Os fornecedores dropshipping são fundamentais para o bom andamento do negócio – afinal, uma escolha errada pode representar desde custos elevados até a falta de produtos em momentos importantes da operação. Daí a importância de desenvolver parcerias sólidas e benéficas para o negócio.
Neste post, vamos apresentar um pouco mais do conceito e dar sugestões de como encontrar fornecedores de confiança. Boa leitura!
Dropshipping é uma modalidade de e-commerce em que o investidor atua como intermediário na venda dos produtos, sejam eles importados ou não. A ideia é desenvolver um site ou loja em marketplace, conduzir sua gestão, concluir a venda e o fornecedor trata de enviá-lo ao consumidor.
Entre as vantagens desse tipo de parceria podemos listar:
Escolher um fornecedor para o seu negócio de dropshipping é uma das decisões mais importantes que você tomará. Se o seu fornecedor não for bom e confiável, é sua responsabilidade compensar seu cliente, não dele. Você quer ter certeza de escolher alguém responsável e comprometido para ter a sua volta? Existe algum método a seguir?
Infelizmente, nem todos os dropshippers têm em mente os seus melhores interesses. No entanto, existem algumas maneiras de se proteger e garantir que você nunca seja enganado.
Existem algumas bandeiras vermelhas a observar ao procurar um fornecedor de dropshipping por atacado. Confira a seguir:
Enquanto alguns fornecedores legítimos cobram taxas mensais, outros estão apenas procurando ter o seu dinheiro. A maneira mais fácil de evitar essa fraude é descobrir por que eles cobram as taxas. Se a razão parece honesta, provavelmente deve ser. Senão, faça sua pesquisa.
Se um fornecedor lida estritamente com transferências bancárias, vá em outra direção. Mais de 99% dos fornecedores sérios aceitarão crédito ou cheques.
Todo fornecedor legal deve exibir um endereço. Portanto, não mostrar um endereço é uma enorme bandeira vermelha.
Aqui estão algumas ações diretas que você pode tomar para verificar cada fornecedor em sua lista de consideração:
Um nome de domínio jovem provavelmente significa um novo negócio, que (em termos de fornecedores) geralmente significa uma fraude. A maioria dos fornecedores viu uma ou duas coisas e já existe há algum tempo.
Para se safar dessas situações, pesquise pelo nome e “fraude” no Google. Se alguém teve uma experiência ruim com um fornecedor, provavelmente escreveu sobre isso em algum lugar online. A maneira mais fácil de encontrar esses textos é pesquisando “[Nome do fornecedor] + Golpe” no Google. Muitas vezes, se o fornecedor estiver executando uma fraude, você descobrirá imediatamente nos resultados.
Uma das maneiras mais rápidas e simples de identificar fornecedores fraudulentos é chamando-os. Faça as perguntas que eu coloquei acima. Se eles gaguejam ou têm dificuldade em responder, deve levantar algumas bandeiras vermelhas. Em muitos casos, o número de telefone nem funciona.
Se o endereço deles não aparecer ou não for realmente o local de negócios, isso é um grande indicador de fraude. Confira a vista da rua no Google Maps para ver seu prédio. Parece um centro de distribuição ou apenas alguma casa – ou algum outro negócio inteiramente?
Normalmente, os fabricantes têm uma lista de todos os atacadistas e fornecedores para os quais vendem. Se o fabricante do produto não tiver seu nome, há uma boa chance de que ele não seja legítimo.
Fazer um pequeno pedido de teste é uma ótima maneira de determinar as habilidades de um fornecedor, bem como garantir que ele não seja uma fraude.
É difícil saber quais fornecedores de dropship escolher, mas há alguns sinais indicadores de que um fornecedor deve ser evitado a todo custo. Além de comentários ruins, feedback negativo e produtos de quantidade barata, existem outros fatores que podem antecipar um mau fornecedor dropshipping.
Você está interessado em encontrar um distribuidor de atacado ou remetente para o seu negócio online?
É mais fácil encontrar um fornecedor por atacado se você souber exatamente quais produtos precisa. Se já sabe o que quer vender, aqui estão 9 dicas para encontrar um distribuidor atacadista para o seu negócio.
Há muitas maneiras de um produto ir do fabricante ao varejista, e nem todos os atacadistas atendem ao mesmo mercado. Compreender os canais de distribuição do seu setor e saber onde você se encaixa na cadeia de suprimentos pode ajudá-lo a encontrar o fornecedor de atacado ideal para o seu negócio de varejo ou online. Diferentes tipos de atacadistas incluem:
Para alguns produtos, você pode comprar diretamente do fabricante. Isto é basicamente o que uma loja “boutique” faz – compra de pequenos fabricantes (às vezes uma pessoa).
Em algumas indústrias, uma empresa pode ter o único direito de importar e distribuir um produto em um determinado país. Alguns podem vender diretamente para varejistas, mas, com mais frequência, montam ou vendem para atacadistas locais menores.
Normalmente há atacadistas regionais que recebem lotes do tamanho de vagões, e depois os desmembram e vendem caixas de produtos de caminhões para atacadistas locais. Estes são os “vendedores de vagão”, indivíduos que fazem entregas diárias para mercearias locais e lojas de varejo físicas.
Cada indústria de produtos tem seus próprios canais de distribuição exclusivos. Alguns varejistas vão movimentar volume suficiente para contornar os profissionais (ou talvez em uma indústria menor), enquanto os importadores vendem diretamente para os varejistas.
Quando começar, você estará comprando dos atacadistas menores a preços mais altos. À medida que seu volume aumenta, poderá obter melhores preços e/ou subir a escala de suprimento para um atacadista maior.
Você pode também começar pela fonte. Se está vendendo itens de marca, vá diretamente para o fabricante do produto. Eles podem vender de maneira direta dependendo dos requisitos mínimos do pedido.
Se você é muito pequeno para eles ou vendem através de canais de distribuição estabelecidos apenas, peça uma lista de distribuidores que você pode contatar. Começando na fonte (o fabricante), dá para obter os preços mais baixos ou pelo menos uma lista dos distribuidores mais confiáveis para iniciar sua pesquisa.
Quanto menos pessoas você tiver que passar, menor será o seu custo, permitindo que seja mais competitivo no mercado. Além disso, certamente desejará obter uma amostra do produto que pretende vender para garantir sua alta qualidade.
Pegue a lista de distribuidores atacadistas que você comprou do fabricante e comece a contatar cada um deles. O que está procurando são requisitos de pedido mínimo e seus preços unitários por atacado. Para obter as melhores respostas, seja honesto sobre o que deseja (não tente parecer “maior” do que você), mantenha seus e-mails curtos e diretos e seja amigável.
Você também pode considerar ligar para chamadas iniciais ou fazer um acompanhamento com as pessoas que enviou seus e-mails também. Não faz mal deixar que eles saibam que está pesquisando e olhando para outros concorrentes também, isso pode ajudá-lo a obter melhores preços, mesmo se estiver começando.
Você pode começar sua pesquisa preliminar com alguns termos básicos de pesquisa do Google. À medida que você se aprofunda em sua pesquisa, provavelmente vai se tornar mais específico sobre os produtos que está procurando.
Realize pesquisas no Google com as palavras “atacado” ou “distribuidor”, além de algumas palavras-chave de seus produtos ou nicho. Experimente nomes de produtos, números de modelos e nomes de marcas.
Percorra cada resultado e procure o link “conta no atacado”, um endereço de e-mail ou número de telefone para obter mais informações. Mais uma vez, quanto mais atacadistas potenciais encontrar, melhor será de fazer comparações e ter uma noção dos preços normais da indústria, além de obter cotações competitivas.
Comece no Alibaba.com, é o mercado B2B de milhares de fabricantes, importadores e distribuidores atacadistas. Outros mercados B2B incluem Global Sources (EUA), Buyer Zone (EUA), EC21 (Coréia), EC Plaza (Coréia) e Busy Trade (Hong Kong).
Sempre olhe para várias fontes ao considerar distribuidores por atacado.
Outros varejistas não estão dispostos a compartilhar informações de fornecedores com os concorrentes, por isso, será necessário um pouco de trabalho em rede para encontrar os melhores fornecedores por atacado para sua pequena empresa.
Comece a construir relacionamentos com especialistas do setor e, eventualmente, você será um desses insiders. Participe de fóruns online, estes podem ser uma grande fonte de informação gratuita e ajuda de outras pessoas com experiência neste mercado. Você também pode criar seu perfil no LinkedIn e começar a buscar conexões, assinar boletins informativos do setor e, geralmente, criar sua rede profissional.
Receba todas as revistas ou boletins informativos que segmentam varejistas em seu setor, pois cada anunciante na revista será um fabricante ou distribuidor de produtos que deseja entrar em contato com você. Além disso, inscreva-se em todos os boletins online, blogs e outras fontes de informações disponíveis.
Essa é uma das melhores maneiras de acompanhar as novidades, as atualizações e as informações importantes do setor que você precisa saber em relação à sua área.
Assistir a feiras é uma das formas mais poderosas de construir e expandir seus negócios. Esses eventos são para varejistas como você. Quando conversa cara a cara com fabricantes e distribuidores atacadistas, isso evita todo o ruído de informações imprecisas que podem afetar a web.
O seu primeiro fornecedor pode não ser o seu fornecedor ao longo da vida. Criar sua cadeia de suprimentos perfeita é uma evolução que envolve muita tentativa e erro.
Lembre-se: tudo o que precisa do seu primeiro fornecedor é um produto que você pode enviar com lucro. Pode não ser o melhor preço de atacado, mas não se preocupe com isso no começo.
Seu primeiro objetivo é enviar um produto. Então, você pode melhorar sua lucratividade experimentando outros fornecedores por atacado enquanto continua a construir e expandir seus negócios.
Todas as empresas de dropshipping têm suas vantagens e desvantagens. É importante que as empresas online avaliem os vários dropshippers com base em suas próprias necessidades específicas e casos de uso.
Aqui está uma visão geral dos fornecedores de dropshipping mais populares:
Existem os fornecedores brasileiros que vendem produtos que os fabricantes internacionais também comercializam. Eles são especialistas na compra de produtos internacionais e conhecem o funcionamento das transações e a burocracias que envolvem esse comércio.
Por isso, entre as vantagens de optar por um fornecedor nacional estão:
Como vimos, a opção por negociar com um fornecedor nacional tem suas vantagens. Apesar de uma possível diferença nos preços dos produtos, a segurança na procedência pode ser melhor e também é um fornecedor com cobertura nacional e atuante em apenas um país.
Prática comum no mercado de varejo do Brasil, o dropshipping, no entanto, é visto por fabricantes e alguns fornecedores nacionais com certa desconfiança. Por isso, é ainda pequeno o número de fornecedores no país. Vamos conhecer algumas das desvantagens:
Escolha as empresas e fornecedores de dropshipping certos, pois isso é importante para que a seletividade seja um fator importante na determinação do crescimento e sucesso de seus negócios. Existem dois tipos de fornecedores de dropship: o fornecedor nacional ou doméstico e o fornecedor internacional.
O fornecedor de dropship internacional tem cobertura externa e pode entregar em mais de um país. Devido ao fato de que o fornecedor de dropshipping no exterior não se limitar a um país, ele naturalmente possui um mercado alvo mais amplo.
Isso também se traduz em sua capacidade de manter uma margem de lucro maior quando comparada aos fornecedores nacionais de dropshipping. Ele também é relativamente mais fácil de escalar e crescer, uma vez que certos requisitos, como uma loja física, estoque e assim por diante, não são necessários.
As principais desvantagens dos fornecedores de dropshipping no exterior são os altos custos de remessa, pois envolvem remessas em vários portos de diferentes países. Também leva mais tempo de entrega e exige mais acompanhamento do que os fornecedores nacionais de dropshipping.
Tudo somado, escolha a empresa de dropshipping que não dependa de fatores mais detalhados, tais como:
Diferentes fornecedores têm diferentes serviços. Em geral, o mercado de dropshipping nacional pode oferecer rapidez e atendimento instantâneo ao cliente. O dropshipping internacional oferece mais oportunidades para encontrar os produtos rentáveis, mas você deve considerar o envio. Cabe a você escolher o que é melhor.
Existem muitos fornecedores que atuam nessa modalidade, o que permite desenvolver uma parceria sólida e duradoura. Veja, a seguir, como encontrá-los.
É mais fácil atuar com algo que já tenha experiência, mas se a ideia for trabalhar com produtos que tenham boa lucratividade e receptividade do público, o ideal é procurar informações no Webshoppers. O relatório semestral da Ebit traz as categorias com maior volume de pedidos e as que mais geram riqueza.
Após decidir com quais produtos e categorias você vai trabalhar, o passo seguinte é iniciar a pesquisa por fornecedores. É possível iniciá-la nos buscadores, contudo evite pressa e utilize palavras-chaves diferentes. Se clicar nos primeiros resultados sem considerar outros termos de busca, possivelmente vai ficar insatisfeito com o que encontrou.
Por exemplo: se a intenção for vender roupas femininas, você pode começar por “fornecedores dropshipping de roupas”, mas também tentar as opções “fabricantes de roupas femininas”, “distribuidores de roupas femininas” ou “importadores de roupas femininas”.
O intuito é variar os termos para abranger a pesquisa e encontrar resultados mais satisfatórios e alinhados à sua expectativa. Faça uma lista e entre em contato para entender os processos e termos de cada fornecedor.
Finalizou a busca online e ainda acha que pode melhorar quanto aos fornecedores? Uma opção é visitar grandes polos de produção ou varejo da sua região (ou até mais distante). Muitos deles atuam com dropshipping e podem ajudá-lo a compor o portfólio de produtos.
Quando encontrar opções interessantes, procure manter o contato com mais de uma delas. O ideal é ter, pelo menos, 2 a 3 fornecedores para cada nicho ou subnicho. Estar na mão de uma só empresa não é algo positivo, pois se ela falhar é fundamental ter um plano B, C e, se possível, um D.
Bons fornecedores são importantes, mas contar com mais de um garantirá que a loja virtual consiga honrar com os compromissos.
Mesmo que não desenvolva uma parceria, em um primeiro momento é importante manter o cadastro e informações sobre outros fornecedores. Dessa forma, o negócio se mantém atualizado quanto às novidades do mercado, consegue negociar preços e fechar contratos mais interessantes.
Facebook, Instagram, LinkedIn e outras mídias sociais são ótimas fontes para pesquisa e geração de oportunidades. Pequenas ações permitem atingir milhares de pessoas e marcas. A partir daí começa uma relação proveitosa para todos os lados: vendedores, fornecedores e consumidores.
Ao levantar as informações dos fornecedores dropshipping que mais se adaptam à sua proposta, é importante avaliar a qualidade do produto, os prazos e principalmente o suporte oferecido. Tudo deve estar de acordo para que a relação seja duradoura e benéfica.
Todas as empresas de dropshipping têm suas vantagens e desvantagens. É importante que as empresas online avaliem os vários dropshippers com base em suas próprias necessidades específicas e casos de uso.
Aqui está uma visão geral dos fornecedores de dropshipping mais populares, suas vantagens e desvantagens.
AliExpress é uma plataforma de atacado e dropshipping que conecta dropshippers a fornecedores e produtos. A plataforma oferece milhões de produtos de fornecedores em 40 categorias de nicho, como eletrônicos e vestuário. O AliExpress também oferece inscrição gratuita.
SaleHoo é um diretório de fornecedores por atacado que conecta dropshippers a fornecedores. Ele inclui fornecedores em uma variedade de nichos que atendem os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. A assinatura da SaleHoo custa US $ 67 (por ano) e tem garantia de reembolso de 60 dias.
O Doba é um mercado que reúne fabricantes e fornecedores em um só lugar. Com ele você pode pesquisar produtos no seu setor e consolidá-los em listas personalizadas. Seus planos básicos de serviço começam em US $ 29 por mês; mais planos estão disponíveis.
O Wholesale2B é um sistema que permite escolher entre 1 milhão de produtos, oferecidos por centenas de fornecedores, e vendê-los no eBay, Amazon, BigCommerce, Shopify ou em um site personalizado. Diferentes aplicativos e planos de preços estão disponíveis para diferentes plataformas – o aplicativo BigCommerce começa em US $ 29,99 por mês ou US $ 149,99 por ano.
Worldwide Brands é um diretório abrangente de dropshippers e distribuidores em massa. Eles atualizam continuamente sua lista com novos fornecedores em todos os nichos e certificam que cada um é respeitável e confiável. O acesso a este diretório custa uma taxa única de US $ 249 .
Wholesale Central é um diretório de atacadistas e dropshippers. Este diretório é gratuito para acesso e categorizado por tipo de produto, com nichos como óculos, livros, velas e suprimentos para animais.
O Dropship Direct é um dropshipper geral que fornece acesso a mais de 100.000 produtos, todos enviados de seu próprio depósito. Eles apresentam produtos em saúde e beleza, esportes, vestuário, eletrônicos e muito mais, além de fornecer métricas como taxas de cancelamento de pedidos para ajudar você a avaliar o sucesso do seu dropshipping. O Dropship Direct oferece inscrição gratuita .
O Sunrise Atacado é um atacadista geral e dropshipper que oferece 15.000 produtos em categorias como decoração, esportes e fitness, jóias, decorações de jardim e muito mais. Essa plataforma pode ser conectada ao eBay, Amazon, BigCommerce, Shopify e muito mais. A associação é de US $ 29,95 por mês ou US $ 99 por ano .
MegaGoods é um distribuidor e dropshipper de bens como relógios, câmeras, utensílios de cozinha, televisores e produtos bluetooth. Sua taxa de serviço geral é de US $ 14,99 por mês .
O Inventory Source é uma rede de dropship que fornece acesso a 150 fornecedores, permitindo sincronizar o inventário e fazer o upload automático dos dados do produto. Ele se conecta a plataformas como BigCommerce, Shopify, eBay e Amazon. Os planos de preços começam em US $ 50 por mês .
A National Dropshippers é uma fonte de produtos por atacado que oferece mais de 250.000 produtos a preços como 50% abaixo do MSRP. Eles carregam uma vasta gama de produtos. O serviço custa US $ 19,99 por mês e o dropshipping custa US $ 2,49 por pedido .
Dropshipper.com é uma plataforma de dropship geral que transporta mais de 1.700.000 produtos de mais de 890 fornecedores. Seus produtos incluem produtos de beleza, eletrônicos, jóias e muito mais. Pague uma taxa única de US $ 99 para acessar sua lista de dropshippers ou pague US $ 69 por mês para acessar esses produtos através do Dropshipper.com.
Gostou deste conteúdo sobre fornecedores para e-commerce? Então, aproveite e veja também qual é a importância e o impacto do atendimento ao cliente no e-commerce.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Opa.. esse artigo ficou muito bom! Demorou mas finalmente achei um artigo top sobre esse assunto.
Obrigado por compartilhar.
Excelente artigo amigo, pensando seriamente em fazer seu curso.
Excelente conteúdo! Obrigada pela valiosa informação
Na minha precificação do produto, do terceiro, que estou vendendo, quando da entrega do produto pelo meu fornecedor, na nota vai o preço que eu vendi pro cliente, ou o preço que meu fornecedor vendeu pra mim?
Fiz um vídeo completo sobre precificação de produto, dá uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=KqlAi-Kz6iM
Aqui uma planilha pra ti fazer o cálculo: https://material.dlojavirtual.com/planilha-do-numero-magico
Olá Parabéns excelente material,
estou iniciando agora neste negocio e vc abriu a minha mente com muitos assusto e clareza.
Gratidão e estamos Juntos,
Enivaldo C. Vieira
Blumenau/SC
Valeu! Acompanha também meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/dlojavirtual e já entra no meu grupo no telegram: https://www.dlojavirtual.com/canal-telegram/
Olá, eu verifico seus blogs como todas as semanas.
Seu estilo de escrita é incrível, continue fazendo o que está fazendo!
Muito obrigado.
Valeu, Tu pode baixar nosso material sobre marketing digital neste link: https://material.dlojavirtual.com/meio-lp-mat-dloja-rd-ebook-mitos-do-marketing-digital e acessar o canal do YouTube https://www.youtube.com/user/dlojavirtual para ver mais conteúdos.
Obrigada pela valiosa informação
Valeu!