O estoque pode ser uma das primeiras dores de cabeça de quem tem loja ou deseja iniciar uma. Esse problema se torna ainda maior, quando existe a loja física e virtual. Para facilitar a sua vida e fazer o estoque deixar de ser uma dificuldade para seu negócio, que tal descobrir como ter uma loja virtual com estoque integrado a loja física?
Com toda certeza essa integração vai te ajudar no dia a dia e consequentemente fazer com que você tenha muito mais tempo para investir em outras necessidades do dia a dia da sua loja.
Continue a leitura por aqui e aprenda como é possível fazer essa integração entre loja virtual e loja física e saiba também como otimizar os processos necessários em seu estoque.
O estoque integrado é aquele que mostra a quantidade de itens disponíveis na loja, independente de ser na loja física ou na loja virtual.
Por exemplo, caso tenha apenas uma calça para vender de um determinado modelo e tamanho na loja física e você vende aquele produto, na loja virtual esse item vai aparecer como “indisponível”.
Vale destacar que isso só acontecerá caso sua loja virtual com estoque integrado a loja física seja automatizada.
Outro fato importante a ser destacado sobre o estoque é que ele pode ser muito variado conforme o estilo da loja que deseja iniciar, ou caso já tenha.
Por isso é importante ter a descrição dos itens da seguinte forma:
Outro ponto fundamental para entender essa integração, é que existem diversos tipos de estoque para cada tipo de loja, sendo necessário aprender todos eles e qual é o mais adequado conforme o tipo do seu negócio.
O estoque é uma das áreas mais importantes tanto da sua loja virtual quanto das lojas físicas.
É a partir dele que você tem a possibilidade de saber se aquele produto anunciado no mostruário, ou em uma página de site está disponível ou não.
Dessa forma, você pode ter um estoque para sua loja virtual ou física anotado em um caderno, em uma planilha do Excel ou com o apoio de sistemas que te ajudem a fazer isso de forma automática, dependendo do tamanho do seu negócio e da sua necessidade.
Isso ajuda a evitar aquele tipo de situação desagradável, ao dizer para o cliente que tem o produto, porém, ao olhar no estoque, ele está esgotado, o que consequentemente prejudica a imagem da sua empresa.
Uma das formas de ter uma loja virtual com estoque integrado a loja física é utilizando sistema ERP. Mas, o que seria esse sistema?
Ele é o responsável por fazer a integração entre a parte financeira, o setor comercial e o estoque da sua loja.
Existem algumas ferramentas disponíveis no mercado e na D Loja Virtual, é utilizado o Bling, que faz todo esse mecanismo de integração. Ele sincroniza todo o estoque disponível, preço e apresenta a quantidade de cada produto.
A partir dele, você consegue analisar o que está em baixa quantidade em sua loja, para adquirir novos produtos, ou até ver o que está mais tempo parado em estoque para pensar numa possível promoção. Ninguém gosta de ficar com dinheiro parado, não é mesmo? E um item sem vender pode ser um prejuízo.
Essa é uma das formas de evitar o famoso termo “indisponível no momento”, o que pode fazer seu cliente se afastar da sua loja virtual e não voltar nunca mais por causa da falta daquele determinado produto que ele tinha interesse.
A principal vantagem de ter uma loja virtual com estoque integrado a loja física é a praticidade de saber que tudo que for vendido pela loja, independente de qual delas, aparecerá no sistema.
Dependendo da forma que fez essa integração, o sistema funciona automaticamente. Com isso, é possível otimizar tempo para pensar em novas estratégias para a sua loja, permitindo assim seu crescimento.
Dessa forma, é possível também evitar atraso no fornecimento de materiais e ainda atender suas necessidades de vendas, sem sobras e gastos desnecessários.
A consequência desse tipo de estoque integrado é a possibilidade de aumentar seus ganhos ao final do mês, uma vez que não terá prejuízo com pedidos cancelados, ou que não poderá vender ao consumidor por falta daquele determinado item.
Outra grande vantagem desse tipo de sistema é poder organizar seus pedidos por ordem de solicitação.
Assim, quem faz o pedido primeiro vai receber a atenção que precisa o quanto antes. Já quem faz o pedido por último, entrará na sequência até chegar a sua vez. Uma ótima forma de organizar a entrega dos seus itens e evitar atrasos.
A dúvida mais comum da grande maioria das pessoas que tem uma loja virtual é como fazer essa integração?
Para iniciar esse processo entre o estoque da loja física com a loja virtual, será necessário um sistema ERP, que é um software de gestão empresarial. Além disso, será necessário uma plataforma de comércio eletrônico, para se comunicar com o sistema ERP.
Agora é importante você alimentar seu estoque e manter ele sempre atualizado. Em alguns casos, é importante treinar algum membro da sua equipe para te ajudar nessa tarefa.
Outro ponto importante quanto a essa integração, é investir em marketing digital, tendo campanhas de comunicação voltadas tanto para sua loja virtual quanto para loja física.
No caso da loja online, ninguém vai passar na frente dela, ou seja, você precisa alcançar esse público de alguma forma, e as redes sociais podem ser uma ótima aliada nesse quesito.
Lembrando, que a pior coisa que poderia acontecer em sua loja é o cliente não encontrar o produto que ele deseja, por estar em falta.
Sendo assim, uma alternativa caso esteja começando uma loja virtual e integrando ela com a loja física, a dica é que tenha inicialmente poucos, porém bons produtos que vendem bem e que você pode vender várias vezes.
Por isso também é importante saber como montar seu estoque de produtos em uma loja virtual, principalmente caso esteja iniciando nessa área de atuação.
A partir do momento que fizer essa integração entre a loja física e loja virtual, você pode, além de oferecer seus produtos e serviços nos dois locais, criar alternativas para o cliente comprar virtualmente e retirar na loja física.
Esse tipo de ação vem crescendo nos e-commerce e os consumidores estão adotando bastante esse estilo de compra, que é válido principalmente para aquelas pessoas que não passam muito tempo em casa e não tem quem possa receber seu produto, no caso de uma entrega via transportadora, por exemplo.
Outra possibilidade é que ele veja os produtos em sua loja virtual e possa olhar também na loja física, caso tenha interesse, para ter a certeza se é aquilo mesmo que ele deseja adquirir.
Mais uma forma de fidelizar e facilitar a vida de seus clientes é permitindo trocas de produtos comprados na loja virtual, na loja física. Uma vez que o estoque é o mesmo, não teria muita diferença em oferecer essa possibilidade, que é vista pelos consumidores como uma vantagem, em alguns casos.
Com organização e a sua loja virtual com estoque integrado a loja física, é possível oferecer uma ótima experiência ao cliente, que possivelmente pode retornar a comprar na sua loja. Além disso, você pode aumentar o nível de competitividade do seu negócio e, consequentemente, seus lucros.
Se está pensando em começar uma loja virtual e não sabe como iniciar, a D Loja pode te ajudar com diversas dicas, por meio de uma consultoria que auxilia a como dar o primeiro passo nessa área. Aproveite!
Caso tenha dúvida sobre como montar seu estoque, fazer a entrada ou saída de produtos, saiba que é importante aprender a fazer esse controle para ter sucesso nas suas vendas.
[rock-convert-cta id=”23975″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário