Se você está iniciando ou deseja profissionalizar seu e-commerce, contratar uma plataforma de vendas online é um passo a ser considerado na melhoria de seu negócio. Atualmente existem diversas opções de plataformas de e-commerce no mercado, que oferecem serviços igualmente diversos. Tantas opções podem deixar o empreendedor iniciante confuso a respeito de qual a melhor opção para seu modelo de negócio e orçamento.
De qualquer maneira, antecipamos que a escolha da plataforma que abrigará seu e-commerce não deve ser um entrave para que você comece a vender pela internet. Saber fazer a melhor escolha é importante, mas também existem outros fatores essenciais para que seu comércio eletrônico se torne sólido e rentável.
Neste post falaremos mais a respeito dos tipos de plataformas existentes e como saber qual delas pode acomodar melhor seu comércio eletrônico, além de dicas importantes para vender online através destas plataformas.
O comércio eletrônico equivale a uma loja física, onde estão disponíveis todos os produtos. Lá, os clientes podem analisar os itens, escolher o que querem comprar e efetivar a compra, pagando com cartão de crédito, boleto bancário, etc. Mas onde ocorre todo esse processo de compra? Em uma loja virtual!
Existe mais de um tipo de plataforma de vendas online. Essa é uma informação importante para que você consiga ponderar melhor sobre qual delas é a mais adequada ao seu tipo de negócio, à sua rotina e ao seu orçamento atual.
As plataformas alugadas são aquelas em que já são oferecidos os serviços de programação e manutenção técnica. Basicamente, são sistemas que já possuem modelos prontos de lojas virtuais, que podem ser customizados de maneira mais simples. A vantagem desse modelo de plataforma é que, ao contratar este serviço, o empreendedor economiza tempo e dinheiro na construção de uma loja virtual do zero.
Além disso, economiza gastos com a contratação de um serviço de programação profissional, pois este tipo de plataforma de vendas online já está pronta e possui uma equipe técnica dedicada.
Este tipo de plataforma é recomendada àqueles que desejam dar uma aparência mais profissional ao seu e-commerce sem precisar de grandes investimentos em T.I. e manutenção de um website. Geralmente é utilizada por pequenos ou médios empreendedores e tem uma performance bastante satisfatória.
Neste modelo de plataforma, a base de criação do site já existe, porém seu código de programação permanece aberto e acessível a modificações técnicas por parte do contratante, o que permite que sua loja virtual tenha uma customização mais técnica e exclusiva, diferentemente de um modelo já pronto.
A vantagem deste tipo de plataforma é justamente a possibilidade de realizar ajustes mais complexos na configuração do site, adequando às necessidades de sua marca. Porém, em contrapartida, tais ajustes e modificações necessárias ficam a cargo do contratante, no caso, o dono da loja virtual.
Caso você não possua conhecimento técnico em programação, esse modelo pode ser um empecilho, pois requer necessariamente o investimento extra em serviço de programação profissional.
Uma plataforma própria é aquela construída do zero. Este modelo, geralmente, é escolhido por grandes empresas que necessitam de uma plataforma exclusiva que abarque todas as particularidades de sua marca. Este tipo de plataforma de vendas, requer a construção e customização total da loja virtual, sendo indispensável a ajuda de uma equipe especializada em programação, além de também arcar com todos os custos referentes à hospedagem e manutenção do site.
Marketplace é o tipo de plataforma onde o “espaço digital”, é compartilhado por diversas marcas e segmentos. Bons exemplos de marketplace são o Mercado Livre e OLX.
As plataformas de marketplace, geralmente, são as mais escolhidas por empreendedores digitais iniciantes, pois elas já têm uma audiência própria e propensa à compra , o que facilita a divulgação e estabelecimento inicial de sua marca. Todavia, elas também abrigam muitos outros vendedores do mesmo segmento escolhido por você, o que aumenta a concorrência direta.
Pudemos perceber que existem muitas possibilidades de plataforma de e-commerce, não é mesmo? Não existe uma resposta única sobre qual a melhor ferramenta para a criação de sites, já que isso depende muito das necessidades de cada loja virtual. No entanto, quando for pesquisar pela plataforma ideal para seu negócio, analise questões que vão além do preço.
É claro que o valor a ser pago por este serviço tem influência direta no negócio, já que se trata de um custo fixo. No entanto, muitos empreendedores acabam optando por ferramentas baratas e com recursos insuficientes, deixando de vender tanto quanto poderiam. Por essa razão, vamos listar aqui alguns recursos que são fundamentais para o bom desempenho da sua loja e que devem ser disponibilizados pela plataforma de e-commerce escolhida por você:
Escolher a melhor plataforma de vendas para seu negócio, na verdade, deve ser um processo delicado, porém direto. Uma boa plataforma, basicamente é aquela onde seus clientes conseguem acessar, escolher e comprar os produtos de maneira simples e efetiva. Existem alguns passos importantes a seguir para facilitar a escolha da plataforma ideal para seu e-commerce.
Ao decidir qual tipo de produto irá vender online, é necessário também entender quais serão os recursos fundamentais para que eles sejam apresentados e entregues ao cliente final. Sendo assim, antes de escolher qual plataforma utilizar para suas vendas online, é muito importante listar todas as funcionalidades que sua loja precisa para comercializar seus produtos de maneira eficiente.
Após ter feito essa listagem, é hora de buscar no mercado quais fornecedores oferecem tais funcionalidades e, daí sim, analisar o custo benefício entre eles.
Atualmente, cerca de 60% da navegação das lojas online é feita através de celulares e smartphones. Muito dessa preferência deve-se à praticidade em navegar e comprar através de dispositivos móveis. Sendo assim, também é de muita importância que a plataforma de vendas online escolhida tenha acessibilidade garantida para estes tipos de dispositivos.
Não é proveitoso adquirir um serviço que limite o acesso à sua loja virtual apenas a computadores. Portanto, também verifique quais plataformas online performam bem em dispositivos móveis.
Checkout é o momento em que o cliente finaliza a compra na sua loja virtual, efetuando o pagamento e escolhendo a forma de entrega. Caso, nesta etapa do processo, a plataforma apresente empecilhos e dificuldades para esta finalização, corremos o risco de o cliente desistir da compra.
Procure optar por plataformas que apresentem um processo simplificado e intuitivo, que facilite o fechamento da venda, ao invés de dificultar.
É importante que seu cliente consiga localizar com clareza o botão de acesso à página de checkout e, uma vez nesta página, que ele também consiga inserir os dados de entrega e pagamento de maneira simplificada, sem que essa experiência signifique um processo desagradável para o comprador.
Solicitar dados pessoais desnecessários para a compra também não é eficaz. Procure por plataformas que ofereçam páginas o mais ‘limpas’ possível, onde o cliente precise fornecer apenas as informações necessárias para efetivar adequadamente a compra.
No formulário de finalização é necessário conter apenas os dados para contatar o cliente, emitir sua nota fiscal e entregar-lhe o produto. Solicitar dados desnecessários, além de atrasar o processo, pode desmotivar um cliente que esteja com pressa ou que não possua algum dos dados desnecessários em mãos.
Outro fator importante para facilitar o processo de venda, é ter uma boa variedade em formas para pagamento e entrega. Isso porque, nesta etapa do processo, seu cliente já está ganho.
Este cliente já encontrou sua loja, encontrou o que precisava dentro da sua loja e está querendo comprar de você. Após todo esse processo, ser impedido de finalizar a compra porque sua loja não oferece o tipo de pagamento que ele dispõe ou porque não existe frete compatível, é uma experiência muito frustrante ao comprador.
Isso, além de obrigar o cliente a comprar de sua concorrência, pode impedir muito a boa performance do seu e-commerce.
Para além da identidade visual de sua loja, a plataforma de vendas online deve apresentar um layout simples e amigável. O que isso significa? Significa que o mais importante de tudo é que, ao acessar sua loja, o cliente saiba exatamente o que fazer para comprar, e que este processo seja intuitivo e rápido.
Carregar sua loja virtual de informações ou imagens desnecessárias, além de confundir o cliente durante a experiência de compra, pode também lhe roubar tempo e investimento financeiro desnecessários.
Desta forma, ao pensarmos sobre a customização de sua loja virtual, não falamos apenas da escolha de cores, fontes e imagens compatíveis com a marca, mas também é importante que este pensamento nos leve até aquilo que é bom para os clientes. Em muitos casos, menos é mais.
Para os casos de pequenos e médios e-commerces, inicialmente, a preferência é pela contratação de plataformas alugadas ou marketplaces, justamente pela economia de tempo e dinheiro com programação. Neste caso, ao escolher sua plataforma dentre as diversas opções do mercado, opte por aquelas que te ofereçam o suporte adequado quando você precisar.
Sistemas digitais sempre darão algum tipo de problema técnico em algum momento e, partindo desse pressuposto, é de extrema importância que você escolha um fornecedor que lhe prestará o suporte adequado quando isso acontecer.
Para isso, pesquise bem o tipo de serviço oferecido, procure também conversar com clientes desta empresa a respeito de seu atendimento. Medidas simples como estas, podem trazer maior segurança futuramente quando você precisar de ajuda.
Ainda sobre os fornecedores, procure optar por aqueles que sejam especialistas em comércio eletrônico. Isso porque, quando você precisar de auxílio em qualquer problema relacionado à sua loja virtual, o respaldo que você terá será de melhor qualidade.
Uma empresa que presta um serviço muito amplo, acaba por ter um atendimento menos especializado e dedicado do que aquela que atende apenas um segmento específico.
Isso também deixa entendido que você terá mais empatia daquela empresa, que é especializada em e-commerce. Justamente por este fornecedor conhecer de perto as dores pertinentes ao comércio eletrônico, conseguirá lhe ajudar de maneira mais eficiente e assertiva.
Vamos supor que você já pesquisou e decidiu em qual plataforma de e-commerce criará a sua loja virtual. Você sabe o que deve ser feito a partir de agora? Pois bem, antes de montar toda a estrutura da sua vitrine, é imprescindível conhecer seu mercado, os produtos que estão à venda, os concorrentes e o que os clientes esperam da sua marca.
Para isso, é fundamental que você tenha feito um estudo aprofundado sobre o mercado e tenha escolhido vender um bom produto, com caráter inovador e que chame a atenção do seu público-alvo. Ao conhecer o perfil dessas pessoas, fica mais fácil de montar a sua loja virtual contemplando os pontos básicos.
Na hora de personalizar a plataforma e incluir os produtos no catálogo, tenha em mente que toda e qualquer informação deve estar clara e bem posicionada para que o usuário possa navegar com facilidade, lendo e entendendo tudo o que é apresentado. Isso aumentará seu interesse pelo produto e em concretizar a compra.
Um e-commerce não possui vendedores e, por isso, as palavras certas e as imagens dos produtos serão o atrativo de peso para conquistar o consumidor. Outra coisa que todo mundo gosta, é o famoso desconto. Mas pense nisso com planejamento, para que atraia clientes sem prejudicar seu orçamento.
Lembre-se que a sua plataforma de e-commerce deve estar em sintonia com as redes sociais e com a embalagem do seu produto. O desdobramento da linguagem e do layout de todos esses canais deve ter unidade, proporcionando uma boa experiência de compra aos seus consumidores.
Sem dúvidas, selecionar a melhor plataforma de comércio eletrônico é uma tarefa que exige atenção para entender os pontos prioritários necessários para criar um e-commerce eficiente. No entanto, uma boa escolha pode impactar positivamente os resultados do seu negócio e, por isso, deve ser feita com cautela e pesquisa.
Embora seja importante escolher corretamente, preocupar-se excessivamente ou exclusivamente com a plataforma que irá abrigar sua loja virtual, não lhe garante vendas efetivadas.
Existem três pilares essenciais para focar quando se quer começar a vender pela internet: saber escolher um bom produto, escolher uma boa plataforma para estabelecer seu e-commerce e, após isso, pensar estratégias de marketing eficazes e que trarão vendas.
Uma vez escolhida a plataforma de vendas online que mais se adequa ao seu modelo de negócio, é o momento de fazer a tarefa mais importante de um e-commerce de sucesso: atrair clientes!
A sigla SEO vem do termo em inglês Search Engine Optimization e, em termos gerais, significa algo como a ‘otimização dos motores de busca’.
Para vender pela internet, é essencial algum conhecimento acerca desse tema, pois os mecanismos de busca online são as principais formas para que sua loja virtual seja encontrada pelo público-alvo.
Quando um usuário busca por determinado produto ou serviço na internet, os termos utilizados nesta pesquisa são conhecidos como “palavras-chave”. Saber identificar e utilizar as palavras-chave ao cadastrar seus produtos, ajudará muito que eles sejam devidamente encontrados pelas pessoas que o procuram.
A divulgação é fundamental em todos os tipos de negócio, e no ambiente digital não é diferente. Por se tratar de um ambiente muito amplo e diverso, a melhor estratégia não é necessariamente o excesso de divulgação, mas sim, a divulgação correta. Para isso, é preciso que você tenha bastante clareza sobre quem é seu público-alvo.
Divulgar seus produtos ou serviços para pessoas que não necessitam dele é perda de tempo e dinheiro. O mercado é muito amplo em diversos setores e sua loja, certamente, não atenderá a toda demanda. Sendo assim, é bem mais efetivo focar no perfil de clientes que possuem alguma “dor” relacionada ao segmento que você comercializa. Desta forma, você tem muito mais chances de conversão e sucesso na divulgação de sua loja.
Conforme havíamos mencionado anteriormente, impedir um cliente de comprar em sua loja virtual, apenas por não oferecer variedade na forma de pagamento é bastante contraprodutivo. Procure estudar as principais formas de pagamento praticadas em e-commerce e busque uma maneira de viabilizá-las em sua loja virtual.
Além de possuir formas de viabilizar o pagamento do produto, é preciso também encontrar variadas formas de entrega. Trabalhar com mais de uma modalidade de entrega, traz ao cliente a opção de escolha de prazos e valores que mais se adequem à sua necessidade no momento da compra.
A experiência de compra pela internet é prática, mas para alguns pode ser considerada um processo pouco acolhedor no que diz respeito a atendimento e esclarecimento de dúvidas.
Procure oferecer o melhor e mais rápido atendimento possível aos seus clientes, antes, durante e depois da compra. Muitas vezes, um bom atendimento é o que vai diferenciá-lo de seus concorrentes e fazer com que o cliente opte por comprar contigo.
Procure ter mais de um canal de atendimento, como por exemplo: e-mail, telefone, WhatsApp, redes sociais, etc.
Coloque-se à disposição do cliente, deixe claro para ele que você é acessível e não irá deixá-lo na mão em caso de dúvidas ou problemas durante o processo.
Não basta apenas criar uma boa oferta e um anúncio chamativo, e nunca mais atualizá-los. As ofertas são um chamariz para sua loja virtual.
Sendo assim, caso esta oferta esteja desatualizada em relação às informações do produto, pode também gerar uma experiência desagradável para seus clientes.
Toda e qualquer alteração relativa a preço, características do produto, quantidade de estoque, prazo de entrega e condições de compra, devem ser imediatamente atualizadas na sua loja virtual. A clareza de informações também é fundamental para uma boa performance em vendas.
Agora que você já entendeu melhor sobre plataformas de e-commerce e qual a importância da escolha adequada, sugerimos que leia também sobre marketing omnicanal. A cada dia que passa, os consumidores utilizam mais seus dispositivos móveis para navegar e comprar pela internet. Estar a par desta tendência permitirá a você que planeje um e-commerce inclusivo e com boas chances de conversão!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Muita qualidade nos artigos, excelente para os dia de hoje, parabéns!