A web é o ambiente perfeito para conquistar os melhores resultados para uma empresa. Ter uma loja online é cada vez mais vantajoso, principalmente pela grande exposição que sites conseguem alcançar. Ainda assim, saber como vender bem pela internet depende de uma série de fatores. Sem eles, os bons resultados não chegarão.
Ter sucesso com um e-commerce não se trata apenas de ter um site e vender bons produtos. É necessário adequar toda a infraestrutura dele, além de rodar campanhas de marketing e também se preocupar com a parte operacional da loja.
São tantas preocupações que resolvemos criar uma lista para você. Por isso, confira a seguir quais são as 14 melhores dicas sobre como vender bem pela internet!
Para saber como vender bem pela internet é necessário, primeiramente, uma base sólida. Hoje, ela é composta por três elementos principais: segmentação de nicho, um site de qualidade e um time de marketing capaz de rodar estratégias qualificadas. A seguir, saiba mais sobre esses pilares e como eles são importantes.
Quem exatamente é o seu público? Saber isso parte da identificação do seu nicho de mercado. Por exemplo, se você vende alimentos veganos, é mais fácil entender qual é o público-alvo do negócio. Logo, esse detalhe vai influenciar absolutamente tudo que é pensado para a empresa, desde o marketing na internet até os produtos vendidos.
A segmentação é o que influencia também a eficácia das campanhas que você veicula online. Elas precisam alcançar somente quem tem interesse no que você vende. Assim, na hora de fazer ações, como as de marketing de conteúdo, ou anúncios online, você vai atrair e alcançar os leads qualificados.
O site é o cartão de visitas da sua empresa na internet. Qualquer usuário que visita uma loja virtual tem algumas expectativas básicas em relação a ela. Sem dúvidas, as principais estão na aparência daquele ambiente e também no seu funcionamento. Basicamente, esses dois elementos compõem a experiência do ambiente virtual.
Um bom site precisa garantir que o usuário encontre as informações que precisa de maneira simples e descomplicada. Além disso, o tempo que ele passa nesse ambiente deve ser agradável, com um carregamento ágil de páginas, principalmente. Assim, de forma geral, uma experiência perfeita é oferecida e a venda acontece.
Para uma loja online, sobreviver sem o marketing digital é praticamente impossível. Isso não é exagero, tendo em vista que as estratégias de divulgação e atração são fundamentais para gerar tráfego, captar leads, engajar e vender. Só quem consegue fazer isso é uma equipe de marketing capacitada e, de preferência, experiente no segmento.
Essas pessoas são capazes de pensar em estratégias eficazes, considerando o nicho e os concorrentes do mercado. Então, campanhas são projetadas, executadas e os resultados são monitorados. Dessa forma, torna- se mais fácil gerar cada vez mais oportunidades de vendas, além de dar mais visibilidade para a empresa na web.
O sucesso depende de alguns fatores que você consegue lidar de maneira muito simples. Veja quais são eles a seguir e entenda como conduzir o cenário em cada um!
O seu público tem um problema que precisa ser resolvido. Às vezes, nem ele próprio entende isso, mas você consegue mostrar por meio do marketing de conteúdo. Por isso, entender a dor permite que você planeje a estratégia certa de atração e engajamento. Depois, só resta apresentar o seu produto, que será a solução exata para essa dor.
Visibilidade é fator indispensável para o sucesso de uma empresa que deseja vender pela internet. Por isso, só um bom site não vai bastar. É preciso obter boa exposição nas redes sociais principais, como Facebook e Instagram. Além disso, a otimização para motores de busca, como o Google, se faz fundamental.
Estratégias de vendas são essenciais para a estabilidade e crescimento do negócio. Esse trabalho passa por definir metas de faturamento e lucro, as duas principais. Afinal, se o negócio não sabe o quanto precisa para funcionar bem e dar lucro, dificilmente essa empresa conseguirá se manter sólida.
Se você acompanha o mundo do e-commerce, deve ter percebido como, cada vez mais, empreendedores têm começado negócios que dão certo. Isso é possível porque a internet é um ambiente de potencial incrível para vendas. Ainda assim, é preciso ter uma boa estratégia, tanto na divulgação quanto na operação do negócio.
A seguir, confira as 14 dicas principais sobre como vender bem pela internet!
Você está anunciando? Já que você quer saber como vender bem na internet, você precisa anunciar. Se você não está fazendo isso, o restante das dicas deste texto não fará sentido para você. A ideia aqui é multiplicar as suas vendas, mas zero vezes zero é igual a zero, entende? Ou seja, se você não anuncia, não podemos ajudá-lo a vender bem.
Se você está anunciando e não está tendo o resultado esperado, não se desespere. Você sabe o que precisa ser feito, só que está fazendo do jeito errado. Não adianta anunciar, por exemplo, pizza de bacon para um público vegano. Direcione os seus anúncios para as pessoas certas, quem realmente é o público do seu produto.
Outra dica que te ajuda a vender bem na internet é o marketing pessoal, porque se você não acreditar em você mesmo, dificilmente outras pessoas farão o mesmo! Talvez você precise de um tempo para criar essa autoconfiança no seu trabalho e na sua estratégia. A partir daí, você conseguirá transmitir essa firmeza para quem acompanha seu trabalho.
Essa é uma estratégia fundamental para pessoas que não vendem com o nome de uma empresa, mas sim, por meio de suas marcas pessoais. Ou seja, o próprio nome! Isso é cada vez mais comum, especialmente pelo crescimento dos influenciadores. Então, se você tem esse perfil em potencial, trabalhe no seu marketing pessoal!
Para vender bem, você precisa conhecer seus clientes em alguns pontos básicos. São eles:
Vender para estranhos é muito mais difícil do que para conhecidos. Para saber mais sobre seus clientes você pode fazer pesquisas e criar uma campanha de e-mail marketing que estimule respostas. Por isso, estabeleça uma relação amigável e próxima com seus clientes e leads. Do contrário, eles rapidamente se esquecerão de você e as vendas não acontecerão.
Se você quer saber como vender bem, precisa definir como vai fazer. Por isso, estruture as estratégias de vendas que você vai utilizar. Esqueça aquela ideia de que ter o preço mais baixo do mercado é a melhor maneira de vender mais. Isso já está ultrapassado porque os clientes não querem só preço.
Uma boa estratégia de vendas precisa contemplar condições de pagamento, frete mais rápido e, de maneira geral, um bom relacionamento entre marca e consumidor.
Outra coisa que não funciona é vender um produto quando você não acredita no sucesso dele. Ele precisa ser útil e chamar atenção do seu público por conta do problema que ele é capaz de solucionar.
Por fim, uma boa estratégia de vendas depende da sua visão de mercado e da sua capacidade de acreditar no que está fazendo. Para isso, você precisa colocar a mão na massa.Se os resultados não estiverem bons, você precisa identificar onde está o problema e corrigir.
O segredo do sucesso é uma constante experimentação do que dá certo. Talvez, aquela técnica de vendas que você usou lá em janeiro de 2013 ainda funcione. Talvez não. Para saber isso você precisa testar, acompanhar o mercado e exercer sua percepção sobre ele.
Um bom site precisa estar otimizado. O ponto de partida é o design, que deve ser responsivo, com botões visíveis e com acessibilidade. Assim, a navegação funciona bem para qualquer pessoa, inclusive para quem acessa de um smartphone ou tablet. Isso é um fator considerado pelo Google na hora de rankear sites na página de resultados.
A otimização deve ser feita sempre com base nos parâmetros de SEO. Por isso, fatores como o tempo de carregamento da página e o uso de palavras-chaves são fundamentais. O ideal é fazer uma auditoria no site e entender o que precisa ser otimizado. Assim, há a garantia de que mais pessoas encontrarão ele na internet.
A curadoria de produtos é um trabalho importante para quem está na busca de como vender bem pela internet. Isso se dá pelo fato de, quanto melhor for essa seleção, maior é o interesse que o e-commerce gera no público. A propósito, a escolha do que será vendido parte principalmente dos desejos do público-alvo.
É importante fazer um estudo constante do mercado. Assim, sua marca conseguirá identificar categorias básicas de produtos como:
Fornecedores são elementos fundamentais na rotina do e-commerce. Eles garantem que sua loja online tenha os melhores produtos no tempo certo e com qualidade. Por isso, todo esforço para encontrar fornecedores qualificados vale a pena e os resultados podem ser vistos nas vendas e faturamento.
Um fornecedor de qualidade deve unir algumas características principais, entre elas:
Precificar é bem mais difícil do que pode parecer. Um dos grandes erros que se pode cometer é definir o quanto um produto custará sem antes entender alguns fatores. Afinal, se você busca lucro, precisa entender o quanto cada produto custa para sua empresa. Do contrário, você venderá muito, mas colocará pouco dinheiro no bolso.
No momento de precificar, o valor cobrado pelo seu produto precisa considerar:
Considerando todas essas informações, você poderá definir um preço que seja justo tanto para o consumidor quanto para você.
Consumidores têm restrições com lojas online que cobram fretes caros. Essa é uma situação recorrente e que pode fazer com que o cliente desista de comprar. Portanto, se você não trabalha para ter boas opções de frete, a tendência é perder vendas. O abandono de carrinho passará a ser comum e os resultados vão cair.
Para resolver isso, buscar parceiros logísticos é a melhor solução. Você pode continuar oferecendo o frete comum dos Correios, mas precisa juntar a ele outras opções. Por exemplo, as transportadoras de menor porte, focadas justamente na entrega de lojas online. Elas oferecem agilidade e preços que cabem no bolso do consumidor.
As redes sociais são um ambiente obrigatório para empresas que querem ter sucesso de vendas pela internet. Nelas é possível estabelecer estratégias de divulgação do negócio e, principalmente, relacionamento com o consumidor. Isso é fundamental para que, além de conhecer sua empresa, eles também possam ser engajados pelas campanhas.
Nas redes sociais também é possível prestar atendimento, mostrar mais sobre seus produtos, com fotos e vídeos, além de rodar campanhas de anúncios pagos. De maneira geral, as redes sociais têm imenso potencial de gerar mais vendas, desde que as campanhas e conteúdos publicados sejam de qualidade e segmentados.
O funil de vendas é uma importante prática do marketing que ajuda a atrair consumidores nos mais diversos estágios. Assim sua marca pode se comunicar adequadamente com pessoas que acabaram de conhecer sua marca ou que já estão prestes a realizar uma compra.
Para isso, você precisa trabalhar com estratégias inbound e anúncios online. Nessas duas frentes, você poderá levar ao consumidor a informação que ele precisa naquele momento. Por isso, uma boa maneira de construir uma estratégia de vendas com base no funil é contar com uma consultoria especializada.
A consultoria para e-commerce é um serviço de grande importância para quem deseja colocar um negócio na web. Esse é um momento que requer entendimento de muitas questões, e sem experiência pode ser difícil saber lidar com tudo.
Diante disso, a consultoria vai ajudar a definir os melhores caminhos do seu negócio de acordo com o cenário apresentado. Assim, sua loja virtual consegue alcançar o público certo por meio dos investimentos que você é capaz de fazer. O papel da consultoria é guiar o negócio de maneira otimizada, o que vai gerar mais vendas.
Uma boa loja virtual está associada a uma plataforma funcional, de fácil uso e que permita configuração simplificada do seu e-commerce. Atualmente, há muitas opções no mercado, mas nem todas conseguem reunir essas e outras características indispensáveis.
Uma boa plataforma permite uma gestão fácil do layout, além de otimizar questões importantes ligadas ao SEO do site. Assim, você conseguirá ter mais tráfego, conversões e, consequentemente, vendas.
Sua empresa vende apenas pela loja virtual? Se sim, saiba que você pode estar perdendo boas oportunidades. A razão é que, atualmente, há muitos outros canais em que você pode fechar vendas de maneira segura e, principalmente, com muita conveniência para o seu consumidor.
Entre as principais opções atualmente estão o Instagram Shopping e o WhatsApp Business. São ferramentas dentro de aplicativos que você geralmente usa na sua empresa, mas que podem ser úteis também para gerar mais vendas. Por isso, lembre-se: quanto mais canais à disposição, maiores as chances de fechar uma venda.
Com objetividade e foco no que realmente funciona a sua empresa vai prosperar. Saber como vender bem pela internet passa pelas 14 dicas que você viu ao longo deste conteúdo. Elas foram pensadas por quem entende do assunto e para quem precisa desse conhecimento.
Curtiu saber mais sobre este assunto? Agora aproveite e saiba mais sobre como reforçar a marca do seu e-commerce!
[rock-convert-cta id=”23960″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Muito bom. Ótimas dicas que vão me ajudar demais a melhorar meus processos de vendas online. Obrigado