Já faz algum tempo que os blogs dominam a internet, é possível até que você mesmo já tenha criado um blog. Receitas, reflexões, política, maquiagem os blogs falam de todos os assuntos existentes na humanidade, tem de todos os tipos para todos os gostos. Se você tem algum conhecimento no assunto, ou já foi um blogueiro das madrugadas, com certeza, já ouviu falar do WordPress. O WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo, presente em grande parte dos blogs e sites hoje em dia.
Sim, o que diz no título do texto é verdade, agora além de blog, você também pode ter um E-commerce WordPress. As pessoas acabam recorrendo ao e-commerce WordPress pelo baixo custo, você não paga nada pela plataforma, nem comissões de venda. Para configurar o seu blog para que ele se torne um site de vendas você precisa fazer o download de um plugin de e-commerce, como Woocommerce ou WP eCommerce, para fazer os downloads tanto do WordPress quanto dos plugins de e-commerce você não paga nada. Se você já utilizar o WordPress vai precisar do download apenas do plugin.
Lembrando que antes de baixar o WordPress, você precisa ter um domínio próprio, os domínios .com.br custam cerca de R$30 por ano e os domínios .com custam cerca de R$45 por ano. Não importa se você tem um blog ou um e-commerce, para ter um domínio próprio você precisa pagar esses valores, mesmo que você opte por contratar uma plataforma de e-commerce e não use códigos livres como WordPress.
Outros custos que você vai ter são os templates e layouts prontos para e-commerce, o preço é em dólar e com o preço que está o dólar, você precisa se controlar na hora de escolher. No site Theme Forest você encontra várias faixas de preço. Além disso alguns plugins também podem ser pagos, e você vai precisar dos plugins para configurar seu e-commerce WordPress. Pesquise os layouts e temas que estão em alta, invista em algo que seja agradável aos olhos dos seus clientes.
Se você entende de WordPress vai conseguir instalar e configurar sozinho, se não entende, vai precisar de alguém que saiba e lá se vai mais uma parte do seu dinheiro indo embora. Então se você ouvir por aí que e-commerce WordPress é gratuito não se deixe iludir. Dependendo quanto você gastar nas configurações iniciais, você ainda está no lucro, pois aluguéis de plataforma e plataformas próprias costumam custar um pouquinho mais caro. Se você estava pensando em fazer um e-commerce WordPress sem nenhum investimento, desista.
Pesquisando na internet, você encontra vídeo aulas, e cursos para configurar e-commerce WordPress. Já que quem vai cuidar da loja é você mesmo, talvez seja interessante aprender um pouco sobre a plataforma, mesmo que você contrate alguém para as configurações iniciais. A parte boa é que se você já esta acostumado com o WordPress vai se familiarizar bem rápido como seu e-commerce WordPress.
➜ Palestra On-line: 8 dicas fantásticas para montar uma loja virtual
A parte não tão boa assim, é que plataformas de código livre, justamente por causa da liberdade acabam sendo mais demoradinhos na hora de carregar e você precisa de paciência para configurar cada plugin, mas esses são detalhes que você percebe na prática. Se você não tem muito dinheiro para investir numa loja virtual, o e-commerce WordPress pode ser uma ótima saída.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Não entendi… Num parágrafo está escrito “Se você estava pensando em fazer um e-commerce WordPress sem nenhum investimento, desista.” No final do texto, assim: Se você não tem muito dinheiro para investir numa loja virtual, o e-commerce WordPress pode ser uma ótima saída.”
Poderia explicar melhor?
Grata!
Oi Christine, ter pouco para investir e não ter nada para investir é diferente. Eu quis dizer que as pessoas não devem começar acreditando que será totalmente gratuito, mas que é um investimento menor do que em outras plataformas. Ficou mais claro agora?
Este blog es realmente un paseo a través de toda la información que anelaba sobre este este tema tan aditivo y no sabía a quién preguntar .