O Mercado Pago é uma integradora de pagamento, semelhante ao Pag Seguro, Pagamento Digital e demais. Da mesma forma, o lojista precisa ter contrato junto a este integrador de pagamento para utilizar o este serviço.
Durante o processo de contratação, lojista cadastra o usuário e senha de acesso ao painel gerenciador do Mercado Pago. Através deste painel pode-se identificar o código token, código segurança e número da conta, lembrando que essas informações na qual estão descritas são imprescindível no processo de ativação do meio de pagamento na loja.
Nesse artigo vamos ensinar como configurar uma conta no mercado pago, e como configurar a loja no mercado pago? Veja aqui como usar esse recurso da maneira mais simples e correta!
O Mercado Pago é um serviço de pagamento do MercadoLivre. Com ele é possível realizar compras online de forma prática e segura. Dessa forma, os dispositivos móveis podem se transformar em uma carteira digital. A seguir mostraremos como você pode pagar suas compras usando o aplicativo móvel.
O acesso ao painel gerenciador do Mercado Pago é no seguinte endereço http://www.mercadopago.com/mp-brasil/, conforme mostra a tela abaixo.
Inserir os dados de acesso, ou seja e-mail /usuário e senha e seus respectivos campos, depois de inserir as informações clicar no botão entrar, como mostra a imagem abaixo.
Depois de acessar o Mercado Pago com seus dados, acesse o seguinte endereço www.mercadopago.com/mlb/cartdata, em configurações avançadas é exibido os dados necessário para configuração desta forma de pagamento na loja.
Ainda nesta mesma página em configurações avançadas, no item Indique as páginas para informarmos o status das operações é exibido dois campos o Status das operações e Mudanças nos status das operações. É nesses dois campos que a url de retorno deve ser inserida
A URL de retorno pode ser visualizado no rodapé da tela de configuração do Mercado Pago no painel administrativo na tela de configuração deste meio de pagamento como mostra a tela abaixo.
Depois de localizar a URL insira nos campos respectivos como mostra a imagens abaixo e clique em salvar
Ao vender no Mercado Pago a plataforma disponibiliza o Programa de Proteção ao Vendedor, ou seja, o usuário que vender alguma mercadoria/produto tangível, com o cumprimento das regras de venda e entrega do Mercado Pago, deverá reembolsar parte do dinheiro. Isso se a venda tiver particular e o pagamento tenha sido revertido, ou melhor, sofrido um chargerback (popularmente conhecido como fraude de estorno) – quando o usuário repassa o dinheiro ou quando o comprador informe que não recebeu o produto que havia comprado.
Sem vendas, o resultado final do seu negócio estaria nos negativos. Mas se um cliente emitir um estorno depois de efetuar uma venda, talvez você precise pagar. A fraude de cobrança retroativa ou chargerback é um incômodo com o qual ninguém quer lidar, mas pode acontecer quando você possui uma empresa de comércio eletrônico.
Um chargeback – também chamado de “estorno” – é o retorno dos fundos de cartão de crédito usados para fazer uma compra. Um estorno pode ocorrer se um consumidor contestar uma compra feita com cartão de crédito, alegando que foi fraudulenta ou feita sem o conhecimento ou a permissão. Quando um comprador contesta uma compra, a empresa de cartão de crédito envolvida reverte a cobrança, reembolsando o comprador integralmente e debitando a conta da empresa.
Os varejistas e outras empresas odeiam estornos porque reduzem sua renda e podem levar a penalidades se ocorrerem estornos em excesso.
A maioria dos chargebacks são iniciados devido a fraudes, mas às vezes o consumidor inicia uma reclamação depois de receber um item. Nesse caso, não é uma transação fraudulenta verdadeira, então as empresas se referem a ela como “fraude amigável”. De qualquer maneira, isso custa dinheiro às empresas.
Fraude de cobrança retroativa (Chargerback) deve ser vista pelo que é, ou seja, roubo e furto. As pessoas flagradas cometendo fraudes de estorno são processadas por isso. Embora ao contrário do furto em lojas, o nível de prova é muitas vezes inexistente.
É fácil provar que alguém tomou algo sem pagar por isso, ao passo que outra coisa é provar que uma pessoa realmente recebeu um produto quando diz que não recebeu.
Quando você tem uma prova razoável de que a fraude de estorno ocorreu, não é necessário que haja uma grande quantia de dinheiro para as autoridades processarem.
Normalmente, não há obstáculos significativos para um comerciante processar o cliente diretamente ou encaminhar esses clientes para as autoridades. O processo de resolução de disputas com a rede de cartões é meramente um processo de apelação civil que é contratualmente estabelecido entre o comerciante, a rede e o titular do cartão/cliente.
Acesse o painel administrativo no sub menu consultar pagamento. Localize e clique na tela relação das formas de pagamento a opção Mercado Pago, como mostra a imagem abaixo.
No item Disponível no site altere esta opção para SIM, desta forma este meio de pagamento estará habilitado no site. Em seus respectivos campos informar número da conta, código validador de segurança e token. As demais configuração desta tela estão descritas abaixo:
Após a configuração clica-se em Aplicar Alterações, localizado ao final da tela, para que as configurações definidas pelo lojista fiquem salvas.
Portanto, o processo e configuração da forma de pagamento, pagamento digital, foi finalizado.
O Mercado Pago é uma forma de pagamento ou também chamado de meio de pagamento. O objetivo deste módulo é habilitar o Checkout transparente do integrador de pagamento Mercado Pago. Ao habilitar o módulo o cliente não é redirecionado para site do Mercado Pago para finalizar a compra deste modo, a conclusão do processo de compra é realizada na loja virtual.
Para configurar acesse o painel administrativo da loja com seus dados de acesso.
Ao abrir a tela localize o menu Configurar Pagamento e clique no link verificar formas de pagamentos como mostra a imagem a seguir.
Na tela na qual é chamada de Relação das formas de pagamento localize e clique na forma de pagamento Mercado_Pago, como mostra a figura ilustrativa abaixo.
Depois de clicar no link do Mercado_Pago mostrará a tela de configuração. É nesta tela que o módulo de checkout é habilitado e configurado.
Antes de habilitar o módulo de checkout terá que deixar a forma de pagamento visível na loja para isso selecione a opção SIM no item disponível no site como mostra a tela abaixo.
O próximo passo é habilitar o módulo, da mesma forma como foi feito no item anterior selecione a opção SIM no item habilitar checkout transparente, como mostra a tela a seguir.
Depois de habilitar o lojista terá que capturar as credenciais do Client ID (número de identificação do Mercado pago) e Client Secret (senha de identificação do Mercado Pago).
Para pegar essas informações clique no link para pegar as suas credenciais clique aqui!
Nos respectivos campos copie e cole o código do mercado pago cliente_id e client_secret.
No item caminho para imagem é o local da imagem (URL da imagem) que aparecerá no checkout. Ao colocar a URL da imagem na tela do checkout exibirá a logomarca da loja, lembrando que este campo não é obrigatório.
O próximo passo é configurar a URL de retorno para receber as notificações automáticas das vendas. Para configurar clique no link Clique aqui como mostra a tela abaixo.
A URL de notificação pode ser localizada ao final da tela de configuração do Mercado Pago.
Copie a URL e cole no campo informado e clique no botão salvar.
Logo, retornará a mensagem “Pronto! Enviaremos as notificações para esta URL”.
Os campos tais como número da conta, código validado de segurança e token, como mostra a imagem abaixo não precisa preencher.
Depois de configurar clique no botão aplicar alterações ao final da tela para concluir a configuração do chekout transparente como mostra a tela abaixo.
Quando o produto estiver no carrinho selecione a forma de pagamento Mercado Pago e clicar no botão fechar pedido como mostra tela abaixo.
Ao clicar em fechar pedido exibirá a tela onde o cliente deve escolher o meio de pagamento que irá utilizar.
No item Meio de pagamento, utilize o Select Box para escolher a forma que pagamento, como mostra a figura abaixo.
Ao definir a forma de pagamento exibirá a tela com suas devidas solicitações de cadastro. Após o preenchimento das informações clique em confirmar pagamento.
Deste modo, a configuração do checkout transparente do Mercado Pago está concluída.
Para realizar a configuração e/ou alterar as condições de parcelamento da sua loja, deve-se acessar o painel administrativo ao abrir o painel no menu configurar pagamento clicar no menu verificar formas de pagamento.
Clique na forma de pagamento desejada. Ao abrir a tela clique no link clique e define as condições de parcelamento.
Depois de alterar clique no botão Aplicar Alterações ao final da tela.
Então, conseguiu seguir os passos de como configurar conta no mercado pago? Saiba mais neste artigo: Como comprar pelo mercado pago: solucionamos TODAS as dúvidas
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário