A pesquisa de satisfação é uma ferramenta importante para tirar a temperatura do seu comércio eletrônico. Através deste método, é possível entender qual é a percepção que os clientes têm da sua marca e perceber quais pontos do negócio estão indo bem e quais pontos merecem mais atenção.
Muitos gestores de e-commerce resistem em fazer a pesquisa de satisfação por acharem que estão incomodando os consumidores.
No entanto, a prática demonstra que a marca tem vontade de melhorar ainda mais a experiência dos clientes. Pensando nisso, criamos esse material bem completo para você saber tudo sobre pesquisa de satisfação.
A pesquisa de satisfação tem como objetivo identificar o que está indo bem e o que precisa de atenção dentro de um comércio eletrônico.
Sendo tudo isso avaliado a partir do olhar do cliente, que oferece o feedback sobre todo o processo de compra. A partir desse retorno, é possível avaliar quais pontos da marca devem ser aperfeiçoados.
A pesquisa de satisfação serve para entender os pontos fortes e fracos da marca na visão do consumidor. O gestor do e-commerce tem uma visão global do negócio e sabe sobre o funcionamento de cada setor.
No entanto, justamente por ter o papel de gerenciar todo o processo, às vezes se afasta e não consegue visualizar a experiência que o cliente tem.
O Net Promoter Score é um método de avaliação criado por Fred Reichheld para entender o nível de lealdade dos clientes com uma empresa. A aplicação do NPS se destaca por sua facilidade e simplicidade e, por isso, a técnica foi adotada por muitas corporações.
A base do NPS é a aplicação de perguntas que devem ser respondidas com números, como, por exemplo, a famosa “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa para um amigo?”.
Assim, a partir da média das respostas, é possível chegar a uma estimativa do perfil de cada cliente:
Notas de 0 a 6 – Clientes detratores, que não viram grandes benefícios com a compra do produto ou do serviço. Não pretendem fazer novas compras na empresa.
Notas 7 e 8 – Clientes neutros, que tiveram uma experiência de compra mediana ou até positiva, mas que não são leais e que não têm preferência pela empresa diante da concorrência.
Notas de 9 a 10 – Clientes promotores, que notaram grandes benefícios com a compra do produto ou serviço e que são admiradores da marca.
Como falamos, medir a satisfação do cliente é bem importante para que a empresa possa fazer um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar. Se você tem um e-commerce, não precisa ter vergonha ou resistência para recorrer às pesquisas.
Pois, todos os negócios se deparam com pontos que precisam ser aperfeiçoados. Fazer pesquisas de satisfação é um sinal de maturidade. Nem todo mundo gosta de ouvir da boca dos clientes sobre os pontos negativos da sua empresa.
No entanto, essa é a maneira mais assertiva de diagnosticar esses pontos. Do contrário, você descobrirá que algumas coisas não estão indo bem quando for tarde demais para consertá-las.
Não existe certo e errado na hora de medir a satisfação dos clientes. Em geral, existem quatro formas para fazer isso. A escolha delas depende do perfil do seu negócio e também do perfil dos seus consumidores:
Mas afinal, como realizar uma pesquisa de satisfação? Em primeiro lugar, você deve saber que a pesquisa de satisfação traz à tona alguns pontos da empresa, mas que não consegue contemplar a totalidade.
Isso porque a pesquisa é realizada sob o viés do cliente, e depende da disposição dele para responder com a atenção que merece. Justamente por isso que algumas lojas oferecem um cupom de desconto, aos clientes que se dispõem a dar feedback.
Portanto, para fazer uma pesquisa de satisfação e recolher um grande número de informações relevantes, você deve fazer as perguntas certas. Assim, o ideal é que você pense nas áreas do negócio sobre as quais quer ter um retorno.
Além disso, você deverá escolher a ferramenta com muita cautela. Ela precisa ser intuitiva e se adaptar em todas as telas, pois você não saberá se o seu consumidor responderá a pesquisa pelo celular, enquanto está sentado no ônibus, ou na tela do computador da empresa.
Falando em ferramentas para aplicar a pesquisa, vale lembrar que existem uma série de recursos online e gratuitos. O próprio Google disponibiliza ótimos modelos de formulários que podem ser usados com essa finalidade.
Nesse tipo de formulário, você deve escolher as perguntas que quer fazer aos seus consumidores. Inclusive, é possível mesclar perguntas fechadas (com resposta de marcar) com campos abertos, onde o usuário pode escrever a resposta.
Lembre-se de fazer perguntas bem claras e objetivas. Você bem sabe que qualquer pedra no caminho é motivo suficiente para que os usuários desistam do que estão fazendo. Por isso, é bom dar para uma outra pessoa revisar as perguntas antes do formulário ir ao ar.
Além disso, vale avaliar em que momento é bom de aplicar a pesquisa. Após uma campanha de marketing? Depois que o cliente fizer uma compra? Tudo depende da sua abordagem e do posicionamento da sua empresa no mercado.
As melhores perguntas para uma pesquisa de satisfação online não dependem apenas do seu público-alvo e do produto que você vende, mas também do objetivo que você tem ao realizar o questionário.
Embora seja recomendado fazer pesquisas com alguma periodicidade para avaliar a satisfação dos seus clientes e acompanhar os resultados, é possível que a principal razão da sua aplicação seja por outro motivo.
Por exemplo, você pode ter feito alterações na plataforma da sua loja virtual e quer saber se alguma coisa mudou para os usuários. Ou pode ter passado por um período de instabilidade da plataforma e quer avaliar o quanto isso impactou os seus consumidores.
Assim, alinhe a pesquisa à sua necessidade do momento e lembre-se de garantir que todas as respostas serão avaliadas de forma anônima. Com isso, existe mais possibilidade de que os consumidores sejam totalmente sinceros.
De forma geral, recomenda-se ainda que as perguntas iniciais sejam a respeito do perfil do cliente, como gênero, idade, profissão, estado civil, renda, cidade e estado. Depois, você pode direcionar as perguntas para o tema que quer saber.
Deu para ver que fazer uma pesquisa de satisfação online não é nenhum bicho de sete cabeças, né? Então vamos à parte prática, com alguns exemplos de perguntas que podem ser usados para diferentes nichos de mercado:
1 – O quanto você está satisfeito, em termos gerais, com a nossa empresa?
2 – O quão profissional você considera a nossa equipe?
3 – O quanto você está satisfeito com o nosso atendimento ao cliente?
4 – Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa?
Para essas perguntas, é possível ter as seguintes opções de resposta:
5 – Ao comparar a nossa empresa com as concorrentes, o quanto você a considera melhor de forma geral?
Nesse caso, as respostas podem ser as seguintes:
Para todas as perguntas, é possível ainda apresentar uma linha contendo números de 1 a 10, sendo que 1 se refere a nada ou muito pior e 10 a extremamente ou muito melhor.
Outras dicas de perguntas para a pesquisa de satisfação são as seguintes:
6 – Como você conheceu a nossa empresa?
Aqui você pode colocar todos os locais onde faz publicidade da sua loja virtual, sendo que a opção “outro” acompanhado do pedido de especificar é muito importante para saber por quais outros meios os clientes ficam sabendo da sua empresa.
Além das perguntas fechadas que apresentamos acima, também é possível acrescentar perguntas nas quais a resposta pode ser apenas sim ou não, como nos exemplos a seguir:
7 – Nossa loja virtual é de fácil navegação?
8 – Você encontrou o que procurava?
9 – Você está satisfeito com o design (tamanho da fonte, imagens, etc)?
10 – Existe algo que você mudaria em nosso e-commerce? Nessa pergunta, se a resposta for afirmativa, convide o cliente a dizer especificamente o que ele mudaria.
Agora que você já sabe tudo sobre pesquisa de satisfação, vamos falar sobre um outro método que também é importante para uma empresa: a pesquisa de satisfação interna. A partir dela é possível saber sobre a satisfação dos funcionários que trabalham no seu negócio.
A técnica é excelente para entender quais são as principais manifestações dos seus funcionários. Muitas vezes, ouvir a equipe de trabalho e tomar providências sobre alguns pontos evita que os empregados procurem por outros empregos e saiam da empresa.
Além disso, vale lembrar que funcionários satisfeitos costumam vestir a camiseta da empresa e apresentam um grau de produção maior. No entanto, certifique-se de que a aplicação da pesquisa será feita de forma anônima.
Gostou de saber mais sobre pesquisa de satisfação para sua loja virtual? Para aprofundar o conhecimento sobre o tema e vender mais e melhor, confira também essas 4 dicas para fidelizar clientes no seu e-commerce.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário