Quem trabalha com comércio eletrônico sabe que, no que diz respeito à divulgação, a lógica de vendas online é bem diferente da lógica de vendas em lojas físicas. Isso porque uma loja de rua pode somente abrir as suas portas e esperar que os clientes cheguem. É claro que investir em divulgação é importante para aumentar o público, mas não é fundamental.
Ao contrário, as lojas virtuais dependem de anúncios e de outras estratégias de comunicação para atrair os consumidores para o site. Sem isso, as vendas serão nulas. Para ajudá-lo a pensar nas melhores formas de divulgar o seu negócio, criamos um conteúdo bem completo sobre as ferramentas de vendas online.
Você já ouviu falar em ferramentas de vendas online? O termo se refere a um conjunto de estratégias que podem ser usadas por um comércio eletrônico para ampliar a divulgação do seu negócio. Existem muitas ferramentas focadas em e-commerce e conhecê-las é importante para entender qual poderá ajudar mais o seu negócio.
Em geral, os recursos de vendas online são focados em alcançar os consumidores ideais para o seu comércio eletrônico e em conduzi-los até o seu site. Por isso, é tão importante conhecer o perfil e os interesses do seu público-alvo. Assim você terá maiores chances de usar essas ferramentas de modo positivo.
As ferramentas de vendas online tem como objetivo atrair pessoas para o seu comércio eletrônico e, com isso, aumentar as possibilidades de concretizar as vendas. Além disso, também existem alguns mecanismos que auxiliam na administração da loja virtual, facilitando a gestão de números e o status de cada encomenda.
Desse modo, o gestor de comércio virtual pode usar o seu tempo para focar naquelas tarefas que realmente precisam da sua presença. Essas ferramentas também reduzem o risco de erros e de falhas na apuração de dados, porque funcionam de forma automatizada.
Em geral, as ferramentas de vendas online funcionam a partir de uma contratação. Ou seja, o responsável pela loja virtual faz a solicitação do serviço e paga mensalmente para poder utilizá-lo. Vale destacar que existem alguns recursos digitais gratuitos, como Search Engine Optimization (SEO) e redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.
Embora não representem um investimento para a loja virtual, essas duas ferramentas exigem que o gestor do e-commerce tenha conhecimento para poder traçar uma estratégia eficiente. Desse modo, quem quer se beneficiar dessas ferramentas deve estudar profundamente o mercado em que está inserido e o público ao qual se dirige.
Agora que você já entendeu a importância de usar ferramentas de vendas online para sua loja virtual, vamos à parte prática! Aqui apresentamos alguns recursos que podem fazer a diferença em seu comércio eletrônico e, se bem utilizados, contribuir para o aumento das vendas! Veja aqui:
O SEMRush auxilia na análise de tráfego, na busca de palavras-chaves ideais e na definição de backlinks para o seu e-commerce. A ferramenta auxilia na análise das estratégias utilizadas pelos seus concorrentes para que você possa competir no mercado em que está inserido.
O Ahrefs tem como objetivo contribuir com o crescimento do tráfego da loja virtual e com a análise dos concorrentes. A ferramenta tem foco em Search Engine Optimization (SEO) e auxilia na análise de autoridade, na avaliação de links e na definição de palavras-chaves para o e-commerce.
O LAHAR é voltado para o Inbound Marketing e para as técnicas de automação, como captura de leads, envio de e-mail marketing e de SMS para lista de contatos e apresentação de palavras-chaves que tenham relação com o setor de atuação. Além disso, também tem recursos para a criação de landing pages.
O Mailchimp é um dos principais softwares para disparo de e-mail marketing e, por isso, é um dos queridinhos dos gestores de lojas virtuais. Através dele, é possível realizar campanhas de marketing e de divulgação do e-commerce de forma simples e visualmente atraente.
O Adbeat apresenta um panorama sobre a forma como a concorrência faz divulgação na internet, seja em anúncios ou nas redes sociais. A partir dessas informações, é possível adequar as estratégias do seu e-commerce a fim de impactar os usuários de forma mais assertiva.
O Moat é um medidor de atenção, que avalia como a divulgação da marca é recepcionada pelo público. Suas métricas são apresentadas de forma bastante segmentada, de forma que o gestor consiga tirar conclusões bem específicas e, assim, traçar estratégias para fortalecer a sua atuação no mercado.
O Mention monitora a presença da marca nos canais de comunicação, reunindo as menções e facilitando o diálogo entre empresa e consumidores. Através dele, é possível oferecer um bom atendimento aos clientes e entender qual é a reputação da marca.
O Google oferece uma série de recursos que podem auxiliar na gestão do e-commerce. O principal deles é o Google Analytics, uma ferramenta muito completa que analisa o comportamento dos visitantes do seu comércio eletrônico.
Além dos oito recursos que apresentamos acima, existem outras ferramentas de vendas online que podem ajudar na presença da sua marca no mercado digital e na condução de clientes para o seu comércio eletrônico. Conheça algumas alternativas aqui:
A DLoja Virtual é uma plataforma muito completa para a criação de loja virtual. Oferece recursos como personalização de layout, integração com ferramentas de monitoramento, recuperação de carrinho e múltiplos métodos de pagamento e de entrega.
O Tiny ERP dispõe de recursos de faturamento, de controle de produtos e de gestão de compras para deixar o funcionamento da loja virtual mais rápido e eficiente. Além disso, também oferece alternativas para o acompanhamento financeiro.
O Melhor Envio é uma plataforma que calcula os preços do frete entre diversas transportadoras, apresentando a melhor solução para os lojistas. Dependendo da localidade, também oferece serviço de coleta automática no endereço do remetente.
O JivoChat é uma ferramenta para a implementação de chat no comércio eletrônico. Através desse recurso, é possível atender os clientes em tempo real, aumentando as chances de concretização das compras.
O SmartHint IA é um sistema de recomendação, ou seja, usa a inteligência artificial para oferecer produtos relacionados aos clientes que estão navegando no site. A partir desta tecnologia, amplia as possibilidades de os consumidores comprarem mais de um item no e-commerce.
O PagHiper trabalha com a emissão de boletos para comércios eletrônicos. A ferramenta cobra taxa de serviço somente por aqueles boletos que são pagos pelos consumidores. Assim, o e-commerce não precisa arcar com boletos emitidos em compras não concretizadas.
O Preço Certo é um suporte financeiro que auxilia na definição de preço dos produtos de lojas virtuais. A ferramenta também ajuda a ter um panorama sobre a saúde financeira da empresa, indicando os principais pontos de atenção.
O E-bit reúne avaliações de consumidores e apresenta dados sobre a reputação do comércio eletrônico, mostrando os pontos positivos e negativos do negócio. Entre as informações fornecidas estão a possibilidade de retorno dos clientes ao e-commerce e o atendimento oferecido.
O Customer Relationship Management (CRM) envolve todos processos organizacionais que dizem respeito ao gerenciamento de contatos da empresa. O CRM reúne leads das vendas, listas de e-mail, dados de clientes, etc. Quanto mais segmentadas forem essas informações, maiores as possibilidades de criar campanhas assertivas para públicos específicos.
O BigCommerce é uma das principais plataformas para montar um comércio eletrônico. Oferece uma grande variedade de recursos, como personalização de layout, integração com aplicativos, diversidade de métodos de pagamentos e análise aprofundada dos dados dos usuários.
O Shopify funciona de maneira semelhante ao BigCommerce, com recursos para a criação e para a gestão do comércio eletrônico. Sem dúvidas, essa é uma das plataformas mais requisitadas por quem quer começar a vender online.
O WooCommerce é uma das plataformas para criação de comércio eletrônico mais personalizáveis. Desta forma, o gestor pode construir uma loja virtual com um layout único e bastante diferenciado, adotando todas as características visuais da marca.
O Veeqo é responsável por organizar o estoque do comércio eletrônico, controlando as saídas e as entradas de produtos. A ferramenta permite que o empreendedor gerencie todos os canais de venda na mesma plataforma e tenha o processo de remessa automático.
Calma, que ainda temos mais sugestões de ferramentas para vender online! Os recursos que apresentamos acima são pagos e devem ser contratados pelo seu comércio eletrônico, mas existem algumas alternativas gratuitas e que podem oferecer bons resultados ao seu negócio. Confira:
O SEO amplia as chances de os consumidores encontrarem o seu comércio eletrônico em buscadores como o Google, por exemplo. Isso é feito a partir da configuração de palavras-chaves, de forma que o seu site seja apresentado de forma orgânica entre os primeiros resultados das pesquisas.
Quem trabalha com vendas deve marcar presença em redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest e até mesmo Twitter. Essas mídias são importantes para se aproximar dos clientes e para mostrar que a sua marca tem uma presença ativa.
O e-mail marketing é uma excelente alternativa para se comunicar com aqueles clientes que já compraram de você ou que se inscreveram no seu e-commerce para receber novidades. Assim, você poderá apresentar novidades, como lançamentos ou promoções.
Deu para ver que não faltam alternativas para implementar no seu comércio eletrônico, não é mesmo? É claro que você não precisa usar todos esses recursos, mas, ao conhecê-los, poderá avaliar quais podem contribuir para que você alcance bons resultados nas vendas online.
Gostou do conteúdo? Sem dúvidas, as ferramentas apresentadas podem ser bem importantes para o seu negócio! Agora que você já conhece muitas ferramentas de vendas online, que tal aprender a fazer anúncios perfeitos? Esse conhecimento ajudará a conduzir os melhores consumidores para o seu e-commerce!
[rock-convert-cta id=”23973″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário