Uma das grandes vantagens da tecnologia digital é ser acessível de maneira ampla. Você consegue logar em um sistema de trabalho em casa, no escritório da empresa ou até mesmo em outro país. Esses avanços resultaram em empresas que têm suas atividades totalmente desassociadas de sedes físicas, caso da franquia home based.
Investir em um modelo de negócio pronto e com mais chances de sucesso é o que todo empreendedor deseja. Afinal, os riscos são menores. Quando falamos de home based, além de ter mais garantias de bons resultados, há ainda o menor custo. Um negócio gerenciado e operado totalmente em casa é mais cômodo e muito mais barato.
Para deixar você por dentro dessa possibilidade, este post vai explicar melhor o que é uma franquia home based, como escolher um nicho e de que maneira começar a sua. Acompanhe!
Uma franquia home based se trata de uma empresa na qual não há uma sede física. O negócio é 100% baseado na casa do empreendedor. Ou seja, essa pessoa investe na aquisição de uma franquia, mas não precisa se preocupar com uma loja física. É um modelo muito mais cômodo e de gerenciamento facilitado.
A diferença principal deste tipo de franquia é que estamos falando de negócios digitais, em sua maioria. Não há um produto físico a ser comprado, ou seja, o consumidor não receberá um pacote com sua encomenda. Na verdade, as franquias home based são mais focadas na prestação de serviços, esses podendo ser feitos totalmente a distância.
Se você já precisou, por exemplo, criar a marca de sua empresa, sabe que não há a entrega de um pen-drive com o logotipo, ou o mesmo impresso em uma folha de papel. Esse é um serviço digital em que, geralmente, a arte pronta é enviada por e-mail ou disponibilizada em uma nuvem. Por ser digital, o prestador de serviço não entrega nada físico.
O conceito de franquia home based foi desenvolvido justamente para dar aos empreendedores a oportunidade de gerenciar negócios dentro de suas casas. Assim, o trabalho pode ser feito de maneira mais dinâmica e com menos custos de operação. É uma forma interessante de investir em novos negócios.
Se você tem acompanhado o que tem acontecido no mercado de trabalho, certamente já ouviu falar sobre home office. O termo tem se popularizado nos últimos anos e, sem dúvidas, se tornou ainda mais comum depois da pandemia da Covid-19. Com a necessidade de distanciamento social, 11% dos brasileiros passaram a trabalhar de casa.
O que para muitos foi um choque, não no sentido ruim, mas de mudança repentina, para outros foi apenas mais um dia. O home office é uma realidade para milhões no mundo inteiro e, em muitas profissões, é um modelo estabilizado e eficaz. A partir disso, a proposta de home based se tornou mais concreta e realmente uma realidade.
É muito comum ver pessoas em dúvidas sobre home office e home based serem a mesma coisa. Por mais que pareçam conceitos iguais, há uma sensível diferença que coloca essas duas ideias em lugares totalmente distintos.
O home office trata mais de uma situação que, não necessariamente, é algo permanente. Por isso vemos muitas pessoas falando que “estão” de home office. Há empresas em que adotam o modelo de trabalho remoto como opção em dias da semana específicos para seus colaboradores. Ou seja, o home office é feito em dias específicos ou em períodos mais estendidos.
Já no modelo home based, estamos falando de uma atuação totalmente remota, no caso das franquias, em que a empresa funciona na casa do empreendedor. Não há nenhuma opção de sede física para atendimento ou alguma outra demanda. Rigorosamente, tudo funciona de uma base de trabalho mantida na residência de quem investe na franquia.
Com o crescimento do modelo de franquia home based, empreendedores têm ido em busca de mais informações sobre como adotá-lo. Nesse ponto, não estamos falando somente de infraestrutura e grau de investimento. Esse tipo de negócio também requer algumas qualificações e características importantes por parte de quem empreende.
Por isso, separamos alguns dos requisitos mais relevantes a seguir. Acompanhe e veja como seria uma preparação e adequação para ter empresa home based.
Gerenciar negócios requer responsabilidades. Por mais que o empreendedor seja alguém experiente, é importante também ter qualificações específicas. Este modelo de negócio se diferencia de outros mais tradicionais, o que é um ponto que merece atenção.
As exigências de gestão são mais fortes e incisivas. Afinal, você precisará cuidar por si só de um negócio, fazendo isso dentro de sua casa. É importante, além da expertise, saber também como conduzir negociações, gerenciar rotinas administrativas e operar da forma certa.
Essa qualificação pode ser mais técnica, ou seja, adquirida por meio de estudos e formações, ou com origem na experiência. Quem já esteve à frente de negócios pode ter mais facilidade, bastando saber se adaptar a um modelo totalmente remoto.
Trabalhar em casa sempre vai requerer mais disciplina por parte do empreendedor. Por mais que sua residência não tenha aquele clima organizacional, é importante adotar esse espírito para lidar com as demandas. Do contrário, você pode não levar a sério as obrigações.
Disciplina se adquire com o tempo, mas tudo depende também da sua mentalidade. É importante saber que aquele é seu trabalho e, independentemente se ele acontece na sua casa, precisa ser encarado da forma certa.
É fundamental definir horários de trabalho, pausas e ter foco nas demandas que devem ser resolvidas no cotidiano. Você pode ter uma franquia home based de sucesso, desde que se mantenha dedicado à gestão e operação.
Organizar as demandas é outro desafio importante que precisa ser levado como base de um bom trabalho em uma franquia home based. São muitas tarefas no cotidiano e, em alguns casos, ainda é necessário delegar parte delas para funcionários da empresa.
Portanto, o empreendedor deve se municiar de práticas e ferramentas de organização, como o uso de planilhas, cronogramas e sistemas de gestão. A partir disso, fica mais fácil elencar quais são as atividades a serem realizadas nos próximos dias.
Manter essa organização é um ponto fundamental. Sem ela, pode ser difícil manter a franquia realmente capaz de entregar serviços de qualidade. Isso pode afetar o sucesso da empresa e impactar negativamente os resultados.
Todo negócio requer investimento, o que não é diferente em uma franquia home based. Falar em valores nunca é fácil, já que isso depende do mercado da franquia, sua relevância, o potencial de faturamento, entre outros pontos.
Portanto, os empreendedores devem começar o processo de análise da franquia a adquirir a partir do seu orçamento disponível. Isso é fundamental para que a organização financeira seja feita, tanto para a aquisição quanto para a manutenção da empresa até que ela comece a lucrar.
Investir não é um processo simples. Portanto, a precipitação nunca será um bom negócio! O ideal é que empreendedores façam muitos cálculos, estudem o impacto dessa aquisição e se conseguirão mantê-la durante o período inicial.
Certamente, tempo é um dos principais ativos que empreendedores precisam ter. Sem ele, não dá para se dedicar adequadamente ao trabalho. Quando falamos de uma franquia home based, o tempo traz ainda questões muito mais específicas.
Um grande erro é achar que, por ser um trabalho em casa, tudo é mais fácil de ser feito e você poderá conciliar com outras coisas. Na verdade, não funciona assim. Sobretudo se você trabalhar sozinho em micro e nano franquias, todas as tarefas serão de sua responsabilidade.
Saber como gerir o tempo, muitas vezes, é o que vai ser decisivo para empreendedores que têm negócios home based. O ponto de partida, neste assunto, é entender como todas as demandas poderão ser encaixadas nas horas de trabalho que você tem.
Por fim, para ter sua franquia home based você precisará investir em equipamentos. Eles tornarão sua casa no verdadeiro escritório que você precisa para sua empresa. Recursos adequados tornam o cotidiano de trabalho mais dinâmico e fácil de ser conduzido.
Isso também vai demandar investimentos. Pode ser que você já tenha alguns desses equipamentos, principalmente se já tem um escritório em casa. Mas outros, certamente terão que ser adquiridos. Entre os principais equipamentos estão:
Mas afinal, em que tipo de franquia home based investir? O momento decisivo é recorrente, assim como a dúvida. Tomar essa decisão envolve analisar muitos pontos importantes, desde o mercado em questão até a estrutura necessária para o trabalho. Tudo vai impactar o volume de trabalho, as dificuldades e até mesmo os lucros.
Não há um conjunto de regras para fazer a escolha mais adequada. No entanto, você pode considerar alguns pontos essenciais que vão desde suas escolhas pessoais até o potencial do nicho de mercado. Uma boa escolha é feita com muita calma e análise de alguns pontos fundamentais. Listamos os principais para você checar a seguir!
O nicho do seu novo negócio é uma questão fundamental. Em uma breve pesquisa, você verá que há uma seleção realmente ampla e diversificada de possibilidades de negócios. Dos mais tradicionais aos mais inovadores, há sempre boas opções de investimento. O ideal é, acima de tudo, que você tenha expertise ou, ao menos, identificação com o nicho.
Uma boa estratégia é apostar em nichos bastante específicos, mas que ainda assim tenha um bom volume de vendas e um público fiel. Isso significa que, provavelmente, essas pessoas vão comprar de forma recorrente. Outra boa alternativa é investir em nichos mais comuns, mas que ainda assim, geram muitos resultados de maneira constante.
Os mercados em expansão também são uma boa ideia de investimento. Alguns deles se mostraram com grande potencial há anos, mas só agora estão realmente fortes e cada vez mais lucrativos. Em expansão não quer dizer exatamente novo, mas sim, em pleno crescimento e com cada vez mais procura por parte do público-alvo.
Mercados em expansão são também uma grande oportunidade para que você se estabilize como uma referência nele. Como é uma fase em que novos empreendimentos ainda estão surgindo, o consumidor está aberto a novas opções. Então, se você fizer um bom trabalho, pode se tornar uma grande empresa dentro de alguns anos.
Vamos supor que você é uma pessoa que ama churrasco. É seu tipo de comida favorita e, nas suas reuniões de família e amigos, é esse tipo de evento que você curte. Mas, você também é um empreendedor e leu que o setor de produtos veganos tem gerado muito lucro. Então, faz sentido investir nele, mesmo sendo apreciador de churrasco?
Você até poderia fazer essa escolha, mas não podemos negar: seria um segmento que nada tem a ver com você e com seu estilo de vida. Portanto, na hora de investir em uma franquia home based, busque uma área na qual você se identifique, tenha expertise e conhecimento. Isso vai tornar a jornada mais gratificante!
Você encontrará muitos franqueadores durante sua pesquisa. Esse modelo de negócio está em exponencial crescimento, o que faz com que muitas empresas surjam. Isso não significa, porém, que todas, ou a maioria delas, seja confiável. Algumas até são, mas não têm capacidade de entregar o nível de rendimentos que você espera.
Portanto, dedique-se a uma pesquisa detalhada e extensiva antes de escolher seu franqueador. Colete informações sobre a seriedade da empresa, sua avaliação no mercado e se ela tem solidez para se manter como um negócio estável por anos. Assim, dá para garantir um investimento mais seguro e com potencial de retorno satisfatório.
Projeções financeiras são importantes para que você entenda, aproximadamente, o quanto a franquia que visa adquirir pode oferecer de retorno. Muitas delas já informam isso em seu plano de franqueados, o que é uma vantagem importante. Porém, uma análise subjetiva e pesquisa de mercado também serão muito importantes.
Primeiramente, lembre-se de que as projeções não serão nunca números exatos. Tratam-se de médias que outros franqueados foram capazes de alcançar. Além disso, pode ser que o mercado em questão esteja em baixa naquele momento. Dessa forma, dificilmente as projeções de retorno serão as mesas. Considere isso tudo na hora de analisar as condições financeiras do investimento.
Quanto mais ampla for sua pesquisa, melhor será o nível dos resultados. Não se prenda somente a algumas opções de franqueadoras. Vá além e descubra tudo que esse mercado pode oferecer a você. Além disso, esteja em contato com franqueados e veja o que eles têm a falar sobre a relação com a empresa. Isso pode ser muito enriquecedor!
Os franqueados serão as principais referências que você terá para entender a relação da franqueadora com quem adquire uma franquia home based. Tente levantar informações sobre como essa empresa funciona no suporte ao franqueado, se os resultados são bons e se a lucratividade vale a pena. Assim, você não dá um tiro no escuro!
Você precisará de um investimento mínimo para começar sua franquia home based. Como já mostramos, há uma série de equipamentos que precisam ser adquiridos. Eles são considerados básicos para que uma rotina de trabalho seja mantida. Há um custo médio, geral, envolvido para montar essa estrutura necessária para a atuação.
Primeiramente, avalie toda a estrutura de trabalho que você precisa. É importante pontuar que isso pode variar de um negócio para o outro. Portanto, o ideal é, antes de tudo, decidir em qual nicho você investirá. Depois disso, faça contas! Pesquise o preço dos equipamentos que você precisa comprar e defina qual é o orçamento necessário para isso.
Esta é, certamente, uma das mais difíceis perguntas que podemos fazer na hora de analisar mercados. São muitos fatores envolvidos, como já pontuamos. É preciso considerar o potencial de lucro e também sua familiaridade com o mercado.
Dito isto, o melhor a se fazer é analisar alguns tipos de franquias home based para entender qual serviço é oferecido ao consumidor. Veja nossa lista com algumas sugestões na sequência!
Marketing digital é um dos principais mercados que temos na prestação de serviços remotos. É um segmento muito interessante e com procura alta. O fator principal que motiva isso é a estabilização do digital como ambiente para marcas se posicionarem e comunicarem com o público.
Uma franquia home based de marketing digital oferece serviços do setor. As opções vão desde uma consultoria especializada até o posicionamento como uma agência. Neste segundo caso, sua empresa atuará desenvolvendo estratégias e as executando para as empresas.
Os produtos digitais avançam da mesma forma. Enquanto a população se mostra mais ambientada com as compras online, é um movimento natural o avanço desses produtos. Eles são totalmente oferecidos pela web, funcionando em computadores e aparelhos mobile.
Um bom exemplo de produtos digitais são os e-books. Você pode investir nesses materiais abordando qualquer assunto, desde que haja um detalhamento técnico maior. Qualquer outro tipo de material pago e que fique de posse permanente do comprador é um produto digital.
Na categoria de produtos digitais há também os cursos. Esses compõem um mercado tão grande e vantajoso que separamos um tópico para falar somente dele. Nos últimos 10 anos, o mercado de EAD teve um crescimento de 378,9% no número de estudantes em todo o Brasil.
Ou seja, se as pessoas consideram fazer cursos online, é um ótimo negócio investir em uma franquia home based no setor. Você pode vender cursos específicos da instituição ou ser uma plataforma que dá acesso a cursos de várias empresas. Ambos os formatos têm chances de serem bem-sucedidos.
As agências de turismo têm um trabalho muito específico: preparar uma experiência perfeita de viagem para seus clientes. Na prática, isso significa emitir bilhetes aéreos, reservar hospedagens e planejar passeios e qualquer outro evento do tipo. Tudo isso pode ser feito totalmente online.
É por isso que as franquias de turismo têm crescido. Essas agências digitais resolvem tudo que é necessário sem precisar atender um cliente em um ponto físico. Ou seja,você pode ter a sua agência dentro de casa e conquistar muitos adeptos.
Muitas franquias atuam somente online, como verdadeiras lojas virtuais, no conceito básico do modelo. É uma ótima opção para quem já tem experiência na gestão e operação de comércios eletrônicos. Nesse caso, você venderá produtos da empresa e vai gerenciar um modelo de loja virtual que ela usa.
Uma franquia home based de loja virtual não necessariamente precisa estar associada a um nicho específico. Há muitos e-commerces mais generalistas, o que também pode ser uma boa ideia. Neste caso, você já atuará sob marcas que têm nome estabilizado e um público fidelizado.
Por fim, há também as franquias home based de tecnologia. Elas consistem em empresas que oferecem serviços como ferramentas de gestão e operação SaaS e PaaS. Tudo que você terá que fazer, enquanto empreendedor, é conseguir novos clientes.
Essas pessoas estarão contratando serviços diretamente de você, mas é a marca e sua estrutura principal que vão fornecer esse software. Esse modelo tem feito bastante sucesso, principalmente porque apresenta uma gestão descomplicada.
Não há dúvidas: uma franquia home based é uma ótima opção de investimento para manter um negócio lucrativo, cômodo e de gestão facilitada. Essa pode ser a oportunidade que você estava em busca durante todo esse tempo! Pesquise o melhor nicho e tome uma decisão mais segura e embasada.
Quer saber como definir seu nicho de mercado? Saiba como com estas dicas!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário