As redes sociais são aliadas importantes dos comércios eletrônicos, já que permitem que a loja virtual crie um espaço de divulgação dos produtos e de interação com os seus consumidores. Assim, a marca estreita os laços com o público-alvo, atraindo a sua atenção e simpatia e, indiretamente, amplia as chances de venda no e-commerce.
Entre todas as redes sociais, o Instagram é uma das que mais cresce. Seu enfoque é na publicação de imagens, que podem (e devem) ser complementadas com legendas. É lá que muitas empresas marcam presença e dialogam com os seus clientes. E dentro de todo esse trabalho, cabe aos gestores das lojas acompanhar as inovações que essa rede oferece.
Por exemplo, o Instagram Checkout, que está disponível agora no Brasil, este recurso pode oferecer bons frutos às marcas que souberem aproveitá-lo. Ele aproxima os clientes dos produtos, ampliando as chances de conversão sem nem sair do aplicativo.
Se você quer saber mais sobre esse novo recurso do Instagram que chegou ao Brasil, continue lendo. Explicaremos tudo sobre ele a seguir!
Você sabe o que é o Instagram Checkout? A nova ferramenta do Instagram permite que os usuários da rede social comprem de marcas selecionadas, sem terem que sair do aplicativo. Ela funciona assim: quando os usuários tocam em um produto em uma postagem de compras da marca, eles verão um botão azul que diz “fazer checkout no Instagram”.
Depois de clicar no botão, poderão escolher várias opções, como cor e tamanho, dependendo do produto. Então terão que digitar o nome, e-mail, informações de pagamento, endereço de entrega e de cobrança. Isso só deve ser fornecido na primeira vez em que fizerem a compra, pois as informações ficam salvas para as ações futuras.
Outro benefício incrível desse recurso é que os usuários podem acompanhar facilmente suas compras, com notificações de remessa e de entrega dentro do aplicativo Instagram. Sem dúvidas, essa facilidade pode oferecer vantagens para a marca e para os clientes, uma vez que todo o processo de compra é bastante simplificado.
O Instagram Checkout serve para facilitar o processo de venda, permitindo que os usuários comprem os produtos pelos quais se interessaram sem ter que sair da plataforma. Desta forma, o Instagram funciona como uma loja virtual, centralizando inclusive a etapa de pagamento dos produtos.
Agora, cabe lembrar que a rede social já possuía um recurso semelhante: o Instagram Shopping. Porém, nesse caso, o comprador era conduzido para o comércio eletrônico da marca que queria comprar. Com essa inovação, o cliente percorre todas as etapas no próprio aplicativo, o que confere mais segurança.
Pois bem, a plataforma de Checkout do Instagram funciona de maneira bem simples e intuitiva, o que facilita na decisão de compra dos consumidores e, é claro, no processo de venda das lojas virtuais. A seguir, veja as etapas para fazer uma compra a partir desse novo recurso do Instagram:
No momento, a plataforma de Checkout do Instagram que antes só estava disponível para marcas e usuários dos Estados Unidos. Atualmente, está livre para o acesso dos usuários de outros lugares do mundo, como o Brasil. Assim, vale a pena entender o funcionamento desse recurso que facilita tanto o processo de compra.
De mesmo forma, vale saber que o Instagram Checkout tem uso bem intuitivo, permitindo que os gestores de contas especializadas na venda de produtos, possam usar a plataforma para centralizar todas as etapas de compra no próprio aplicativo. Seu uso é semelhante ao do Instagram Shopping, porém não necessita do direcionamento ao e-commerce.
Como você já deve ter percebido, este recurso oferece benefícios tanto para os consumidores quanto para os vendedores, já que permite a condução de uma compra mais agilizada, que ocorre inteiramente na plataforma. Isso significa que o cliente não precisa sair do Instagram nem para fazer o pagamento da encomenda.
Além disso, o Instagram Checkout não é um serviço pago pelo comprador, ou seja, não existe valor adicionado no final da compra pelo serviço. É o gestor da loja que paga uma comissão à rede social pela centralização da venda. Ainda assim, a modalidade é benéfica ao dono da loja, pois gerencia todo o processo de venda.
Outro ponto bastante positivo do Instagram Checkout é a segurança que o recurso confere. Muitas pessoas têm receio de comprar em um comércio eletrônico sem indicação. Porém, ao ter a rede social como intermediária, poderão se sentir mais confiantes em finalizar a compra.
Como todos recursos de todas as redes sociais, o Instagram Checkout tem algumas limitações. A boa notícia é que provavelmente elas não prejudicam o resultado a que a plataforma se propõe. Cabe saber que a ferramenta só poderá ser usada nas postagens do feed e dos stories. Ou seja, por enquanto não haverá uma aba específica para essa função.
No entanto, é provável que caso a função seja bem recebida pelos usuários, o Instagram avalie a possibilidade de criar uma aba para as vendas no próprio aplicativo, tal como faz com o Google Shopping.
O segundo ponto diz respeito ao custo. Os clientes do Instagram Checkout não terão taxa adicional para comprar na rede social, porém os lojistas terão que pagar uma comissão pelo serviço oferecido. Ainda que exista essa taxa, o recurso é interessante, pois amplia o alcance da loja virtual, fazendo com que dialogue com muitos usuários qualificados.
Com a privacidade do Facebook e do Instagram sendo questionadas e Mark Zuckerberg anunciando recentemente que sua empresa estará mudando para um novo “modelo focado na privacidade” dos seus usuários, alguns clientes podem ter preocupações com seus dados e questões de privacidade.
Porém, o Instagram está garantindo aos usuários que as informações não serão mal utilizadas. A empresa afirmou que não compartilhará dados de usuários com marcas que aderirem ao Instagram Checkout. As empresas apenas terão acesso a informações necessárias para concluir a venda, como o nome do cliente, e-mail e endereço de entrega.
Antes do anúncio sobre Checkout, o Facebook divulgou um relatório sobre como o Instagram aumenta marcas e impulsiona as vendas. O relatório afirmou que 87% das pessoas entrevistadas tomaram decisões depois de ver informações sobre o produto no Instagram. Desses, 46% realmente fizeram uma compra online ou offline.
Com a introdução do Instagram Checkout nos Estados Unidos, o aumento das vendas foi otimizado. Afinal, as pessoas estão muito mais inclinadas a comprar quando puderem fazê-lo diretamente do Instagram, em vez de ter que navegar para o site. Assim, simplificam as etapas de compra sem precisar sair do aplicativo.
O novo recurso da rede social é muito positivo para as empresas de comércio eletrônico. Como o Instagram Checkout está apenas começando, podemos esperar que mais informações sobre ele sejam reveladas em breve. Com isso, será mais fácil usar a rede social para potencializar as vendas.
Nossa sugestão é que, como empreendedor, você fique sempre atento às inovações realizadas pelo Facebook e pelo Instagram. Assim, será um dos primeiros gestores a aplicar os recursos em seus canais de comunicação nas redes sociais e colher os frutos, seja na divulgação, na confiança ou nas vendas.
Gostou desse conteúdo? Se você quer entender como as redes sociais podem ajudar seu negócio a dialogar com o público certo e vender cada vez mais, sugerimos que leia esse texto. Assim você conseguirá criar um conteúdo cada vez mais assertivo para a sua marca!
[rock-convert-cta id=”23980″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário