Tenho certeza que você já ouviu o ditado, ou talvez até usou a frase “não é você, sou eu”. Bem, quando se trata de comércio eletrônico, esse ditado vai de uma desculpa esfarrapada para um rompimento de uma verdade provável de por que sua loja não está vendo sucesso.
Como dono de uma loja de comércio eletrônico, suas emoções e autoconsciência entram em ação regularmente durante a rotina diária de operar sua empresa. A capacidade de controlar suas emoções durante momentos críticos de tomada de decisão pode significar a diferença entre vendas bem-sucedidas ou uma loja com problemas, simples assim.
Uma das barreiras mais significativas para o sucesso no comércio eletrônico é a emoção. Conheça agora as dificuldades propostas a partir de três cenários importantes como dono de uma loja online.
As pessoas deveriam vender produtos que comprariam para si mesmas. No entanto, é importante ser realista sobre as margens de lucro dos produtos que você está vendendo. Querer vender roupas de alta qualidade, se depois da propaganda e do custo das mercadorias você só tiver um lucro mínimo. Provavelmente não é a escolha certa para investir seu tempo e dinheiro, a menos que você esteja pensando em se mudar.
Então, o que vender? Se estiver utilizando um modelo de remessa direta, há inúmeros produtos disponíveis, mas nem todos vão atender às desejáveis margens de lucro.
Em vez de ir com seus sentimentos ou “emoção” no que você acha que vai vender, você deve seguir os dados.
Com as tendências, você precisa ser capaz de olhar para o futuro, mas lembre-se de que a história se repete. Em geral, como regra geral, evite produtos com margens baixas e /ou nenhuma prova social como um iniciante de envio direto. Começar uma loja de comércio eletrônico será empolgante no começo, mas quando a fase de lua de mel passar, você vai querer ter certeza de que está lucrando o suficiente para se sustentar com produtos que serão vendidos. Mais uma vez, não confie no seu instinto em relação a dados concretos – há muita informação para adivinhação!
(Além disso, o Shopify tem um ótimo ebook com a seleção de produtos para vender).
Então, você criou um anúncio no Facebook para o seu produto. Como muitos, tenho certeza de que você está checando isso constantemente, esperando ansiosamente que as métricas voltem e que você possa analisar. Infelizmente, muitos proprietários de lojas de comércio eletrônico começam a entrar em pânico se não estão vendendo nos primeiros dias e o anúncio continua a gastar.
Se o anúncio ainda estiver na fase de aprendizado ativo, é muito provável que você não esteja pronto para julgar e considerá-lo bem-sucedido ou não.
Há várias métricas diferentes que podemos usar para determinar se devemos continuar a superar uma audiência durante a fase de aprendizado ou se reduziremos nossas perdas e passaremos a testar outras audiências ou produtos descritos abaixo.
Produtos e anúncios com falhas podem ser desmoralizantes. É fácil ficar desanimado, mas a realidade é que, para encontrar produtos vencedores, é necessário testar diferentes variáveis, o que leva tempo e provavelmente não será correto no começo. Um produto vencedor é aquele que está gerando lucro com boas margens (cerca de 25%). Se você estiver iniciando sua loja de comércio eletrônico com um bankroll menor, talvez não seja possível testar 10 produtos de uma só vez, por isso é importante ter paciência e perceber que cada falha provavelmente está o aproximando do sucesso. Em geral, você tem que ser o mais lógico possível quando se trata de vender produtos online. Com o e-commerce, os números não mentem, e paciência e persistência sempre ganham no final.
Portanto, a melhor forma de controlar suas emoções é investindo em oportunidades de aprendizagem, pagas ou gratuitas, que ajudam você a aprimorar suas habilidades e aprender novas maneiras de ter sucesso. Leia artigos e livros sobre o tema, ouça podcasts e esteja sempre procurando melhorar sua mentalidade e habilidades de comércio eletrônico! Conheça os cursos para você ampliar suas habilidades em e-commerce aqui!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário