Você já se deu conta que entre todas as lojas que existem na internet, muitas delas vendem roupas? Pense em quantas lojas virtuais você conhece e o que tipo de produtos elas vendem. No mínimo uma das lojas lembradas será de roupas.
Olhando assim, pode parecer que é fácil vender roupas pela internet. Mas o cenário é bem concorrido, com lojas virtuais grandes e que possuem lojas físicas maiores ainda. Para participar deste segmento, é preciso conhecer bem o mercado. Descubra aqui como vender roupas na internet.
Agora, listamos alguns sites, blogs e redes sociais em que você pode começar a fazer seus anúncios para vender suas roupas na internet:
Agora, separamos algumas dicas para vender roupas na internet e também ideias para estruturar esse negócio:
Você deve ter sempre em mente que vender roupas pela internet é muito diferente de vender qualquer outro produto, pois, em geral, os consumidores precisam de muitas informações para decidir se compram ou não uma peça de roupa vendida online.
Não faria o menor sentido um e-commerce de chás naturais colocar fotos de frente e verso de cada folha de chá. Mas, quando se trata do segmento de roupas, divulgar imagens com boa qualidade da frente e das costas de cada peça é fundamental para que o cliente veja se o produto coincide com o que ele procura. Veja os atributos básicos para este segmento:
Como vender roupas na internet se o cliente não consegue vê-las pessoalmente? A solução é simples: mostrar todos os detalhes do produto através de fotografias. Para isso, é necessário captar boas imagens de frente e de costas do produto.
Tem um detalhe lateral? Faça fotos laterais. Tem um forro diferenciado? Faça uma foto da parte interna. Imagine a decepção de um cliente ao comprar uma camiseta branca e descobrir que tem um dragão nas costas, que ele sequer imaginava, pois o e-commerce só tinha fotos da parte da frente da camiseta.
Ainda falando em fotos, deixe claro cada detalhe do seu produto e permita que o cliente possa observar a foto em tamanho maior através do zoom. Assim ele decidirá ali mesmo se gosta ou não gosta do acabamento.
Não espere o produto chegar na casa do cliente e ter que ser enviado de volta para sua loja. Gastar com frete é bem mais caro do que se dar ao trabalho de colocar fotos com qualidade e possibilidade de zoom.
Se você quer trabalhar no segmento de roupas, esteja preparado para deixar as medidas dos produtos extremamente claras no seu site. Faça uma tabelinha de medidas, explique que da parte X até a parte Y a peça mede Z.
Mas atenção: nem todas as suas camisetas terão as mesmas medidas, então você vai precisar fazer uma tabela para cada marca ou modelo de camisetas, para que o tamanho informado seja o mesmo que será entregue na casa do cliente.
Outra coisa interessante é dar prioridade para fotos com modelos ou manequins, porque quando tem alguém dentro da roupa, é mais fácil ter noção do tamanho dela. Deixe claro na descrição qual é o tamanho que está na foto, assim o cliente não pega o GG pensando que vai ficar justinha no corpo como na foto, que era um tamanho M.
Ninguém quer comprar uma camiseta azul pensando que é verde. Então, mesmo que a cor fique clara nas fotos, diga sempre por escrito. Nem todos os monitores são configurados da mesma forma, então cores parecidas podem parecer outras cores.
Cuidado com os estampados, mesmo que você diga floral, em algum momento especifique: fundo azul com flores amarelas. Assim o cliente poderá ter certeza que essa é a cor mesmo.
Dessa forma, você nunca poderá ser acusado de enganação, pois a cor do floral estava descrita com detalhes. Não era apenas uma foto de base e a palavra floral na descrição.
Além de todos estes itens que já mencionamos, suas peças de roupa precisam de descrição. Coloque o tipo de tecido de cada peça. Numa foto nem sempre fica claro se é algodão ou poliéster.
Além da descrição técnica da roupa, pense como você pode convencer o cliente a comprar seu produto usando os atributos que ele tem. Ideal para dias quentes, para usar nas festas, etc. Bote sua imaginação para funcionar, mas cuidado: não prometa coisas que não podem ser realizadas.
Veja os 11 primeiros passos para começar sua loja virtual:
O nicho é um segmento com características próprias e com um público que apresenta interesses semelhantes. Pode ser algo mais amplo, como roupas esportivas, ou específico, como roupas íntimas em tamanhos grandes.
O seu objetivo será oferecer produtos ou serviços que atendam às demandas desse nicho. O ideal é explorar novos mercados ou aqueles que não dispõem de tanta atenção dos concorrentes mais fortes do que você.
“Todo mundo” não é público-alvo de negócio algum. O certo é definir um público-alvo com base no nicho de atuação e buscar entender seus hábitos de consumo. A partir daí, será possível montar um portfólio atraente, desenvolver ações de marketing impactantes e um script para o atendimento ideal para seu cliente.
Para ter um bom portfólio, pesquise, acompanhe tendências e avalie quais são as peças mais vendidas pela concorrência. Dê preferência àquelas que você sabe que terão mais saída.
Você quer saber como vender roupas pela internet gastando menos? O planejamento é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio, seja ele físico ou virtual, e no segmento de roupas não é diferente.
Comece fazendo um plano de marketing para que você saiba onde e quanto investir. Através deste caminho, você também poderá prever o retorno do dinheiro investido. Vender roupas pela internet é um bom negócio, mas exige planejamento!
O slogan é uma ótima maneira de transmitir o posicionamento da sua loja virtual. Por exemplo, o slogan da Marisa é: “De mulher para mulher”, o que traz a ideia de proximidade com o público feminino.
Já o slogan da Renner é: “Você tem seu estilo. A Renner tem todos”, mostrando ao consumidor que a loja sempre estará lá para todas as ocasiões. Para você fazer um slogan que esteja de acordo com o propósito da sua marca, deve conhecer bem o produto e ter um público-alvo definido.
Criar objetivos de acordo com o seu segmento, produto e potenciais clientes é muito importante para alcançar as metas as quais você se propõe. Ao ter os objetivos delineados, fica mais fácil visualizar os próximos passos. Alguns exemplos são:
O Marketing de Conteúdo é a tática utilizada para atrair potenciais clientes, por meio de um conteúdo que seja relevante e personalizado para o seu público-alvo. Você pode criar um blog que fale sobre tendências de moda, por exemplo.
Além de gerar interesse pela sua marca, isso vai ranquear melhor o seu site nos resultados das páginas de busca a partir da busca orgânica, o que é muito importante e que pode trazer bons resultados.
Nada melhor do que surpreender seu cliente de forma positiva, certo? Aposte em embalagens modernas e originais, que façam com que o seu cliente lembre da sua marca, contribuindo para que a experiência de compra seja ótima do começo ao fim.
Encontrar bons fornecedores e distribuidores é uma peça chave para gerir um comércio eletrônico com sucesso. Procure fazer parcerias com eles, de modo que seja vantajoso para todos. Na hora de buscar parceiros, não procure apenas os que tenham custo mais barato, mas que ofereçam valor ao seu negócio.
Hoje em dia, estar presente nas redes sociais não é suficiente. É necessário estar ativo e conseguir engajar os seus clientes. Crie perfis no Facebook e Instagram e faça postagens regularmente. Aprenda como vender suas roupas na internet por meio de mídia paga nas redes sociais.
Uma tendência que costuma oferecer bons resultados é fazer parceria com influenciadores digitais. Normalmente, as empresas enviam suas roupas para blogueiras, por exemplo, para que elas publiquem fotos usando-as e descrevendo sobre seus conceitos.
Com uma infinidade de lojas virtuais para se destacar, não basta oferecer um bom produto e ter um preço competitivo. É preciso desenvolver um diferencial de mercado e focar os esforços de marketing para apresentá-lo ao público.
As opções são muitas, mas a principal delas é o marketing de conteúdo. Além dele, o negócio pode investir em anúncios pagos, redes sociais, influenciadores digitais, entre outros.
Gostou de saber mais sobre como vender roupas? Então, que tal aproveitar para começar agora sua loja virtual?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Muito obrigado pelas dica de como ganhar dinheioro na internet
Muito obrigado vou compartilhar com os meu amigos