Quais são as principais tendências para o futuro do e-commerce? O que podemos esperar em termos de novidade e crescimento das vendas online, seja em sites próprios ou através dos marketplaces?
Para apresentar um panorama do futuro, fomos em busca das tendências e fatos que devem marcar os próximos passos do e-commerce.
Continue conosco até o final deste artigo para saber mais, se manter bem informado e descobrir tudo o que está por vir.
Muito provavelmente, há alguns anos, você não imaginava que o e-commerce seria tão relevante para a economia, mas isso já é uma realidade. Sendo assim, o que podemos esperar para os próximos anos e qual é o futuro do e commerce?
Para saber mais, confira as principais tendências que o nosso time levantou nos tópicos apresentados a seguir.
Os grandes marketplaces estão investindo cada vez mais em tecnologia e soluções para reduzir os custos com as entregas e agilizar o processo de envio dos produtos aos clientes.
Como prova disso, o Mercado Livre, por exemplo, já disponibiliza para algumas regiões do país o Mercado Full, um serviço que garante entregas ágeis para o dia seguinte à compra.
Por sua vez, a Amazon não esconde que anda investindo pesado no desenvolvimento de um serviço de entrega feito por drones, que inclusive já se encontra em fase de teste com algumas entregas sendo realizadas através deste modelo.
Você já imaginou que, um dia, um drone poderia entregar seus pedidos? Pois é, pode parecer coisa dos filmes de ficção científica, mas em breve isso será uma realidade, já que isso faz parte do futuro do e-commerce.
Quando o assunto são as tendências e o futuro do e-commerce, um dos itens que merece destaque e chama bastante atenção é a experiência omnichannel, ou seja, um conceito que integra diferentes canais de vendas e atendimento aos clientes.
Com os consumidores cada vez mais exigentes e imediatistas, as empresas que planejam crescer e manter um expressivo volume de vendas na internet vão precisar investir em múltiplos canais de atendimento.
Além das vendas tradicionais, ou seja, aquelas em que o cliente acessa o site e faz a compra, também será preciso oferecer outros caminhos, como compras via WhatsApp, Instagram, Facebook, Smart TVs, dentre outras alternativas e plataformas.
Na prática, quanto maior o número de possibilidades à disposição dos clientes, melhor para o faturamento do e-commerce que se antecipar ao futuro e às exigências do mercado.
Por fim, para uma experiência realmente diferenciada, as pessoas também esperam receber um ótimo atendimento pós-venda.
Quando tudo começou, os e-commerces se limitavam a aceitar pagamentos via boleto, e com isso os clientes precisavam aguardar não apenas o prazo de entrega, mas também o de compensação do pagamento.
Com o avanço das opções de pagamento, o cenário começou a mudar e os pagamentos e parcelamentos via cartão de crédito passaram a ser aceitos, fazendo um grande sucesso.
Agora, o futuro do e-commerce nos mostra que outras formas de pagamento já começam a ser colocadas à disposição, dentre elas:
Na prática, quanto maior o número de opções disponíveis, maiores as chances dos visitantes concretizarem a ação de compra.
No futuro do e-commerce, diferentes possibilidades de imersão serão realidades e estarão disponíveis para o consumidor.
Mais uma vez pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas em breve você poderá experimentar roupas virtualmente e, com a ajuda da realidade virtual, olhar um produto a partir de vários ângulos, como se ele estivesse nas suas mãos, sobre uma mesa ou armário dentro da sua casa.
Você já pensou em escolher um item de decoração ou uma mobília nova e, com a ajuda de dispositivos 3D, conseguir visualizar antes da compra como ele ficará dentro da sua casa ou escritório? Acredite: não vai levar muito tempo para que isso aconteça.
Como o próprio nome sugere, o mobile commerce ou M-commerce é uma área do comércio eletrônico que busca estabelecer canais de vendas acessíveis através de dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Essa é uma grande tendência para o e-commerce, já que é crescente o número de pessoas que fazem compras na internet usando dispositivos móveis, tendo em vista a facilidade que eles oferecem.
Para não restarem dúvidas, uma pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) concluiu que o smartphone é utilizado em 87% das compras na internet.
Sabendo disso e de olho no crescimento das vendas a partir de dispositivos móveis, os lojistas que desejam aproveitar tudo que o futuro do e-commerce tem a oferecer precisam investir em aplicativos e sites responsivos, que funcionam bem a partir de qualquer dispositivo.
Quando o assunto são as tendências para o futuro do e-commerce, outro item que deve ganhar muito espaço é a experiência de atendimento cada vez mais automatizada, exigindo um número reduzido de cliques do cliente.
Com o uso de determinadas tecnologias e da inteligência artificial, alguns recursos nesse sentido já começam a ser explorados, como os chatbots. Eles são robôs virtuais que conseguem atender milhares de clientes de forma simultânea, respondendo dúvidas e solucionando situações a qualquer hora do dia.
Com o uso de chatbots, as lojas virtuais já descobriram que podem:
Não tenha dúvidas, experiências automatizadas e ágeis tendem a melhorar o índice de satisfação dos clientes.
Por fim, outra tendência que merece bastante destaque e que certamente estará presente no futuro do e-commerce é a busca de produtos e a realização de compras por comandos por voz, ou seja, de forma ainda mais ágil e prática.
Muito em breve você poderá dizer “Alexa, compre isso ou me informe o melhor preço para o produto X”. A propósito, uma pesquisa feita pela consultoria de análise de dados Ilumeo concluiu que 48% dos entrevistados usam assistentes de voz ao menos uma vez por semana. Além disso, 84% dos entrevistados consideram o uso desse recurso mais fácil do que digitar.
Diante das tendências destacadas ao longo deste conteúdo, o que você, consumidor, espera para o futuro do e-commerce? Ansioso ou ansiosa para as novidades que estão por vir?
E você que é proprietário ou proprietária de um e-commerce, já começou a adaptar a sua loja virtual para as tendências que estão chegando?
Deixe um comentário