processo caro, e demorado. Lógico que é sempre bom ter novos clientes, mas melhor do que conseguir os novos é manter os que já estão na cartela de clientes. É muito mais fácil vender para quem já se vende há tempos, do que buscar um novo comprador. É necessário lembrar que a concorrência será muito mais acirrada e o cliente não pensará duas vezes em mudar de fornecedor se encontrar mais benefícios.

 Invista na capacitação das pessoas

Ter pessoas capacitadas na equipe pode ser o grande diferencial para atravessar a crise de maneira um pouco mais tranquila. Esses líderes internos tem o poder de motivar outros membros da equipe, além de tornar o ambiente mais agradável e harmonioso, o que certamente trará mais produtividade e trará mais fôlego à empresa.

 Entenda as necessidades do cliente

Empresas e vendedores costumam falar mais e ouvir menos, porém é ouvindo que se sabe qual a real necessidade do cliente. Em tempos de crise, a tolerância dos clientes diminui e a exigência aumenta. Dessa forma, entender e oferecer ao cliente o que ele deseja pode ser a garantia de sobrevivência da empresa em tempos obscuros.

Crie e automatize processos de feedbacks constantes com o seu cliente para entender diariamente quais são as maiores dores e necessidades de seus clientes. Um software BPM pode te ajudar a gerenciar estes fluxos de informação e assim entender melhor como e onde estão as maiores demandas do seu cliente.

Acredite em seu produto, nas pessoas, na empresa e em você mesmo

Convicção é uma excelente ferramenta que pode trazer verdadeiros benefício à empresa e aos clientes da mesma. Pense que sua empresa é a melhor, mestre isso para seus clientes, ofereça possibilidades. Uma mente forte é capaz de feitos grandiosos.

Utilizando essas dicas básicas, você já sabe como vender em tempos de crise, e o que fazer para superar momentos de dificuldades. Boas vendas!

Categorias

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

« Como escolher curso de e-commerce
Como escolher um curso de Facebook Ads »

Posts relacionados

Carrinho abandonado: como resolver com dicas infalíveis

Vender Online: Tudo o que Você Precisa Saber para Começar

Como Calcular Frete para Vendas Online: Guia Completo

Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A D Loja Virtual

  • Sobre
  • Histórias de clientes
  • Parcerias

Redes Sociais

Siga a D Loja Virtual nas principais redes sociais

facebook
instagram
youtube
Linkedin
Telegram

Universo D Loja



Atendimento

[email protected]

Rua Quinze de Janeiro , 521
Bairro – Centro
Canoas – RS
CEP: 92010 – 300

CNPJ: 12.448.183/0001-91

Links úteis

  • Guia de Como montar uma loja virtual