Hoje em dia o que muita gente procura é como ter um e-commerce de sucesso. Se você também quer saber essa resposta, está no lugar certo. 🤩
A seguir, confira algumas dicas do que você deve fazer em sua loja e como ter um e-commerce de sucesso.
Todos nós já sabemos que a indústria de lojas online vem em um crescimento constante e acelerado. Ter um e-commerce de sucesso pode ser a forma mais lucrativa para o seu negócio, pois o consumo digital bate recordes anuais e a sua empresa precisa ir onde o povo está, não é mesmo?
A oferta de e-commerce é infinita, e com grande concorrência o seu negócio precisará de estratégias, além de planejamento inteligente e bem estruturado para se destacar no mercado. UFA! 🤯
Uma lista enorme de ações, né? Mas respira e não pira, pois estamos aqui para te guiar e fazer você ter um e-commerce de sucesso. Vamos nessa! 🚀
O seu produto faz a diferença, ou é mais do mesmo?
Optar em vender um produto já saturado no mercado tem grandes chances da empresa fechar antes de 5 anos (segundo dados do IBGE), e a falta de planejamento é um dos fatores.
Ter um nicho bem definido fará com que tenha mais chances de vendas. Não vá querer abrir logo de cara uma “25 de março” (rua popular de comércio em São Paulo) online, pois vai dar ruim. Busque também por fornecedores de qualidade, desde matéria-prima até a plataforma que irá hospedar o seu e-commerce.
Fique atento também ao seu potencial consumidor, suas necessidades, sonhos, desejos e o que realmente faz diferença na vida deles para consumir o seu produto.
Hospedagem para ecommerce? Sim! 🖥️
Um ponto importantíssimo é definir uma plataforma para hospedar o seu e-commerce. Escolha aquela que permite criar e gerenciar sua loja online com praticidade e eficiência, e principalmente que tenha um servidor estável.
Você não vai querer perder vendas por conta de um site que vive fora do ar. Seja assertivo nessa escolha, pois será quem sabe o seu melhor investimento.
Ter um planejamento financeiro para um e-commerce é tão necessário quanto para uma loja física, por isso absorva essa informação.
Para começar, defina um orçamento, metas do seu negócio e faça um mapeamento de custos (ou seja, todas as despesas do seu ecommerce).
Outro ponto importante é criar um plano de negócios, documento que reúne todas as informações essenciais sobre o seu negócio. Ele vai de orçamento com embalagens até as estratégias de marketing e vendas, ou seja, um planejamento financeiro completo.
O planejamento financeiro também precisa ser diário. Você pode utilizar planilhas no Excel ou investir em programas. Outro ponto importante: o planejamento das finanças é algo flexível, e será possível adaptá-lo sempre que achar necessário.
Um cadastro adequado dos produtos faz parte da estratégia de destaque e visibilidade do seu ecommerce. Afinal, você não compraria em uma loja desorganizada, né?
O consumidor precisa ter acesso ao maior número de informações possíveis sobre o produto, imagens bem definidas em alta qualidade, com possibilidade de zoom, cores fiéis, descrição da modelagem em relação aos tamanhos.
Invista tempo e atenção nessa etapa, como o consumidor não pode avaliar fisicamente o produto, ele vai confiar nas informações fornecidas.
O cliente é a alma do negócio, quer ver? 👀
Anos atrás, quando um cliente era mal atendido, a sua insatisfação era repassada para um ciclo pequeno de pessoas. Já imaginou o enredo dos dias atuais, né?
Pois bem, hoje com a internet ficou mais fácil dissipar uma insatisfação em relação a um atendimento mal feito por alguma loja ou prestador de serviços, e o acesso de milhares de pessoas em poucos segundos pode levar uma marca à ruína. Conclui-se que o seu cliente é o seu xodó!
Ofereça um atendimento de excelência dentro do que você consegue. Invista em um relacionamento com diversos pontos de contato, telefones, WhatsApp, e-mail e redes sociais – afinal, isso tem custo zero, né?!
Garanta ao cliente que suas dúvidas e reclamações terão soluções em curto tempo. O seu e-commerce também é sucesso no atendimento.
Quem não gosta do famoso leve 2, pague 1? 🤩
Planejar promoções é essencial para garantir um e-commerce de sucesso. Estude as possibilidades, faça um levantamento periódico do estoque e defina épocas promocionais.
Essas promoções não precisam de fato ser um desconto em cima do valor do produto. Pode ser um frete grátis para regiões específicas ou outra ação específica, já que promoções são vantagens que você oferece ao seu consumidor que vão ser convertidas em vendas e fidelização.
Outra aposta são os clubes de assinatura. O cliente paga mensalmente por produtos (isso gera descontos reais na compra), recebem a entrega programada e você não precisa gastar com campanhas para atrair quem já compro em seu ecommerce em algum momento.
Se você desejar ter um e-commerce de sucesso, a hora é agora. Esse modelo de consumo vai crescer ainda mais. Siga o fluxo!
Esperamos que esse post tenha dado aquele start que faltava para você ter o seu e-commerce de sucesso. Até o próximo post! 👋
Deixe um comentário