Você já deve ter se dado conta de que a vitrine de uma loja tem grande influência sobre a imagem do negócio, não é mesmo? Ela tem o poder de fazer com que o cliente pare, olhe, entre e compre. As vitrines variam as cores, os tamanhos, os tipos e os cheiros. Afinal, cada loja tem a sua. Mas como fazer isso em uma loja virtual?
No mundo virtual, as vitrines têm uma configuração bastante diferente, mas não deixam de existir. A página inicial do site, conhecida como home, é que faz esse papel de deixar o comércio eletrônico mais atraente e, assim, fazer com que os usuários se interessem em navegar pelo site.
No entanto, muitas lojas virtuais se esquecem do poder que as suas páginas têm e deixam o ambiente bagunçado, de forma que não seja possível encontrar com facilidade as categorias, os produtos e até mesmo o campo de busca. Se você trabalha com e-commerce, aprenda a montar uma vitrine virtual atraente e que impacte nas suas vendas!
A vitrine virtual é a página principal do site, conhecida como home. O seu papel é o de oferecer um ambiente atraente para os usuários que acessam o e-commerce, mostrando o propósito da marca de modo organizado e simples. A vitrine deve ser ser visualmente interessante e bastante intuitiva.
Com essas premissas, o cliente conseguirá encontrar o que ele procura, seja a página de produtos, a história da empresa ou até mesmo o campo de dúvidas frequentes. Uma loja virtual não pode partir do princípio de que todo mundo que acessa o site quer comprar. Muitas vezes, os usuários querem conhecer a marca para depois acessarem os produtos.
A vitrine virtual deve ser criada de forma personalizada, de acordo com as necessidades e características de cada e-commerce. Para uma determinada marca, pode ser interessante colocar na home do site uma foto da campanha de nova coleção, com os demais botões pequenos e discretos.
Para outra marca, o ideal poderá ser justamente o contrário, com um banner enorme com os princípios da marca, e os botões de produtos e campanhas em segundo plano. Não há uma regra única para todos. Por isso, é importante que a vitrine virtual seja construída a partir de um conhecimento profundo sobre os objetivos da marca.
A vitrine virtual tem importância bastante semelhante à da vitrine de loja física: oferecer uma prévia do que aquela marca oferece para os seus consumidores. Através desse primeiro olhar, os clientes já têm uma ideia se vale a pena entrar naquele espaço.
O mundo online é marcado por uma competição que ultrapassa as barreiras geográficas. Uma forma excelente de se diferenciar da concorrência e de encorajar os clientes a navegarem pelo site é justamente criando uma página inicial organizada e que demonstre que vale a pena investir naquela marca.
Muitas lojas virtuais se esquecem de que a página inicial do site funciona como uma vitrine virtual e acabam cometendo erros que prejudicam muito o desempenho da marca. Confira aqui algumas dicas do que você não deve fazer na vitrine virtual do seu comércio eletrônico:
Agora que você já sabe o que não fazer numa vitrine virtual, vamos falar do que é permitido e indicado? Através dessas estratégias, você conseguirá estruturar a página inicial do seu comércio eletrônico de forma eficiente. Desta forma, poderá criar um ambiente interessante e incentivar que os seus consumidores permaneçam mais tempo na sua loja.
Você já ouviu falar em produto estrela? Esse é o produto que tem o melhor custo-benefício da sua loja virtual e que, em geral, é o responsável por atrair os clientes ao seu e-commerce. A partir dele é que começa a relação com seus consumidores. É claro que esse produto deve estar bem destacado na vitrine virtual, não é mesmo?
Você tem produtos em promoção? Esses itens devem estar na vitrine. Não precisa colocar todos em destaque, mas deve pelo menos criar um banner que leve o usuário até a página das promoções. Outra ideia é fazer um rodízio, de forma que cada item fique por um período na vitrine. A mesma lógica funciona para produtos diferenciados e lançamentos.
Tenha atenção para sempre deixar os banners atualizados. Se já passou o Natal, não faz o menor sentido deixar o seu banner alusivo à data na home do site. Além disso, aproveite para informar nos banners aquelas coisas que os clientes querem saber, como promoções, produtos novos, frete grátis, parcelamento, etc.
Outra coisa importante e que deve estar na sua vitrine é o telefone e o e-mail da sua loja. Os clientes não estão te vendo e precisam saber como entrar em contato. Existem duas formas de chats para atendimento nas lojas virtuais: uma janela sobreposta ou um ícone para o cliente clicar e ser atendido. Isso tudo deve aparecer na sua vitrine.
Ter uma vitrine virtual que demonstre o propósito da sua marca não é só uma característica visual. É também uma estratégia para passar confiança para o seus clientes e de comunicar as promoções e novidades para o seu público. Confira aqui as vantagens de ter uma vitrine personalizada:
A sua marca foi criada pensando em atender as demandas de um determinado público-alvo, certo? Então o seu comércio eletrônico também deve ser estruturado para se comunicar com essas pessoas. E é claro que isso inclui a sua vitrine virtual, que deve refletir toda a linguagem da sua loja virtual.
Uma loja virtual organizada tem grande impacto na experiência dos consumidores e na decisão de concretizar a compra. Afinal, uma vitrine personalizada oferece um valor agregado, ou seja, demonstra que o produto ou o serviço oferecido por aquele e-commerce é de confiança e tem qualidade.
Uma loja virtual que sabe estruturar a sua vitrine de forma eficiente acaba por passar informações relevantes na home do site. A partir dos banners e dos destaques posicionados na vitrine virtual, o cliente consegue saber sobre os lançamentos e as promoções. Além disso, encontra com facilidade a seção que procura.
Não existe regra para uma boa vitrine. Ela depende de inúmeros fatores, como segmento da empresa, propósito da marca, perfil dos clientes e até mesmo características dos concorrentes. No entanto, existem alguns caminhos que podem ajudá-lo a criar uma boa vitrine virtual. Confira:
Este tipo de vitrine virtual é recomendado para aquelas marcas que se encontram em um contexto no qual o preço do produto influencia muito na decisão de compra. A divisão também é recomendada para lojas que vendem produtos com grande variação de preço. Com essa hierarquia, podem contemplar as diferentes necessidades dos consumidores.
A organização a partir da faixa de desconto é ideal para situações de promoções, como Black Friday. Assim, os clientes conseguem encontrar os produtos que buscam a partir do desconto que é oferecido por eles. Essa estratégia é especialmente atrativa para aqueles consumidores que compram motivados pelo desconto.
Organizar uma vitrine virtual pelos produtos mais vendidos é uma estratégia excelente para apresentar a sua marca para os usuários, mostrando, assim, os produtos que são mais escolhidos pelos seus consumidores. Desta forma, há maiores chances de concretizar novas vendas.
Apresentar produtos com maior rentabilidade é interessante para a saúde financeira da sua empresa. Essa técnica pode ser utilizada principalmente em momentos em que é preciso aumentar o fluxo de caixa e fazer com que entre dinheiro.
Ao escolher organizar os produtos a partir do volume alto de estoque, você aumenta as chances de vender aqueles itens que estão parados há algum tempo. Nesse caso, é interessante pensar em alguma promoção que incentive os consumidores a comprar esses produtos.
Colocar os produtos mais abandonados em evidência na vitrine pode ser interessante para entender a causa do abandono. Será que acabam não sendo comprados pelo preço? Pela descrição? Se você verificar que esses itens não são de interesse do seu público-alvo, pense em descontinuá-los.
Fazer uma boa vitrine virtual não é uma tarefa complexa, mas deve ser pensada com atenção e estratégia. Apenas conhecendo profundamente a sua marca e o seu público-alvo é que você saberá qual é a melhor estratégia para estruturar a página inicial do seu e-commerce.
Se você se interessa pelo tema e sabe que um bom comércio eletrônico é fundamental para motivar os seus consumidores a comprarem, conheça 6 estratégias para chegar ao “bom design” e fortalecer seu e-commerce.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário