No mundo do e-commerce é muito comum ouvirmos falar de loja virtual magento. Magento, é uma plataforma de e-commerce de código aberto, baseada em PHP e MySQL, desenvolvida pela Magento Inc, que hoje é uma divisão da e-Bay. O que atrai tantas pessoas até essa plataforma é o fato de ser gratuita, o que pouca gente sabe é que a Magento Inc também oferece uma versão paga, a diferença na versão gratuita é que você não tem direito ao suporte.
Quando algo não estiver funcionando você mesmo verifica o problema e corrigi. Falando parece fácil, mas não é bem assim, se você não entende de programação, vai precisar contratar alguém que entenda, aqui aquela história do grátis começa a ser só uma história. Para resolver o problema seu programador pode se valer não só da experiência que ele possui como de diversos fóruns e comunidades pela web. Mas não sejamos pessimistas, nem só quando aparecem problemas é que você precisa de um programador, você também pode contar com ele para instalar novas funcionalidades.
Existem muitos plugins para loja virtual magento, alguns até pagos, aliás se você procurar no Google, vai perceber que existe muita gente especializada em magento. São empresas de e-commerce voltadas apenas para magento, cursos para usar magento, consultorias em loja virtual magento, temas para magento e até gente que oferece suporte para magento. Ou seja, é praticamente uma cultura no mundo do e-commerce, o que seria dessas empresas se o magento acabasse?
Tem algumas coisas que ninguém te conta sobre essa plataforma, coisas que você só descobre depois de utilizar, na prática. Você só percebe o quão difícil ou fácil ou burocrático é cadastrar um produto na loja virtual magento, quando você está fazendo isso. Você pode ler e reler artigos, sempre vai ter os dois lados da história, os que amam e os que odeiam a plataforma. Por isso, nada melhor do que ouvir de alguém que já utilizou, como realmente foi a experiência.
https://www.youtube.com/watch?v=ScY2VdnXcJM
A loja virtual magento é modular, o que atrapalha um pouco o layout, é muita complexidade, muitas pastas, muitos arquivos, com certeza isso tudo acaba deixando o site lento na hora de carregar, mesmo que esteja lindo. Os módulos até tem seus benefícios, aqui no Brasil, por exemplo, os módulos dos Correios e de boletos eletrônicos estão entre os mais utilizados. Os módulos também permitem a customização do que já existe na plataforma, ou seja, tudo pode ser alterado. Mas para isso você precisa de alguém que saiba como fazer isso.
Dica: só altere códigos de programação se você realmente souber o que está fazendo. Tudo bem que o preço de um programador não deve ser barato, mas se você mesmo for lá e botar a mão na massa, para mexer onde não sabe, as consequências podem ser desastrosas e irreparáveis. É importante avaliar até onde essa plataforma gratuita é realmente gratuita, porque o preço que você paga para ter um programador disponível, pode ser o mesmo preço do aluguel de uma plataforma com suporte 24hs, onde você não precisa se preocupar com códigos. Confira os preços das plataforma da D Loja Virtual.
Avalie bem todos os custos antes de contratar qualquer tipo de serviço para sua loja virtual, não se encante, e sim desconfie quando algo for de graça, com certeza esse serviço grátis tem alguma limitação. Ou você conhece alguém que goste de trabalhar de graça? Pois é, a gratuidade dos serviços na maioria das vezes serve como amostra grátis para você comprar a versão paga. Então pense bem, não se deixe enganar por falsos preços baixos ou inexistentes.
Existem muitas empresas que utilizam loja virtual magento, algumas são lojas virtuais bem sucessidas outras não. Por mais que a plataforma possa ter seus defeitos e qualidades o que mais influência nas suas vendas são as estratégias, o que não pode acontecer é a sua plataforma sabotar suas estratégias. Quando isso acontecer você percebe que está na hora de mudar para uma plataforma que te ajude a vender.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário