DLoja Virtual
MENUMENU
  • Home
  • Blog
MENUMENU
  • Home
  • Blog
DLoja Virtual
DLoja Virtual > Negócios e Gestão > Como definir metas e objetivos para 2023?

Como definir metas e objetivos para 2023?

Por Douglas Vieira | 16/02/2023
151
|
0
Como definir metas e objetivos para 2023?

Se você ainda não começou o seu planejamento, é hora de pensar em como definir metas e objetivos para 2023 – afinal, todos nós temos sonhos que precisamos buscar, não é mesmo?

Partindo deste princípio, a DLoja Virtual separou as melhores dicas e preparou um conteúdo completo para ajudar você na definição das suas metas para 2023.

Continue conosco até o final deste artigo para saber mais, conferir nossas dicas e concluir o seu planejamento para um excelente ano!

Como definir metas e objetivos?

Definir metas e objetivos pode parecer algo muito desafiador. No entanto, tudo fica mais fácil quando você tem algumas orientações e as melhores dicas, não é mesmo? 😉

Sendo assim, vamos direto às dicas que vão ajudar você a traçar os seus objetivos – afinal é para isso que se paga internet, não é mesmo?

Avalie o ano que passou

Quando a missão é definir metas e objetivos para um ano que está começando, a primeira coisa que precisamos fazer é olhar para o passado. 

Uma reflexão é necessária, pois na vida aprendemos com nossas próprias experiências que, por sua vez, podem ser positivas ou negativas, e isso faz parte do jogo.

O segredo aqui não é concluir se você venceu ou perdeu, mas olhar para o que passou e, a partir disso, definir o que pode e precisa ser melhorado para obter sucesso e resultados positivos no futuro. 

Além disso, com uma reflexão você se lembrará de tudo aquilo que não funciona, portanto, ficará de fora dos seus planos.

Seja realista

Mais importante do que definir metas e objetivos é estipular algo que seja realista e não apenas uma peça de ficção. Você precisa ter metas desafiadoras, mas, ao mesmo tempo, possíveis, para não se frustrar com os seus próprios planos e fazer uma autocobrança exagerada.

Partindo deste princípio, estipule metas que você poderá alcançar com o seu próprio esforço e determinação, sem precisar contar com a sorte e ganhar na loteria.

Se você sonha com uma casa própria, mas ainda não tem recursos para construir, comprar um imóvel à vista ou dar entrada em um financiamento, tenha como metas:

  • Guardar uma parcela mensal da sua renda;
  • Buscar um emprego com remuneração maior;
  • Capacitar-se profissionalmente para aproveitar melhores oportunidades.

Traçar como objetivo para este ano a compra de uma casa própria pode ser fantástico, mas antes é preciso construir o caminho que irá fazer você chegar lá, degrau a degrau.

definir metas e objetivos

Tenha metas visíveis

Além de definir metas e objetivos realistas, você precisa garantir que elas sejam visíveis e não caiam no seu esquecimento.

Não basta traçar metas e esperar que as coisas aconteçam por conta própria. Você vai precisar correr atrás e arregaçar as mangas para colocá-las em prática.

Para isso, uma boa dica é anotar as suas metas em um local visível, onde você olhará para elas e se lembrará todos os dias do que precisa ser feito.

Se o seu objetivo é viajar para a Disney, cole uma foto do parque na parte de dentro da porta do seu guarda-roupa e olhe para ela todos os dias ao abrir para pegar algo. Seu objetivo é comprar ou trocar de carro? Faça o mesmo, mas com a foto do veículo que você sonha em adquirir.

Desta forma, você não se esquecerá dos seus objetivos e saberá todos os dias aonde quer e precisa chegar!

Não descarte “plano B”

Ao definir metas e objetivos, todos nós precisamos ter um plano B – afinal, existem situações que podem fugir do nosso controle, mas não podemos nos deixar frustrar por elas.

Tenha uma alternativa para cada meta desenhada, não para servir como um escape, mas para ajudar você a conquistar as coisas passo a passo, como devem ser.

Se o seu objetivo era comprar um carro zero, mas a inflação fez o preço dos automóveis disparar e fugir do seu controle, considere o plano B de adquirir um veículo seminovo e aguardar uma condição mais favorável para conquistar o seu carro 0 KM.

É claro que este é apenas um exemplo hipotético, mas ele pode ser colocado em prática diante de diferentes tipos de metas.

Defina as prioridades

Não adianta tentar abraçar o mundo e achar que você pode definir metas e objetivos aos milhares, e todos para serem cumpridos em um mesmo ano.

Todos nós acumulamos muitos sonhos, mas ao menos que você ganhe na loteria, será necessário priorizar aqueles que são mais importantes no momento.

Se você tem o sonho de comprar uma casa, um carro e fazer uma viagem internacional, mas não possui o melhor dos salários, será preciso fazer uma coisa de cada vez, concorda?

Faça um cronograma

Outra dica muito bacana que pode ajudar você a organizar suas metas e aumentar potencialmente as chances de alcançá-las: faça uma divisão em partes menores.

Ao invés de planejar e traçar metas para serem cumpridas em 12 meses, considere listar objetivos que você precisa cumprir mês a mês até chegar ao resultado esperado.

Com essa estratégia, você evita o famoso “deixar para depois” e sente o prazer de cada pequena realização impulsionando a sua próxima conquista.

É muito mais fácil guardar R$ 250,00 por mês do que R$ 3.000,00 por ano. Na prática, é a mesma coisa, mas é muito melhor cumprir o objetivo em passos menores.

organização metas e objetivos

Acompanhe seus resultados

Além de definir metas e objetivos, você precisa criar estratégias e parâmetros que lhe ajudem a acompanhar e medir seus resultados ao longo do ano.

Ao acompanhar a evolução gradativa dos seus resultados, você pode perceber no meio do caminho que precisa ter mais atitude e determinação para alcançar o planejado.

Não espere a última hora para agir: quanto antes você perceber que algo precisa ser modificado, maiores serão suas chances de sucesso.

Seja disciplinado

Disciplina e foco são atributos que todo aquele que pretende alcançar algo precisa ter. Pode parecer duro dizer isso, mas sem determinação você não vai chegar lá.

É preciso ir para cima, bater no peito e chamar a responsabilidade para si. Ninguém vai fazer aquilo que somente você pode e deve fazer.

Não espere das pessoas ou deposite seus sonhos em terceiros, tenha coragem, força de vontade e disposição para seguir sua busca.

Não lamentar o que não foi cumprido

Por fim, ao definir metas e objetivos, não perca tempo lamentando algo importante que não foi cumprido no ano anterior.

Um novo ano começou, você está aqui lendo nossas dicas e tem mais uma oportunidade de sonhar e conquistar. Acredite em si e nos seus sonhos. Planeje o seu futuro sem lamentar o passado.

Conclusão

Gostou de conferir as dicas que o nosso time separou? Então, agora é com você! Sim, você mesmo que chegou até o fim deste artigo.

Levante a cabeça, arregace suas mangas e comece a traçar cada uma das suas metas para este ano. Mas não se limite a colocar os objetivos no papel: tome atitudes práticas que façam você alcançar o planejado.

Definir metas e objetivos é importante, mas trilhar o caminho necessário e cumpri-las é ainda mais especial, pois se trata de algo verdadeiramente recompensador de todo o esforço.

Categorias

Douglas Vieira

« Vender Online: Tudo o que Você Precisa Saber para Começar
Quais são as tendências para redes sociais em 2023? »

Posts relacionados

Como Aumentar o Lucro da Empresa: 8 Estratégias para PME

Gestão de vendas: O que é e Como funciona? Veja como fazer!

Rede de Relacionamento: O que é e Como fazer Networking?

Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A D Loja Virtual

  • Sobre
  • Histórias de clientes
  • Parcerias

Redes Sociais

Siga a D Loja Virtual nas principais redes sociais

facebook
instagram
youtube
Linkedin
Telegram

Universo D Loja



Atendimento

comercial@dlojavirtual.com

Rua Quinze de Janeiro , 521
Bairro – Centro
Canoas – RS
CEP: 92010 – 300

CNPJ: 12.448.183/0001-91

Links úteis

  • Guia de Como montar uma loja virtual