Muito se fala sobre iniciar um comércio eletrônico. As vantagens deste tipo de negócio são várias e os desafios também. Ao pensar sobre e-commerce, as pessoas costumam transitar entre dois pensamentos: ou o de que vender pela internet é algo muito difícil, quase extraordinário ou então, o de que se trata de um processo muito simples, onde basta apenas postar uma foto do produto que deseja vender e esperar os compradores aparecerem.
Nenhuma das formas de pensar está correta, no entanto. É perfeitamente possível ganhar dinheiro com vendas online, mas para isso, é preciso empenho e, acima de tudo, estratégia.
Se você está pensando em trabalhar com e-commerce, não se aflija: preparamos um guia completo para que você comece hoje mesmo e tenha muito sucesso em suas vendas.
Certamente! Trabalhar com vendas online vale muito a pena, mas depende também do estudo e desenvolvimento de estratégias eficazes de marketing.
O fluxo das vendas online, em teoria, é bem simples: oferecer um produto do qual alguém precise, fazer com que esta pessoa saiba que você oferece este produto e, então, realizar a venda. Pode parecer simples, mas certamente, não é fácil.
Não precisamos ser usuários assíduos da internet para saber que ela oferece uma enorme variedade de produtos e serviços. E assim, podemos perceber que um dos principais desafios do e-commerce, é se destacar dentro deste mar de possibilidades e fazer com que sua oferta chegue ao cliente correto.
Neste guia, apresentamos as principais táticas de e-commerce para que você inicie suas vendas online e ganhe muito dinheiro!
Primeiramente, precisamos entender que existem várias formas de vender pela internet. Escolher a melhor delas depende de diversos fatores como, qual produto você comercializa, qual seu tipo de público, quanto você pode investir inicialmente, entre outros. Mas estes assuntos, abordaremos mais à frente. De início, vamos lhe apresentar algumas das formas mais comuns para realizar vendas online.
Marketplace é o termo que define um website onde ficam agrupados diversos segmentos de vendas online. Ele pode ser comparado a um ‘shopping’ virtual.
O marketplace é uma boa opção para iniciar seu comércio eletrônico, pois trata-se de uma plataforma simples, intuitiva e de baixo custo. Muitas destas plataformas costumam cobrar apenas uma porcentagem de comissão sobre as vendas efetivadas ou, em alguns casos, uma mensalidade bastante acessível.
Além disso, por se tratarem de websites com foco específico em e-commerce, estas plataformas já possuem uma audiência própria, que costuma acessá-la quando pretende adquirir ou pesquisar produtos pela internet. Esse fator ajuda muito as vendas online no que diz respeito à divulgação e estabelecimento de uma marca que está iniciando.
Por outro lado, justamente por estas facilidades, a concorrência é alta dentro do ambiente de marketplace. Você estará dividindo espaço com diversos concorrentes, inclusive os diretos, ou seja, aqueles que vendem os mesmos produtos que você. Por isso, é sempre bom manter outras estratégias para divulgação além do marketplace.
Diferente do marketplace, a loja virtual trata-se de um ambiente exclusivo para sua marca. Ou seja, você terá um endereço virtual e uma página específica, projetados para seu e-commerce.
Este fator, por si só, já pode ser considerado uma vantagem, já que desta forma, seu e-commerce passa a apresentar uma imagem mais profissional àqueles que buscam pelos seus produtos. Além disso, a possibilidade de customização pode lhe ajudar a personalizar e adequar suas ofertas às necessidades de sua marca.
Em contrapartida, como neste modelo suas vendas online não contam com uma audiência já estabelecida, a loja virtual demanda empenho em divulgação, para atrair os clientes até sua página.
Existem no mercado diversas empresas especializadas no desenvolvimento de lojas virtuais. Os custos e funcionalidades oferecidas por cada um variam de acordo com as necessidades de suas vendas online.
Fazer parte de um programa de afiliados também é uma boa estratégia para vendas online.
Afiliados são as pessoas que escolhem promover e divulgar os produtos de sua loja virtual, recebendo um percentual de comissão por cada venda efetivada.
Trata-se de uma boa estratégia, por apresentar baixo investimento e retorno satisfatório. O afiliado pode ser visto como um reforço na divulgação de seus produtos e, devido ao seu pagamento ocorrer somente após a venda efetivada, pode ser considerado um investimento de baixíssimo risco, que pode potencializar bastante suas vendas online.
Vender nas redes sociais é, geralmente, a opção de quem está iniciando suas vendas online. E os motivos são simples: custo zero, grande alcance e facilidade de acesso.
Mas apesar de acessíveis, as redes sociais também exigem atenção e táticas para apresentar bons resultados nas vendas online. É necessário pesquisar e definir bem as estratégias de publicação, assim como criar conteúdos relacionados ao produto que você intenciona vender.
Veja bem que as pessoas não acessam as redes sociais com a intenção primeira de comprar algo e sim, à procura de informação e interação. Desta forma, ao optar por este canal de vendas, é primordial que você crie perfis com conteúdos relevantes e interessantes, que estimulem a interação dos usuários e, potencialmente, transformá-los em clientes.
Iniciar suas vendas online através das redes sociais é interessante, mas requer que você seja criativo e carismático com seu público-alvo.
Não podemos dizer que existe um produto que seja necessariamente melhor para vendas online. A gama de opções é vasta e muitos são os fatores a se considerar ao escolher com qual produto trabalhar.
De qualquer forma, sua escolha precisa se basear em alguns elementos fundamentais que influenciam as vendas online e o primeiro deles é que seja um produto ideal para ser comercializado via internet. Em outras palavras, um produto que seja fácil de escolher visualmente.
Você precisa também considerar tamanho e peso. É fundamental que ele seja fácil de transportar e que seu frete, definitivamente, não seja um problema para suas vendas online.
Outro ponto importante é o preço. Procure optar por produtos que não tenham valor muito baixo, mas que também não sejam muito caros.
O ticket médio ideal para vendas online fica entre R $100,00 e R $200,00. Isso porque, produtos muito baratos acabam não compensando a manutenção do e-commerce, mas por outro lado, produtos com valor muito alto exigem maior trabalho em marketing e construção de marca para conquistarem a confiança do público.
Priorize também produtos com alta demanda, mas cujo público-alvo ainda não esteja 100% atendido. Isso significa que são produtos que têm procura, mas dos quais a concorrência não está saturada, o que lhe permite uma atuação eficiente.
Outra dica é pensar sobre produtos com alta frequência de compra. Ou seja, produtos cuja compra possa se tornar recorrente pelos mesmos clientes. E isso nos leva a outro tópico importante: o estoque. Escolha produtos cujo estoque seja de rápida reposição, desta forma, suas vendas online não ficam prejudicadas em caso de alta procura.
E, acima de tudo, procure comercializar produtos que façam parte de um segmento do qual você tenha algum conhecimento. Vender um produto do qual você entende bem, é sem dúvidas, um diferencial interessante para desenvolver boas ofertas e argumentação de venda.
Embora a escolha do produto ideal dependa de vários fatores, existem alguns cuja boa performance em vendas online é comprovada. São alguns deles:
Isso não significa que deva escolher necessariamente algum deles para suas vendas online, mas poderá lhe ajudar a escolher melhor em caso de dúvidas.
Até aqui, você já entendeu as vantagens de vender pela internet, quais os melhores canais a utilizar e como escolher bem seus produtos. A partir disso, podemos então falar a respeito das principais estratégias para vendas online, que todo empreendedor digital precisa saber.
Pois bem, ao pensar sobre seus produtos, é preciso levar em consideração em qual mercado ele está inserido e, a partir daí, descobrir qual nicho você atenderá com as vendas online.
Nicho de mercado é o recorte de um mercado existente. Por exemplo, quando falamos sobre roupas, estamos falando de um mercado. Porém, dentro do mercado de roupas, existem diversos nichos: roupas femininas, masculinas, infantis, para festa, para esportes, etc.
Escolher um nicho específico é fundamental para o sucesso nas vendas online, pois demarca seu público-alvo e a identidade de sua marca, te ajudando a elaborar campanhas de marketing e divulgação bem direcionadas e mais eficazes.
As redes sociais ainda são o melhor lugar para iniciar suas vendas online, pois são de fácil acesso e custo zero. Uma vez bem definido seu nicho de mercado, você consegue delinear com clareza quem é seu público-alvo e alcançá-lo através delas.
Crie um perfil criativo e atrativo nas redes sociais, que comunique com estas pessoas. Desenvolva também conteúdos interessantes relacionados ao produto e ao nicho no qual suas vendas online estão inseridas.
Interaja com sua audiência e considere também o investimento em posts patrocinados, pois eles tendem a ter uma boa performance quando apresentados ao público correto.
Em resumo, ao vender nas redes sociais, desperte o interesse por seu produto através de um vínculo amistoso e carismático com seus clientes em potencial. Este tipo de relação costuma ser muito eficaz quando falamos de vendas online.
Para aqueles que desejam ampliar as possibilidades e dar um caráter profissional para as vendas online, criar uma loja virtual é uma forma eficaz para fazer isso.
A loja virtual é um ambiente exclusivo da marca, e esse fator já denota um certo profissionalismo, trazendo maior confiabilidade ao seu e-commerce. É errado supor que a criação de uma loja virtual trata-se de algo muito caro ou complexo. Existem vários tipos de plataformas de loja virtual e, certamente, alguma delas caberá na realidade e no orçamento de seu e-commerce.
Montar uma loja virtual pode turbinar suas vendas online, uma vez que permite um layout personalizado e melhor gerenciamento. Com estas ferramentas, você consegue elaborar campanhas e ofertas mais efetivas, destacar produtos, oferecer cupons de desconto, ampliar formas de pagamento e frete, entre outras melhorias.
Já dizia o ditado que “a propaganda é a alma do negócio”, e esta afirmação é ainda mais adequada quando falamos de vendas online.
Diariamente, quase todos os usuários de internet são atingidos por anúncios de diversas marcas, oferecendo-lhes produtos e serviços. Para destacar suas vendas online dentro deste cenário, é preciso elaborar boas campanhas de divulgação.
Além disso, é muito importante que sua marca tenha um diferencial de mercado, e que este diferencial seja bem apresentado em suas campanhas de divulgação. Quando falamos de uma boa oferta, não nos referimos apenas a um preço competitivo, mas também a um ideal ou sensação que desperte a curiosidade do futuro comprador. É preciso que ele saiba quem é a sua loja e por que deveria comprar de você.
É importante ressaltar que o sucesso nas vendas online é fruto da junção de diversas estratégias. Portanto, o fato de estar presente nas redes sociais ou já ter uma loja virtual, não lhe impede de também utilizar o marketplace para suas vendas online.
As plataformas de marketplace podem ser muito úteis na divulgação da sua marca. Por ter uma audiência frequente, estes tipos de websites costumam servir de impulsionamento para diversas marcas, pois elas acabam atingindo novas pessoas diariamente.
Isso faz com que sua marca passe a ser cada vez mais conhecida por seu público-alvo e isso pode aumentar suas vendas online.
Vamos lhe propor um cenário: imagine que você cria sua loja virtual com todo carinho e dedicação, monta o site, cadastra os produtos e se prepara para vender… E as vendas não acontecem! Ou então, você já tem um e-commerce há um tempo, mas as vendas não vão conforme o planejado. Elas até acontecem, mas não têm a frequência necessária para suprir todos os custos e gerar lucro.
Isso pode acontecer por diversos motivos, e alguns deles podem ser mais simples de resolver do que você imagina. A seguir, vamos apresentar 4 erros simples, que muitos lojistas cometem e que podem ser fatais para as vendas online.
Caso informações importantes como telefone de contato, endereço e CNPJ, não sejam facilmente encontradas ou não estejam presentes em seu e-commerce, os clientes podem se sentir inseguros em comprar com você. E isso, definitivamente, é ruim para suas vendas online.
Para aqueles que desejam profissionalizar seu e-commerce, a questão vai além da percepção e confiança do público, é lei: no Brasil, de acordo com a Lei do e-ommerce, as lojas virtuais regularizadas precisam divulgar seu endereço físico e CNPJ.
Outras informações como e-mail para contato, formas de pagamento, valores de frete, prazo de entrega, descrição detalhada do produto e condições para troca e devolução, também são necessárias, de acordo com essa lei. Sendo assim, você nunca poderá deixá-las de fora ou escondidas em sua página ou website.
Caso esteja na fase inicial e não tenha ainda seu CNPJ, vale a mesma dica. Reserve um espaço na página que utiliza atualmente, para informar corretamente todas as condições da venda e entrega, de maneira clara e objetiva. Ajustando as informações incluídas em sua loja virtual, você evita possíveis problemas jurídicos e melhora a confiança do consumidor.
Nas vendas online, o cliente não compra o produto em si, o que ele compra é a foto, a descrição e a promessa de entrega.
Partindo deste princípio, você deve caprichar nas fotos dos seus produtos. Não precisa necessariamente investir em um fotógrafo profissional, caso não possa, mas mesmo ao tirar fotos com seu celular, é necessário prestar atenção aos detalhes e se esforçar para que elas fiquem o melhor possível.
Boas imagens melhoram as conversões de sua loja virtual. Por isso, precisam ter boa qualidade, bom foco, destacar os produtos, mostrar os detalhes, ter boa iluminação, um fundo neutro, boa resolução, dentre outras características que as tornam interessantes e atrativas. As fotos são a única maneira de o cliente ver o produto antes de comprá-lo, por isso, elas precisam ser muito boas e mostrar seu produto da melhor maneira possível.
A descrição também é fundamental. Muitas vezes, usar descrições genéricas ou copiadas de seus fornecedores ou, até mesmo, dos concorrentes, certamente não funcionam. Você precisa criar uma boa descrição, que explique o produto, responda às principais dúvidas, mostre as características e qualidades, os benefícios, os diferenciais, etc.
Em uma loja física, este seria o papel do vendedor, na loja virtual, a descrição é a sua chance de explicar para o cliente por que o seu produto é o ideal para ele. Dedique tempo para essas tarefas, porque isso faz toda a diferença.
Depois da página dos produtos, a página “Quem Somos” costuma ser a mais acessada nas lojas virtuais. Mesmo assim, muitas vezes essa página é mal feita ou sequer existe no site.
Tenha em mente que pessoas compram de pessoas, e seus clientes, vão querer conhecer as pessoas por trás de sua loja.
Portanto, apresente-se, crie a personalidade de seu e-commerce, mostre seus valores e sua história. Você deve dedicar atenção para essa descrição e criar uma conexão com seus compradores. Uma boa página de “Quem Somos” aumenta a confiança e empatia dos clientes.
Esse é um dos piores erros em uma loja virtual, que de fato pode ser fatal para as vendas online. Mesmo que tudo esteja funcionando da forma correta, tendo uma página de compra ruim, você não vai vender.
Em nosso canal no YouTube, temos uma série chamada “Desmontando Sua Loja Virtual”, na qual o Márcio Eugênio avalia algumas lojas virtuais, a pedido de seus donos. Nesta série, um dos problemas mais comuns era ele entrar em uma loja, colocar um produto no carrinho, e não conseguir comprar.
As maiores dificuldades eram: aparecer listas gigantes de cadastro, não haver indicações de onde clicar para finalizar a compra, a loja não aceitar cartão de crédito, o site não processar a compra ou, pior, tudo isso junto!
Não aceitar cartão de crédito já é um erro imperdoável: a maior parte das vendas online são através dele e, não oferecer essa forma de pagamento lhe fará perder muitas vendas.
Listas de cadastro gigantes e processos de compra longos e confusos, muitas vezes, afastam clientes dispostos a comprar. E, tendo uma experiência ruim, estes clientes provavelmente não vão voltar a comprar contigo.
Lembre-se: você deve analisar sua loja, falar com os clientes e entender as dificuldades deles. Realize uma compra em sua loja, veja quais dificuldades os clientes passam, entenda o que pode ser melhorado no processo e as etapas que podem ser alteradas, ou mesmo, retiradas. A partir daí, trabalhe para otimizar a página e o processo de compra.
Muitos empreendedores têm dificuldade em manter a regularidade e constância nas vendas online. Para ajudar, listamos a seguir algumas dicas importantes para aumentar suas vendas.
SEO (Search Engine Optimization) são técnicas de otimização, utilizadas na internet. Seu intuito é melhorar as respostas às buscas dos usuários na internet e é bastante eficaz para vendas online.
Quando o comprador busca por algum produto ou serviço na internet, ele utiliza alguns termos e palavras, conhecidos por palavras-chave.
Utilizar as palavras-chave adequadas em seu e-commerce pode melhorar muito suas vendas online.
Anúncios também funcionam muito nas vendas online. Isso porque, na internet, a divulgação correta é a chave para que seus clientes encontrem seus produtos.
Os anúncios patrocinados funcionam a partir das técnicas de SEO e, quando bem elaborados, podem render à sua loja virtual as primeiras posições no ranking de busca. Isso, sem dúvidas, aumenta muito as chances de alavancar suas vendas online.
Para além de proporcionar uma boa divulgação, investir em anúncios pode lhe render vendas adicionais.
Nas vendas online, o produto estrela é aquele pelo qual os compradores chegam até sua loja virtual.
Geralmente, os clientes não chegam até seu e-commerce buscando diretamente por sua marca. O que ocorre é a busca pelo produto que ele precisa. Sendo assim, é importante definir, dentre seus produtos, qual será aquele mais procurado e, consequentemente, responsável pela maior parte de suas vendas online.
Saber escolher e trabalhar adequadamente seu produto estrela, pode lhe render muitos acessos e aumentar sua quantidade de vendas online, bem como a relevância da sua marca para o seu nicho.
Quando falamos em uma boa oferta ou numa oferta competitiva, não falamos apenas de um bom preço ou um bom produto. Esses fatores, claro, são muito importantes para as vendas online, mas além disso, suas ofertas devem despertar curiosidade e interesse em seus futuros clientes.
É importante lembrar que em vendas online, a concorrência é alta e muito dinâmica. Desta forma, ao elaborar suas ofertas, procure ser criativo, direto, mostrar o diferencial de sua marca e o motivo pelo qual aquele cliente deveria comprar de você e não de seu concorrente.
Por fim, mas não menos importante: considere seriamente investir em uma consultoria para loja virtual.
Embora seja possível criar boas estratégias para vendas online utilizando os conteúdos disponíveis na internet, como blogs, tutoriais, e-books entre outros, nada se compara a uma consultoria especializada.
Uma consultoria para loja virtual auxilia em diversos pontos importantes para seu e-commerce, principalmente as estratégias de divulgação, elaboração de anúncios otimizados e eficazes, controle e acompanhamento dos acessos à sua loja, dentre outras funções.
Caso almeje ter um e-commerce rentável e sólido, o investimento neste tipo de serviço pode ser de grande valia, com um retorno muito maior.
Esperamos que este guia lhe ajude a iniciar suas vendas online. Acompanhe nosso blog e nosso canal no YouTube para continuar por dentro das melhores informações e dicas sobre e-commerce.
[rock-convert-cta id=”23960″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Aqui é a , Angelica de Souza eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Estou muito feliz por que já estou na minha sexta
venda como afiliado, já conquistei a primeria rs.
Vamos que vamos.
Oi, bom dia sou Edmar, gostei muito das dicas, muito mesmo, vou continuar lendo e aprendendo mais com vcs, é eu gostaria de receber mais informações se possível.
Obrigado.
Valeu! Acompanha também meu canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/dlojavirtual e já entra no meu grupo no telegram: https://www.dlojavirtual.com/canal-telegram/