A avaliação de produtos, em uma loja online, são as melhores formas de criar prova social, um gatilho mental responsável pela aceleração do processo de vendas, a partir da repetição do comportamento de outra pessoa.
Em outras palavras, quanto mais avaliações positivas, maior é a confiança de outras pessoas em determinado produto. Sendo assim, as avaliações positivas podem aumentar as vendas de uma loja.
Se você está em busca de formas de aumentar suas vendas online, apostar na avaliação de produtos pode ser uma ótima fórmula!
A avaliação de produtos é uma métrica utilizada por diversos e-commerces com o intuito de classificar a qualidade dos produtos e do atendimento de uma loja virtual. É uma importante ferramenta de análise tanto para os consumidores, quanto para o empreendedor digital.
Através de avaliações positivas, clientes em potencial, que ainda não conhecem uma loja virtual, sentem-se mais seguros em fazer sua primeira compra ao perceberem que outros clientes já tiveram sucesso em adquirir produtos daquele estabelecimento.
Além disso, as avaliações podem ajudar muito a medir a satisfação de seus clientes e ajudar a trabalhar o pós-venda do e-commerce.
As avaliações ocorrem sempre no pós-venda. Após ter recebido seu produto ou o serviço contratado, o cliente tem a opção de avaliar o atendimento recebido, o prazo de entrega, a qualidade do produto – se condiz com o que foi anunciado – e recomendar ou não aquela loja virtual ou o produto em questão.
No entanto, as avaliações de produtos podem ser um entrave para algumas lojas virtuais, tanto por sua ausência, quanto por serem negativas. Por isso é muito importante sempre trabalhar na qualidade dos seus serviços, bem como utilizar de algumas táticas comerciais para incentivar os clientes a avaliarem sua loja após a compra.
Um dos principais motivos para colocar a avaliação de produtos na sua loja virtual é que ela será a base que pode lhe garantir mais vendas no futuro. Isso porque, conforme mencionamos anteriormente, através de boas avaliações, os novos clientes sentirão mais confiança em adquirir seus produtos.
Outro motivo importante para colocar esta ferramenta em seu e-commerce é o fato de que, para o empreendedor, as avaliações servem como uma métrica significativa da reputação de sua loja virtual para os clientes, auxiliando o lojista no diagnóstico e aplicação de melhorias necessárias para melhorar o desempenho de sua marca.
Desta maneira, percebemos que a avaliação de produtos é um recurso essencial para o crescimento de um e-commerce e traz muitos benefícios a médio e longo prazo.
Sabemos que o planejamento estratégico é fundamental para qualquer setor de e-commerce prosperar. Ter uma visão ampla de seu negócio pode ser o ingrediente principal que difere uma loja virtual dentre tantas que acabam quebrando no primeiro ano.
Acima de tudo, sabemos também da importância de um bom trabalho em marketing digital dentro da internet, entre tantas empresas concorrendo pelo mesmo público-alvo. Por isso, a avaliação de produtos pode ser uma das melhores estratégias de construção de marca na internet.
A seguir, vamos expor os principais benefícios em disponibilizar a avaliação de produtos em sua loja virtual.
Este pode ser considerado um dos benefícios primordiais da avaliação de produtos.
Imagine-se no lugar de um cliente que precisa de um determinado produto. Ele faz sua busca online e encontra diversas lojas que vendem este mesmo produto a preços semelhantes. Como este cliente, então, faria para escolher em qual loja comprar?
Um dos primeiros gatilhos que surgem na mente de um cliente neste momento, é o da confiança. Ele, definitivamente, não quer apostar na loja errada e correr o risco de ser mal atendido, lesado ou então, adquirir um produto de qualidade inferior. É neste exato momento que as avaliações de uma loja virtual entram em cena.
Uma das maneiras mais seguras de escolher uma loja na qual comprar pela primeira vez, é analisando as experiências anteriores de outros clientes que adquiriram o mesmo produto.
Desta maneira, as avaliações acabam aumentando bastante a reputação e confiança de sua loja virtual.
Mais uma vez, ressaltamos a necessidade de estas avaliações serem, ao máximo possível, positivas.
Boas avaliações acabam, consequentemente, aumentando o volume de vendas e o ticket médio de seu e-commerce, pois elas funcionam como uma espécie de ciclo positivo: você realiza a primeira venda, ela é bem sucedida, bem avaliada pelo cliente, o que motivará outro cliente a comprar de você e, assim, sucessivamente.
A médio e longo prazo, ao passo que sua empresa começa a colecionar uma média de avaliações positivas, o aumento nas vendas acabará sendo consequência direta da satisfação de seus clientes e do ‘boca a boca’ positivo gerado através dela.
Desta maneira, é muito vantajoso investir na avaliação de produtos como alavanca para sua marca.
Além dos benefícios para as vendas, as avaliações dos clientes também são uma boa métrica para o empreendedor. Elas servem como termômetro do desempenho de seu e-commerce, no que diz respeito à imagem de sua empresa e dos serviços prestados aos clientes.
Quando um e-commerce começa a ser mal avaliado pelos clientes, é um importante indicador de que é necessária uma reforma no tipo de atendimento prestado e, através destas avaliações negativas, o empreendedor pode perceber quais são as falhas atuais e quais os pontos de melhoria.
Por outro lado, as boas avaliações também medem quais os pontos positivos daquele e-commerce que precisam ser mantidos ou, até mesmo, alavancados.
O SEO é uma das ferramentas fundamentais para o e-commerce. Sabemos que, a maioria dos usuários de internet utilizam mecanismos de busca online, como o Google, para encontrar as informações ou produtos que desejam. Sendo assim, saber trabalhar o SEO de sua loja virtual através das descrições de seus produtos é uma tática excelente.
Em relação às avaliações de produtos, elas ajudam muito a melhorar a posição de seu e-commerce nos mecanismos de busca, justamente porque conferem maior relevância e confiabilidade à sua marca.
Os buscadores sempre prezam pela relevância e qualidade das informações para os usuários. Desta forma, entre duas lojas que vendem o mesmo produto, ao mesmo preço, o buscador dará melhor posição no ranking para aquela que tiver mais – e melhores – avaliações, por entender que aquele conteúdo tem mais credibilidade do que os concorrentes, melhorando assim, a experiência do usuário.
Agora que sabemos das principais vantagens em implementar a avaliação de produtos em sua loja virtual, vamos ao que interessa: como obter mais avaliações no seu e-commerce?
Trazemos aqui 6 dicas importantes que podem ajudá-lo a trazer mais avaliações positivas para sua loja virtual e aumentar a credibilidade de sua marca.
Algumas empresas ou empreendedores possuem uma certa vergonha em pedir ‘favores’ aos seus clientes. Mas não há nada de errado nisso.
No início, você pode pedir as avaliações para amigos e familiares. Às vezes, falta apenas um único comentário para que outras pessoas se sintam motivadas a comentar também.
Uma campanha por e-mail, com um acesso imediato à área de comentários, facilitando o caminho do usuário, também pode atrair mais avaliações de produtos em sua loja online.
O segredo para ter sucesso nessa parte, é ter confiança na satisfação do consumidor. O sucesso do cliente conta demais para que as avaliações de produtos sejam numerosas e, sobretudo, positivas.
Quanto maior a facilidade para fazer um comentário, maior será a chance de receber uma notificação positiva do seu consumidor. Por isso, o processo de comentários deve ser simplificado.
Muitas empresas acabam criando longos formulários para que a pessoa faça um único comentário. Isso pode causar a desistência dos clientes, ou até mesmo, a distração e o ‘deixar para depois’.
Um programador profissional pode ajudar a facilitar este procedimento, na hora de criar o site de sua loja online. Há diversas formas de tornar esse processo ainda mais ágil, otimizando a experiência do usuário.
Uma dessas formas é o login com um único clique, por meio de uma conta no Facebook, por exemplo.
Uma outra estratégia para atrair mais avaliações positivas em um site, é criar campanhas de bonificação ou descontos, em troca de avaliações e comentários sobre um produto.
Por meio de uma campanha, é possível disponibilizar códigos de descontos (ou cupons) para os clientes que queiram deixar uma avaliação de produto em sua loja virtual.
Essa é uma forma de engajar a audiência por meio do gatilho mental da reciprocidade. Ou seja, uma troca de ‘favores’.
Esse tipo de campanha é excelente para obter comentários a curto prazo, ideal para lojas que estejam no início. Ou até então, aquelas que lançam novos produtos no mercado.
As campanhas podem ser feitas a partir de disparos de e-mails para antigos clientes, banners no site ou através das redes sociais.
A médio e longo prazo, a empresa deve investir no engajamento da audiência e na participação dela em ações de marketing e vendas de produtos. Um dos casos clássicos de empresas que conseguiram isso é a Apple.
Por meio de campanhas de branding e um excelente relacionamento com o consumidor, é possível tornar seus clientes em ‘advogados da marca’. Ou seja, pessoas que irão defender a sua marca pelo simples fato de serem bem atendidas e se sentirem identificadas com ela.
Essa parceria gera inúmeros comentários positivos e outros tipos de engajamento orgânico, como curtidas, visualizações, comentários em redes sociais e compartilhamentos de postagens.
O branding da marca é, portanto, fundamental para atrair mais avaliações de produtos em uma loja online, quando os clientes passam a ser fidelizados e promotores de uma determinada empresa.
Afinal, com comentários positivos e verdadeiros, é possível alavancar as vendas de produtos e atrair mais clientes para uma loja online. Esse é um dos investimentos imediatos para qualquer site de vendas.
Os comentários são sempre bem-vindos, mas é importante também oferecer uma maneira simplificada de os clientes avaliarem sua loja virtual. A avaliação em estrelas é uma delas.
Para aqueles clientes que não se disponibilizam a comentar sobre sua loja ou seu produto, uma avaliação de satisfação entre 1 e 5 estrelas pode resolver.
Além de ser uma maneira mais simples e direta para a avaliação, as estrelas também acabam por traçar uma média entre o número de avaliações e o número de estrelas, o que, por sua vez, também compõe uma média de satisfação dos clientes.
Os clientes ‘neutros’, que não se sentem motivados a fazer grandes elogios à experiência de compra, nestes casos, tendem a dar 5 estrelas nas avaliações. Este pode ser um fator determinante para a média de avaliações de seu e-commerce.
Enquanto existem clientes com pouca ‘paciência’ para fazer avaliações, existem aqueles que desejam descrever sua experiência por completo a outros consumidores. Seja ela boa ou ruim.
Para estes casos, é bom que sua loja virtual tenha a funcionalidade de inserção de fotos nas avaliações. Quando um cliente compra um produto através de uma loja virtual, ele ainda não teve contato com aquele produto e fica sempre uma certa ansiedade em saber se o produto é exatamente como o que está na foto ou não.
Dar aos clientes a chance de inserir fotos nas avaliações pode ser um fator decisivo àqueles clientes cuja dúvida em relação à compra é justamente em relação às características do produto físico.
Ao verem fotos originais do produto recebido por outros consumidores, seu cliente em potencial pode se sentir motivado a comprar também, o que, sem dúvidas, é excelente para sua loja virtual.
Para as situações em que a maioria das avaliações da loja virtual é positiva, este sistema ajuda bastante a medir quais são os pontos fortes de sua loja e traçar estratégias de melhoria para outros produtos ou, até mesmo, para aumentar ainda mais o grau de satisfação de seus clientes. Saber os pontos fortes de seu negócio serve como uma espécie de farol para guiar os próximos passos de seu e-commerce.
Contudo, quando as avaliações não são necessariamente as melhores, indicam também uma boa oportunidade para melhorar o seu negócio.
Primeiramente, ao receber uma avaliação negativa em seu e-commerce, é fundamental respondê-la e ouvir a reclamação daquele cliente. Nada derruba mais a confiabilidade de uma marca do que reclamações sem resposta.
É importante saber que as avaliações negativas virão, mas mais importante ainda, é saber como lidar com elas quando acontecerem.
Escute com atenção as queixas do cliente e tente resolver o problema apresentado, oferecendo algum tipo de suporte ou compensação pela experiência ruim.
Para os casos onde a reclamação é infundada, responda ainda assim, de maneira cordial e explicando detalhadamente a forma de funcionamento de sua empresa e o porquê da reclamação em questão não proceder.
Saiba filtrar as avaliações que sua loja virtual recebe, de maneira sempre a melhorar o desempenho de seu negócio e a qualidade de seus produtos. Mais do que vender bem, o ideal é vender sempre!
Continue conosco para mais dicas de vendas online e fidelização de clientes!
[rock-convert-cta id=”23951″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
O gatilho de prova social é excelente não apenas em lojas, mas para diversos tipos de site. Traz aproximação com o cliente e dá credibilidade. Todos deveriam colher depoimentos dos clientes para usar como estratégia.
Ótimo texto, parabéns!
Sempre solicito depoimentos dos meus clientes e de fato funciona, já tive muitos que solicitam orçamentos pelos depoimentos que tem em meu site e disseram que ficaram mais confiantes depois de lê-los.
Ótimas dicas já vamos começar a aplicar para nossos clientes e para nós mesmo.
Obrigado 😉
Ale