Você já se perguntou o que é loja virtual? Esse termo pode causar confusão em muitas pessoas, mesmo sendo bastante comum e correto. A questão é que há diferentes nomes que, muitas vezes, tratam da mesma coisa. O que você talvez não saiba é que loja virtual é uma expressão mais genérica, englobando diversas formas de negócios na internet.
Usuários comuns não precisam exatamente saber a diferença entre os tipos de loja virtual. Agora, se você deseja empreender na web, com certeza tem que entender como funciona cada modelo. Essas diferenças são marcantes e estão diretamente relacionadas às formas de funcionamento de cada uma das estruturas de comércio eletrônico.
Entender o que é uma loja virtual possibilita compreender as diferentes modalidades de varejos online e como cada um traz suas particularidades. Vamos detalhar essas questões neste conteúdo, então acompanhe!
Loja virtual é qualquer site que venda produtos e serviços, podendo ser varejistas online ou simplesmente páginas nas quais você pode adquirir ou contratar algo. Essas lojas servem para que marcas possam ir além do ambiente físico, reduzindo barreiras geográficas e possibilitando muito mais conveniência às pessoas.
Se voltarmos no tempo, dá para perceber que as lojas virtuais, apesar de parecerem algo muito novo em nossas vidas, já marca presença no Brasil há décadas. Ainda que tenhamos demorado um pouco à ideia de comprar pela internet, os primeiros registros de lojas virtuais no país foram em 1995 e 1996.
A verdade é que a moda só pegou lá no início dos anos 2000, com games, DVDs, CDs, livros e artigos do gênero sendo as principais preferências dos consumidores. Afinal, o volume era pequeno e o custo baixo. Esses fatores eram fundamentais, já que ainda havia muita insegurança quanto à atividade de comprar pela internet.
O tempo passou e, hoje, você pode comprar realmente muitas coisas com um clique. É por isso que a concepção do que é uma loja virtual se tornou uma ideia tão ampla. Até mesmo supermercados têm lojas online atualmente.
Outro ponto é a contratação de serviços, que traz assinaturas em lojas virtuais. Você não recebe um produto físico, como em uma loja tradicional, mas assina algo e consegue usar softwares, serviços de streaming e uma série de outros produtos digitais.
Uma loja virtual apresenta uma estrutura de funcionamento muito bem organizada e que possibilita uma experiência completa. A ideia é que pessoas consumidoras consigam realizar suas compras sem maiores dificuldades, percebendo que o ambiente digital funciona perfeitamente. Por isso, lojas virtuais são compostas por alguns pilares essenciais que você conhece melhor a seguir.
A experiência de compra, naturalmente, é a central de uma loja virtual. Você pode adquirir roupas, calçados, livros, relógios e ainda contratar serviços, produtos digitais ou pedir uma refeição. Para isso, a loja virtual disponibiliza todos esses produtos com seus preços e todo um fluxo de compra para você escolher o método de pagamento e fazer o checkout.
Você também pode devolver qualquer produto que não tenha gostado ou que apresente algum defeito pelo prazo de sete dias depois do recebimento, gratuitamente. A Lei do E-commerce protege consumidores, uma vez que há o entendimento de que as pessoas podem se arrepender da compra, uma vez que não viram o que estão adquirindo pessoalmente.
Se você tiver alguma dúvida, reclamação ou precisar de ajuda para algum processo na sua experiência de consumo, o atendimento da loja virtual estará à disposição. Para falar com as marcas, consumidores podem entrar em contato pelos mais diversos canais de atendimento, o que permite resolver qualquer questão no menor tempo possível.
Depois de realizar sua compra, receber seu produto e encerrar sua experiência com aquela loja virtual, você pode avaliar a experiência que teve. Isso garante que o consumidor tenha a possibilidade de mostrar seu nível de satisfação. Por outro lado, empresas podem captar feedbacks estratégicos para melhorar pontos ou usar essas avaliações positivas como provas sociais para atrair mais público.
Primeiramente, vamos definir que loja virtual é o nome que engloba qualquer tipo de site que funcione como uma loja na internet. Esse termo, na verdade, engloba e-commerce e marketplace, esses, sim, dois tipos de estruturas de comércio eletrônico totalmente distintas e que precisam ser compreendidos. Falaremos sobre cada um a seguir!
E-commerce é aquele site em que a empresa vende seus produtos em um domínio próprio. É uma página como qualquer outra, com menus e todos os itens devidamente cadastrados por categorias, com preços e tudo mais que for necessário.
Esses sites são totalmente gerenciados pela empresa, ao menos nas demandas de cadastro de produtos, monitoramento de vendas, upload de fotos e vídeos e outras questões do tipo. Quanto à plataforma escolhida, ela pode ser própria ou até mesmo alugada.
A grande questão que define e-commerces com esse nome é o fato de serem sites próprios da empresa. Há o nome dessas marcas no domínio e você está totalmente em um ambiente no qual a marca vende diretamente para o consumidor.
Já os marketplaces são verdadeiros shoppings, ou seja, são ambientes online (sites) em que muitas marcas anunciam seus produtos. O papel do marketplace é fazer uma curadoria de lojas e garantir que uma seleção muito mais ampla de produtos chegue ao consumidor.
É por essa razão que, em algumas grandes varejistas, consumidores se deparam com a informação “vendido por” na hora em que visitam produtos. Esses itens podem ser vendidos pela própria loja ou por outras marcas, ou seja, empresas que vendem nesse marketplace.
Na logística, marketplaces não têm nenhuma influência. Esses sites são apenas uma vitrine para que empresas exponham seus produtos sob o nome de grandes varejistas. São as próprias marcas que fazem o envio, mas a compra é feita com a empresa de marketplace, que repassa os valores para as lojas.
Quer começar uma loja virtual? Então mostraremos quais são as preocupações mais importantes às quais você precisa dar atenção. Acompanhe!
O primeiro passo é registrar a empresa. Uma loja virtual também necessita de um CNPJ, afinal, se trata de um negócio como qualquer outro. Então, para evitar problemas e manter sua empresa dentro da legalidade, é fundamental formalizar a atividade comercial, seja como MEI, seja como Simples Nacional. Tudo depende da expectativa de faturamento.
Uma loja virtual precisa ter um endereço na web, o famoso “www.com”. Esse domínio deve ser adquirido junto a uma empresa fornecedora. Quando isso é feito, a empresa consegue garantir seu ambiente online para construir um site e, então, poder desenvolver seu e-commerce e começar a vender normalmente.
Depois de um domínio, é necessário também contratar uma plataforma de loja virtual. Estamos falando da estrutura online em que sites serão montados, administrados e funcionarão diariamente. Agora, se a ideia é ter um marketplace, então você precisará escolher um site para posicionar sua loja online.
Por fim, é necessário montar seu mix de produtos e conseguir fornecimento para eles. Decidir o que venderá nem sempre é simples e envolve algumas decisões, inclusive na hora de definir o preço dos itens. Em seguida, é necessário encontrar um bom fornecedor que ajude a manter um ritmo de vendas adequado.
Saber o que é loja virtual e como funciona é parte essencial do trabalho de pesquisa e estudos antes de começar um negócio online. Depois, basta agir de acordo com a estrutura básica de abertura de negócios e iniciar suas vendas!
Se você precisar de ajuda, uma consultoria especializada pode ser muito útil. Saiba mais sobre esse serviço!
[rock-convert-cta id=”23897″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário