DLoja Virtual
MENUMENU
  • Home
  • Blog
MENUMENU
  • Home
  • Blog
DLoja Virtual
DLoja Virtual > Design e Layout > Layouts > Entenda o que é CSS e como fazer a customização do seu e-commerce

Entenda o que é CSS e como fazer a customização do seu e-commerce

Por Marcio Eugênio | 23/11/2018 (Atualizado em 14/04/2021)
5502
|
0
Entenda o que é CSS e como fazer a customização do seu e-commerce

Em tempos tão competitivos quanto os de hoje, gerir uma empresa de sucesso se mostra um tremendo desafio e exige que os administradores estejam em sintonia com as melhores práticas disponíveis no mercado. Diante dessa realidade, entender o que é CSS e como fazer a customização do seu e-commerce pode ser muito importante.

A solução permite, entre outras questões, que você personalize seu negócio, tornando-se muito mais atrativo para os clientes e diferenciado em relação à concorrência. Interessou-se? Então, confira o conteúdo que preparamos a seguir e aprenda um pouco mais sobre essa ferramenta!

O que é CSS?

A sigla CCS vem do inglês Cascading Style Sheets e, em uma tradução para a língua portuguesa, seria algo como “folhas de estilo em cascata”. Trata-se de uma especificação cujo intuito é tornar uma página virtual mais apresentável na web, definindo como os elementos que a compõem se relacionarão com o design e a aparência.

Em outras palavras, podemos dizer que o CSS é uma solução usada para definir o estilo do site, com alterações:

  • nas cores dos textos e de fundo;
  • nas fontes;
  • nos espaçamentos entre parágrafos;
  • na criação de tabelas;
  • nos layouts;
  • nas imagens (de acordo com os diversos tamanhos de tela disponíveis).

Se partirmos do princípio de que, para publicar qualquer coisa na internet, o webdesigner precisa seguir uma espécie de estrutura semântica, o CSS pode ser entendido como o responsável por trazer todas as informações no que diz respeito ao layout. Ele fornecerá a “arquitetura” necessária para comportar todo esse conteúdo.

Qual é o motivo do nome “estilo em cascata”?

Você pode achar curioso o termo “folhas de estilo em cascata”, mas há uma explicação para essa nomenclatura. Ela se dá por conta da modularidade da especificação — que, ao mesmo tempo, pode carregar diferentes regras no que se refere a apenas um ou aos múltiplos elementos presentes na página da web.

Se compararmos com a construção de uma casa, o HTML seria o responsável pela estrutura em si, como a planta, o número de quartos, os banheiros e a garagem. Algo semelhante acontece com o texto, analogicamente com o cabeçalho, os títulos e os parágrafos, distribuídos adequadamente por meio das linguagens de marcação.

Uma vez finalizado o projeto do imóvel, chega a hora da decoração. Em um site, a situação é parecida (e é aí que entra o CSS). Ele determina as tonalidades e o estilo das palavras, as fontes, as linhas, as colunas da sua página e, até mesmo, a profundidade — tal qual um decorador definiria a pintura das paredes, o tapete e as cortinas.

Como surgiu o CSS?

A primeira versão do CSS foi lançada no ano de 1996, já a segunda foi publicada em 1998. Embora, nos dias de hoje, o suporte ao CCS por parte dos navegadores tradicionais seja bem sólido, nem sempre foi assim. O começo dessa ferramenta foi bastante tímido, sendo suportado apenas pelo Netscape.

Em 2009, o cenário começou a mudar: mais navegadores, sobretudo o Internet Explorer, passaram a suportar plenamente os recursos do CSS. Com isso, os webdesigners podem utilizar a solução para montar as estruturas de seus sites, com todas as informações de estilo ficando junto aos conteúdos.

A própria melhoria nas velocidades de conexão dos usuários tornou possível a geração e a adoção de layouts mais modernos e complexos. Mas a ampliação do uso da internet móvel elevou consideravelmente a demanda por páginas leves e responsivas, o que seria bem mais complicado sem o uso inteligente das tabelas e do estilo cascata.

Características atuais

Atualmente, o CSS é uma solução muito útil e bem recebida pelos principais navegadores do mercado. Para quem trabalha com webdesign ou em áreas relacionadas, é relativamente fácil aprender a utilizar essa ferramenta e criar um código que, ao mesmo tempo, seja mais limpo e aplicável a todas as páginas HTML.

Quem opta por adotar o CSS tem a possibilidade de estilizar o seu site da mesma maneira que um programador modula códigos de softwares e altera a apresentação de documentos. Dessa maneira, o CSS pode ser encarado como um novo padrão de criação na web, sendo bastante relevante na atualidade.

Quais benefícios são oferecidos?

Para quem está pensando em como fazer a customização da sua loja virtual, conhecer os benefícios de contar com a ferramenta de CSS pode ser fundamental, uma vez que essa solução é capaz de tornar um site muito mais agradável e atraente para os clientes usuários da internet. A seguir, confira algumas das principais vantagens.

Aumento na velocidade de carregamento

Um dos grandes benefícios do CSS é o aumento na velocidade de carregamento de sites pelos navegadores tradicionais. Isso é muito importante nos dias de hoje, em que as pessoas não gostam de perder tempo e mudam de página sem nenhuma cerimônia caso o conteúdo esteja demorando a ser exibido.

Com o CSS, a capacidade de download das páginas tende a melhorar bastante. Isso porque são utilizados menos códigos e há uma separação entre os conteúdos e o layout.

Mais possibilidades de formatação

O CSS traz mais possibilidades de formatação, visto que essa ferramenta oferece ao webdesigner o controle dos espaçamentos, do alinhamento e do posicionamento da página. Também há uma maior autonomia nos tamanhos das fontes, nas cores e nos estilos dos textos, com a geração automática de listas ordenadas, marcações e tabelas.

Menos poluição nas páginas

Outra vantagem do CSS é que se trata de um código que acaba sendo mais “clean” do que o HTML, por exemplo. Para acompanhar a evolução da internet, o HTML proporcionava soluções como novas tags, que acabavam poluindo o background dos sites.

Já o CSS facilita a manutenção e atualização em apenas uma folha de comando, o que gera economia no tempo de trabalho. Também há mais flexibilidade no tamanho e no posicionamento dos elementos.

Caso você queira fazer a customização do seu e-commerce para as melhorar suas chances de sucesso no mercado, não se esqueça de escolher uma plataforma que permita a customização do CSS.

Gostou de entender o que é CSS? Ficou interessado por essa solução? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!

Categorias

Marcio Eugênio

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

« Validação de produto: saiba o que é e como fazer
Como proteger meu e-commerce de ataques cibernéticos? »

Posts relacionados

Programa para Criar Logotipo para loja virtual: Pagos e Gratuitos

Design para loja virtual: como fazer? Escolha o layout que vende

Como criar sites de vendas: passo a passo simples e completo

Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A D Loja Virtual

  • Sobre
  • Histórias de clientes
  • Parcerias

Redes Sociais

Siga a D Loja Virtual nas principais redes sociais

facebook
instagram
youtube
Linkedin
Telegram

Universo D Loja



Atendimento

[email protected]

Rua Quinze de Janeiro , 521
Bairro – Centro
Canoas – RS
CEP: 92010 – 300

CNPJ: 12.448.183/0001-91

Links úteis

  • Guia de Como montar uma loja virtual