Conquistar a independência financeira não é algo fácil. Entretanto, por meio de muita força de vontade e principalmente disciplina, é possível para o empreendedor chegar lá e fazer com que o seu dinheiro trabalhe por você.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é, de fato, a independência financeira. Existem muitas definições pela internet, mas podemos dizer que alguém alcançou a independência financeira quando conta com um rendimento mensal suficiente para arcar com seus gastos sem perder o estilo de vida ao qual está acostumado.
Ou seja, se a pessoa precisa de R$ 6.000,00 por mês para se manter e consegue receber isso apenas com os rendimentos de seus investimentos, ela já é financeiramente independente.
Isso porque ela não precisa do trabalho para manter seu estilo de vida, o que faz com que ela tenha a liberdade de escolher com o que trabalhar, já que o dinheiro não é a sua única motivação.
Se você já é empreendedor e tem o grande sonho de alcançar a independência financeira pessoal e de seu negócio, confira os passos a seguir!
Primeiramente, você precisa analisar a sua situação financeira atual. Para isso, é necessário que você anote em um papel ou em uma planilha todos os seus gastos, sejam eles fixos ou variáveis. Faça isso por, pelo menos, um mês.
Com esses dados em mãos, fica muito mais fácil enxergar quais são os gastos desnecessários que podem ser cortados de sua lista e quais podem ser diminuídos, como por exemplo: comer menos fora de casa, diminuir o seu plano de TV a cabo, dentre outros.
Neste momento, você deve avaliar o que é realmente importante para você e quais são as suas prioridades, para não perder sua qualidade de vida e deixar de fazer as coisas que mais gosta.
Para conquistar a independência financeira é essencial saber exatamente qual é o valor que ela custará para você e, a partir disso, estabelecer esse valor como uma meta de longo prazo.
Porém, no meio do caminho temos muitos outros sonhos e objetivos menores a serem conquistados que também são importantes para a sua vida e não podem ser deixados de lado.
Por isso, crie também suas metas de curto e médio prazo, como por exemplo: juntar uma determinada quantia para reserva de emergência, reforma da casa, viagem de férias, sem que isso interfira sua meta maior, que é alcançar a independência financeira.
Se você está pensando em poupar uma quantia por mês e aplicá-la na poupança, saiba que provavelmente essa não é a melhor opção de rendimento.
Mesmo para quem não conta com muito conhecimento sobre o mercado financeiro e prefere investimentos mais conservadores e seguros, existem diversas opções mais vantajosas.
Sendo assim, pesquise e estude bastante, converse com seu banco, seus amigos, outros empreendedores e empresários e escolha os melhores investimentos de acordo com suas necessidades.
Se você tem um negócio, mesmo que ele esteja indo bem, não é bom ficar parado esperando para ver o que acontece. Para prosperar é preciso estar sempre atento às novidades, buscar inovação e novas formas de encantar e fidelizar seus clientes.
Explorar novos nichos de mercado, criar soluções ou até mesmo investir em uma loja virtual, podem ser boas maneiras de aumentar seus lucros e, consequentemente, acelerar a sua independência financeira.
E você, o que tem feito para alcançar a independência financeira? Compartilhe com a gente aqui nos comentários e ajude mais empreendedores!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário