Mesmo sem te conhecer, aposto que já passou pela sua cabeça a ideia de vender produtos na internet e ganhar dinheiro com isso. Acertei? Talvez ainda esteja faltando coragem, dinheiro ou tempo para investir e colocar essa ideia em prática.
Muitas pessoas ficam com medo de se aventurar pelas vendas na internet, e isso é compreensível. O que não pode acontecer é esse medo impedir de ir adiante. Tenho uma sugestão para você enfrentar esse desafio de vender online.
Se você ainda não decidiu se quer vender pela internet, poderá fazer um teste de como seria essa experiência vendendo através do Mercado Livre. Como será apenas um teste, você poderá vender algo que não vai mais usar, mas ainda está bom, ou algo que comprou/ganhou e nunca usou.
Quer saber como vender pelo Mercado Livre? Garanto que é bem mais simples do que você imagina.
É quase impossível que alguém hoje em dia não conheça o Mercado Livre. Pois mesmo que ainda não tenha vendido nada ou comprado na plataforma, deve saber do que se trata.
Mas supondo que não saiba nada sobre o site, vamos esclarecer. O Mercado Livre é uma empresa multinacional de tecnologia (de origem argentina) que opera em mais de 20 países. Atualmente, é uma das plataformas mais populares da internet, principalmente na América Latina.
Por meio deste site, pessoas e empresas podem anunciar e comprar produtos, de maneira bem simples. A principal vantagem é a garantia de pagamento pelo próprio Mercado Livre, o que assegura a maioria das transações entre negociadores desconhecidos, mesmo que ainda existam problemas relacionados à entrega.
Por sinal, uma das razões que justificam o sucesso da plataforma é a atribuição de um sistema de reputação dos vendedores em função das reclamações e do sucesso nas vendas, além da qualidade dos produtos e na entrega. Ou seja, uma empresa que decide começar a vender na internet pode contar com todo o aparato de uma empresa gigante, tendo apenas que cuidar para manter uma boa reputação.
Ainda está indeciso quanto a começar a fazer negócios na web? É aí que entra o famoso site de ofertas na internet. Pense primeiro em fazer um teste de como seria ter um e-commerce, vendendo por meio do Mercado Livre. A seguir, veja como é fácil criar um bom anúncio.
A proposta aqui é você cadastrar um produto para testar como vender no Mercado Livre. A partir dessa experiência você conseguirá ter uma visão geral sobre as vendas na plataforma e até mesmo ter insights para aplicar no seu próprio e-commerce.
Veja como vender pelo Mercado Livre:
Para vender pelo Mercado Livre online você precisará criar uma conta no site e cadastrar o item que quer vender. Essa será a sua loja no Mercado Livre. Na plataforma, as vendas funcionam através de anúncio, o que significa que você não vai cadastrar um produto, mas sim um anúncio.
A primeira coisa que você precisa fazer para vender no Mercado Livre é especificar o tipo de produto ou serviço que estará vendendo. Em seguida, será necessário colocar um título no seu anúncio, que é a mesma coisa que o título do produto.
Use um nome que descreva o que você quer vender, da mesma forma que você escreveria se estivesse procurando algum produto para comprar. Por exemplo: vestido verde-claro. Após colocar o título do produto, o Mercado Livre fará a sugestão de uma categoria para você escolher.
Em seguida você dará informações sobre tamanhos e quantidades. Nessa etapa também deverá incluir a foto do produto e criar uma descrição completa. Por fim, você indicará o preço do produto e seus dados pessoais. Pronto, sua loja estará pronta!
Agora vamos falar sobre como vender pela internet no Mercado Livre. Existem duas categorias para vender na plataforma: o anúncio grátis e o pago. O primeiro não tem custo e é voltado para quem tem apenas um produto. Nessa modalidade, o vendedor não pagará nada ao Mercado Livre, mas, ao mesmo tempo, o produto terá pouca visualização.
A segunda modalidade é voltada para os vendedores profissionais, que querem dar mais visibilidade para seus produtos. Nesse caso, é possível optar pelo anúncio clássico, com visibilidade média, ou pelo premium, com alta visibilidade.
Nessas categorias, o custo será assim:
Existem 3 formas de fazer o envio do produto vendido através do Mercado Livre:
Existem duas formas de receber o dinheiro da venda feita no Mercado Livre: pelo Mercado Pago, que é a plataforma oficial de pagamentos do Mercado Livre, ou pelo pagamento direto, que pode ser realizado por meio de transferência bancária, dinheiro e cheque.
No caso de produtos novos e automóveis, o Mercado Livre permite somente que o pagamento seja realizado pelo Mercado Pago. Depois de a venda ser concluída e de o consumidor estar com o produto em mãos, o Mercado Pago libera o dinheiro ao vendedor, que poderá transferi-lo para sua conta bancária.
Quando os produtos forem usados, o comprador poderá optar pelo Mercado Pago ou pelo pagamento direto. Nesse caso, o Mercado Livre orienta os vendedores a confirmarem se o cheque tem fundo, se as notas recebidas são verdadeiras ou se a transferência bancária foi efetivada.
Vender pelo Mercado Livre é seguro, mas o anunciante sempre deverá ter cautela com as transações diretas.
Como falamos antes, o Mercado Livre trabalha com anúncios grátis e anúncios pagos. Se você quer vender os seus produtos com eficiência, o ideal é pagar para divulgá-los. O Mercado Livre é referência de vendas na internet, o que é um ponto muito positivo. Porém, justamente por isso, reúne muitos vendedores com produtos semelhantes.
Portanto, isso significa que quem paga mais caro para anunciar vai aparecer mais do que quem não paga nada. Para entender quais formas de anúncio são mais rentáveis para você, o ideal é se familiarizar com a plataforma e analisar os produtos e os anúncios dos seus concorrentes.
Depois de tantas explicações, você já deve ter percebido que vender no Mercado Livre vale a pena! Porém, para evitar frustrações, antes de começar o ideal é navegar pela plataforma e ter uma visão geral sobre como ela funciona. Assim você poderá encontrar referências importantes para ajudá-lo a criar uma loja eficiente.
Antes de investir de fato num canal de vendas no Mercado Livre, que tal testar a plataforma? Não é necessário investir pesado em algo sem nem saber como funciona direito, não é mesmo?
Para começar, como ainda é apenas um teste, primeiro você pode vender algo que não vai mais usar, mas que esteja em boas condições de uso, ou pode vender algo que comprou ou ganhou e acabou nunca usando. Pode ser, por exemplo, aquele presente do amigo-secreto de fim de ano que não gostou.
O mais importante nesse momento é fazer uma experiência de como é ser um vendedor na internet. Então, você ainda deve estar se perguntando, como anunciar no Mercado Livre? Saiba que é bem mais fácil do que parece. A plataforma é bastante intuitiva, feita mesmo para quem não tem muita experiência com as ferramentas digitais.
No Mercado Livre as ofertas funcionam por meio de anúncios. Então, toda vez que visitar o site, você não vai cadastrar um produto, mas sim um anúncio. A partir daí, a primeira coisa que precisa fazer para anunciar no Mercado Livre é especificar que tipo de produto ou serviço você está vendendo.
Em seguida, é necessário colocar um título no seu anúncio, que pode ser igual ao nome ou o tipo do produto. Use algo que descreva o que você quer vender, da mesma forma que escreveria se estivesse procurando num site de busca para comprar. Por exemplo, vestido longo verde-claro ou churrasqueira de inox a gás.
Inclusive, uma característica marcante do Mercado Livre é ter de tudo, de tudo mesmo! Qualquer vendedor ou pessoa e de qualquer lugar pode vender os seus produtos.
Mas voltando ao anúncio, logo após colocar o título do produto, o Mercado Livre sugere uma lista de categorias para você escolher. Dessa forma, basta escolher uma entre as diversas opções, lembrando também de acrescentar outras informações, como a cor do produto. É possível até mesmo escolher uma cor principal e uma cor secundária.
Termine de fazer o anúncio informando os tamanhos disponíveis (caso tenha mais de uma unidade), a quantidade disponível que você tem para vender, colocando algumas fotos do produto, adicionando também uma descrição um pouco mais detalhada. Lá no final da página dá para informar se o produto é novo ou usado.
Por fim, é hora de colocar o preço no produto e finalizar seu anúncio. O Mercado Livre oferece a opção de anúncio grátis, avisando sobre a baixa visibilidade nas buscas. Outra modalidade é o anúncio clássico. Em ambas as opções, é possível receber o pagamento por meio do Mercado Pago, uma ferramenta de pagamento da própria plataforma.
Somente depois de realizar todo o cadastro do anúncio é que devem ser inseridos os seus dados, como nome, telefone, e-mail, CPF e endereço. Lembrando que o anúncio do exemplo não é real, então, vamos parar por aqui. Mas depois de fazer esse teste, vai poder entender como vender no Mercado Livre. Perceba que não se parece em nada com aquele bicho de sete cabeças que você talvez tenha imaginado.
De qualquer forma, algumas práticas são recomendadas, como:
Talvez você não venda seu produto do anúncio de teste nos primeiros dias, mas isso é totalmente normal. É bom lembrar que, caso tenha escolhido a opção grátis, é provável que a visibilidade seja bem baixa. O produto anunciado pode ter inúmeros concorrentes dentro do Mercado Livre. Pode ser que muitas pessoas estejam vendendo a mesma coisa, pagando um pouco mais pelo anúncio.
No entanto, não desanime. A Netshoes, aquele e-commerce gigante de calçados, demorou 3 meses para ter o seu primeiro pedido fechado. Por falar em grandes marcas, você sabia que algumas bem famosas (e outras nem tanto assim) têm suas lojas oficiais dentro do Mercado Livre? Ou seja, se esse negócio de anunciar no Mercado Livre não desse certo, elas certamente não estariam lá.
Não estamos dizendo que agora que você descobriu como vender no Mercado Livre, descobriu aquilo que faltava para ficar muito rico. Porém, é uma plataforma no qual, de fato, pessoas conseguem comprar e vender pela internet.
A parte inconveniente é que você sempre terá concorrentes, vendendo produtos semelhantes ou até mesmo iguais. Consequentemente, quem paga mais caro por anunciar sempre vai aparecer mais do que quem paga pouco ou nada. Ou seja, é provável que você precise se familiarizar com a plataforma, observando quais formas de anúncio são mais rentáveis e viáveis de acordo com o seu tipo de produto.
Muitos donos de e-commerce ainda anunciam seus produtos no Mercado Livre, já que os próprios clientes sabem que podem encontrar tudo no site e fazem pesquisas diretamente nele.
Outra vantagem é a possibilidade da plataforma atrair clientes para o e-commerce. Por exemplo, pode-se colocar apenas um ou dois produtos da loja virtual no Mercado Livre, assim as pessoas vão ter o primeiro contato com a sua loja e quando elas quiserem comprar produtos diferentes, provavelmente recorrerão ao seu site.
De qualquer forma, antes de anunciar no Mercado Livre, de fato, faça mesmo um ou mais testes. Assim, você vai saber como é a experiência de ser um vendedor na internet, algo que pode ser muito válido. Não desista no primeiro sinal de problemas, pois a plataforma é mesmo bem diversificada. Faça quantos testes julgar necessário e, quem sabe, você não toma gosto pelo mundo do e-commerce?
Gostou de saber como vender pelo mercado livre? Leia também sobre como manter uma boa reputação no Mercado Livre.
[rock-convert-cta id=”24326″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário