Em meio a produção industrializada de artigos, a venda de artesanatos vem ganhando cada vez mais espaço no carrinho de compras do consumidor a brindo mais oportunidades para ganhar dinheiro com artesanato. Peças com um custo bem abaixo do mercado, feitas à mão e com a possibilidade de serem personalizadas de acordo com o gosto do cliente, são algumas das características que vem conquistando a clientela. Para quem vende, atrair alguém que está interessado em seu produto é muito fácil.
Entretanto, muitos comerciantes que desejam ganhar dinheiro com artesanato, tem problemas no momento de expandir seu negócio. Como se trata, na maioria das vezes, de um pequeno empreendimento, o capital disponível para a divulgação não costuma ser tão alto.Por isso, listamos algumas dicas práticas para aqueles que querem saber como vender artesanato e como aumentar a clientela.
Em tempos de crise, o artesanato, que sempre foi uma alternativa para gerar renda extra, acaba se tornando a principal fonte de lucro de muitas pessoas. No Brasil, principalmente, esse segmento tem ganhado força no mercado abrindo muitas oportunidades. Há lojas especializadas, ateliês que terceirizam a produção e até cursos para aprender ou aprimorar as técnicas. Mas se o objetivo é ganhar dinheiro com artesanato e fazer com que o negócio dê certo, é necessário planejar a vendado início ao fim. A dica aqui é colocar tudo no papel. Todas as suas ideias devem ser registradas para que não sejam esquecidas e, em seguida, é hora de pesquisar e planejar.
Faça um estudo de mercado, veja quais as principais tendências e em quais delas você se encaixa melhor. Feito isso, é hora de colocar em prática. Após selecionar as ideias do que irá ser produzido, chega o momento de verificar as possibilidades e impedimentos, ou seja, pensar estrategicamente.
Responda as seguintes questões:
O produto já tem muita concorrência? Qual será seu diferencial? Quem vai se interessar por ele? Tenho acesso fácil à essas pessoas?Sei calcular os preços? Quanto vou investir? Todas as questões precisam ser pensadas, pois são essenciais para saber como vender artesanato.
Após pensar e solucionar as questões pertinentes, é hora de trabalhar com os valores de custo, produção e lucro desejados. Primeiramente, calcule as despesas. Devem ser inclusos todos os materiais necessários para a produção do artesanato por unidade e a embalagem em que será entregue. Além disso, devese levar em conta os gastos fixos, que são o transporte, energia elétrica e trabalho físico, por exemplo. Por fim, chegase ao valor de custo, em que se deve somar os itens anteriores ao valor que você acredita que deve ganhar por cada produto.
Encontre um diferencial
O principal ponto de como vender artesanato e ter sucesso no negócio é saber qual é o diferencial do produto e o que o torna original perante a concorrência. É importante pensar essa questão tanto em relação ao produto como em relação ao preço. Por exemplo, produtos de decoração são os mais comuns e mais vendidos artesanatos brasileiros. Se você começar a fazer caixas decoradas, provavelmente irá encontrar bastante concorrência, então por que não inovar? Procure métodos e opções de materiais que criem diferenciais ao seu produto. Não use apenas tinta e desenhos, procure colocar outras peças como botões em relevo ou invista em um curso de pintura que faça o resultado ser diferenciado. Com certeza a procura irá aumentar e o preço deve acompanhar essa qualidade.
Outra ideia é variar os produtos vendidos. Se a decoração das caixas que está produzindo está fazendo tanto sucesso, por que não passar esse tipo de trabalho para outros objetos? Faça a decoração em abajures, quadros, vasos e todo o tipo de produto que conseguir pensar que combine com a proposta. Assim, sua marca acaba criando uma identidade visual e consegue alcançar mais clientes.
Venda artesanato pela internet
Como dito anteriormente, existem diversas formas de vender e divulgar seu trabalho. Dentre elas, está a que vem ganhando cada vez mais adeptos pelo baixo custo e alto retorno financeiro.
A resposta de vender artesanato pela internet é bem simples. Existem diversos portais especializados em que você pode se cadastrar e anunciar seus produtos por um baixo custo. Funciona como uma venda coletiva, mas seu produto tem que ser bastante competitivo para se destacar entre os concorrentes. Um exemplo é o site Elo7, voltado para pequenos artesões que não tem interesse em abrir uma loja virtual própria, mas que querem divulgar sua produção na internet.
Outra opção é abrir sua própria loja de artesanato online
Hoje existem diversas plataformas de e-commerce que deixam tudo pronto para que o produto seja vendido. Tudo que o comerciante precisa cuidar é das questões burocráticas, como pagamentos e atualização dos produtos com frequência. Além disso, uma loja virtual cria credibilidade diante dos clientes e faz com que as vendas aumentem ainda mais, pois não é necessário sair de casa para pesquisar e ver as condições.
Uma última dica é investir nas redes sociais, principalmente naquelas em que a imagem é o destaque. Crie uma conta no Instagram e mostre seus produtos, fazendo um link com onde eles podem ser encontrados. Essa estratégia atrai mais clientes do que você imagina.
Venda artesanato para o exterior
Trata-se de uma tarefa muito mais fácil do que você imagina. O serviço de venda e seleção de produtos pode ser feito pela internet e o que diz respeito ao envio, fica por conta dos Correios. O programa Exporta Fácil pode ser um grande amigo no momento de aprender como vender artesanato para o exterior, pois o artesão não precisa ser credenciado à Receita Federal. Quem faz o registro é o próprio exportador em uma agência dos Correios. Os únicos cuidados que devem ser tomados são em relação às restrições de materiais e o limite de valor a ser exportado.
E não se esqueça, é necessário disponibilizar formas de pagamento internacionais em seu site também.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Olá, gostaria muito de vender para o exterior, mas já tentei cadastrar produtos no ebay e não consegui. Você teria uma dica de outro site para vender para o exterior, ou me ensinar a anunciar lá. Desde já agradeço.
fiz um video sobre isso:
https://www.youtube.com/watch?v=ceZP_WJiFkA&t=20s
Oi Márcio tudo bem
Meu nome e tiago eu faço filtros do sonhos e gostaria de umas dicas como eu faço pr vender eles pq so sei faser mais verder xi nao sei vc pôde me ajudar .
Adorei seu conteúdo! Parabéns pelo seu blog.