O mercado de fantasias é um segmento que oferece uma série de vantagens para quem deseja abrir o seu próprio negócio. Se você quer obter as principais informações a respeito desse nicho de mercado, confira as informações a seguir.
O mercado de fantasias pode gerar bastante lucro aos seus empreendedores, ainda mais ao apostar em uma loja virtual e, assim, oferecer as suas mercadorias a todos os estados brasileiros. Há quem pense que esse é um nicho que prospera apenas nas épocas do ano em que são realizadas determinadas festas, como o Carnaval e o Dia das Bruxas.
No entanto, em muitas cidades brasileiras é bastante comum que as festas à fantasia, temáticas ou não, acontecem com alguma frequência. Isso já é uma tradição em muitas localidades. Além disso, é cada vez maior o número de grupos que se reúnem vestidos de super-heróis ou de cosplay, isto é, fantasias de desenho japonês.
Por conta disso, a demanda pelas mais diversas fantasias é uma constante durante todo o ano, sem contar que, se a empresa abranger o público infantil, então, com certeza a procura será ainda mais frequente. Porém, alguns cuidados são essenciais, inclusive, quando a ideia é apostar no comércio eletrônico.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como montar uma loja virtual >Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual >Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual >Como vender pelo Facebook e Instagram
Assim como as lojas virtuais do segmento de roupas e calçados, é fundamental que o seu negócio tenha uma política de trocas que beneficie tanto os seus clientes quanto assegure boas vendas para a sua empresa. Isso é uma exigência quando se trata de vender roupas, já que o consumidor não pode experimentá-las antes de adquiri-las.
Dessa forma, ao contar com regras bastante claras sobre como as trocas podem ser feitas se a fantasia não servir no cliente, ele se torna mais propenso a adquirir o produto, pois não tem receio de colocar dinheiro fora se o traje não servir. Além disso, é importante saber quais são todos os trâmites legais necessários para ter um e-commerce.
O mesmo acontece com a escolha da plataforma para a sua loja virtual, do domínio, de como encontrar fornecedores e como divulgar o seu empreendimento. Mesmo que o comércio eletrônico possua vantagens em relação às lojas físicas, como o fato de não ser necessário alugar uma sala comercial, engana-se quem pensa que abrir um negócio virtual não exige um trabalho tão árduo quanto ao de ter uma empresa tradicional.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Baixe planilha de análise de concorrência >Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios >Baixe e-book de como capturar e-mail
Essa costuma ser uma das principais dúvidas de quem deseja abrir o seu próprio negócio na internet e, em relação à loja virtual de fantasias, não é diferente. A resposta é sim, você vai precisar de um CNPJ, porque isso permite que a sua empresa atue como tal, possa comprar de fornecedores, além de oferecer maior credibilidade aos seus consumidores.
Quem está abrindo a sua loja online de fantasias e vai trabalhar sozinho ou mesmo pretenda contratar um único funcionário pode optar pelo MEI – Microempreendedor Virtual. Nessa categoria, o empresário pode ter um faturamento anual de até 60 mil. Por mais que a sua ideia seja a de faturar altos valores por mês, é preciso saber que isso não acontece do dia para a noite.
Já que as fantasias costumam ter preços relativamente baixos, é possível que em um primeiro momento você não fature mais do que 5 mil por mês. Nesse caso, pode ser tornar um MEI. Se nos próximos meses o seu faturamento crescer, basta mudar de modalidade. A vantagem dessa categoria é que você vai pagar um valor reduzido de impostos.
Hoje em dia, a contribuição não ultrapassa os R$ 60,00 mensais, sendo que o valor exato depende da categoria que você se inserir. No caso do ramo da comercialização de fantasias, é a de vendas/comércio.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto >Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja >Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual
Além disso, quando o microempreendedor individual não vende os seus produtos para pessoas jurídicas ou órgãos públicos, ele não precisa emitir nota, um gasto a menos para o seu negócio, a não ser que a nota seja uma exigência do cliente.
Para ter o seu CNPJ como MEI, basta entrar no site do www.portaldoempreendedor.gov.br, conferir se você se encaixa na categoria e formalizar-se. Quem não optar pelo MEI deve agir como qualquer outra empresa, sendo que o primeiro passo é solicitar o CNPJ no site da Receita Federal. Já que nesse caso os trâmites são mais complexos, você pode contratar um contador.
Depois de se formalizar, seja como MEI ou como outra categoria de empresário, é possível dar o próximo passo. Ele consiste em escolher um domínio e uma plataforma da internet para hospedar a sua loja virtual. Conforme a plataforma que você escolher, a empresa pode incluir o serviço de registrar domínio.
Mas você pode fazer isso por conta própria. Para tanto, basta entrar no site registro.br/domínio, verificar se o nome que pretende dar a sua loja virtual ainda não existe e, se o nome estiver liberado, basta registrá-lo. Nessa hora, é preciso escolher o que colocar após o nome eleito.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado >Aprenda como usar o CANVA >Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtua
Ou seja, se o seu negócio se chamar “fantasiaslegais”, por exemplo, é preciso que depois dessas palavras se opte pelo “.com.br”, mais tradicional para o comércio eletrônico, ou pelo “net.br”. A partir disso, é necessário se cadastrar no site e realizar o registro propriamente dito, fazendo o pagamento pelo serviço, que é anual e possui valores acessíveis.
Ao mesmo tempo em que você estiver fazendo o procedimento de registrar domínio já é importante que tenha engatilhado qual a plataforma escolhida para a sua loja virtual.
Conforme o serviço contratado, a própria empresa pode registrar o seu domínio, sendo que hoje em dia existem inúmeras opções.
Basicamente, quanto mais personalizado você quiser o seu e-commerce, mais cara será a mensalidade, sendo que é possível escolher uma empresa que ofereça modelos padronizados de e-commerce com preços mais em conta para um primeiro momento. Isso deve ser decidido conforme o seu capital inicial.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como atrair cliente com e-mail marketing >7 dicas para começar a usar o Youtube >Saiba se seu site está otimizado
Uma dica é optar por uma empresa que ofereça um plano mais barato para hospedar o seu negócio e planos com opções avançadas. Assim, quando o seu lucro for satisfatório pode investir em uma loja virtual com mais recursos sem que tenha que migrar de empresa, o que pode causar dor de cabeça.
Os melhores fornecedores para a sua loja de fantasias são os confiáveis, ainda mais se você for fazer compras pela internet. Atualmente, já é possível encontrar lojas online de fantasias que vendem por atacado. Mas nada impede que você faça as suas compras em fornecedores de lojas físicas.
Para encontrar os melhores e mais confiáveis fornecedores é importante fazer muita pesquisa, conversar com outras pessoas do ramo, avaliar a qualidade do material, os preços, a variedade que oferecem, etc. Mas antes de sair comprando todas as fantasias que você encontrar é importante definir quem é o seu público alvo, o que ele quer comprar e do que mais gosta.
Se você abrir a sua loja meses antes do Carnaval, por exemplo, pode dar prioridade às fantasias mais usadas nessa festa e, assim, criar planos estratégicos para ter disponíveis em seu e-commerce sempre as fantasias mais procuradas naquele momento do ano. Ou seja, planejamento é fundamental.
Quando se tem um negócio, seja online ou físico, a publicidade é fundamental, até porque, como diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”. Porém, o investimento não necessariamente deve ser financeiro, já que existem muitos canais na internet gratuitos para quem deseja divulgar os seus produtos.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing >Baixe e-book para datas comemorativas
Ainda mais no início da sua atividade é preciso se valer das redes sociais, que são grandes aliadas dos empresários da internet, permitindo uma comunicação direta com o seu público alvo de maneira gratuita. Mesmo assim, é importante avaliar outras formas de marketing que exigem investimento financeiro.
As lojas virtuais não servem apenas para quem deseja abrir o seu negócio do zero, mas também para quem já possui uma loja física de fantasias e deseja ampliar as suas vendas e dar mais visibilidade a sua marca.
Desse modo, é preciso registrar domínio e escolher plataforma, da mesma forma que um empreendedor que está iniciando no segmento. A vantagem é que você já possui a expertise no mercado das fantasias, bastando apenas aprender a fazer bons negócios pela internet também.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário