Veja como implantar endomarketing em sua empresa e obter resultados positivos para a sua equipe
Você já deve ter ouvido falar muito a respeito de marketing, mas e sobre endormarketing? A teoria é fácil de explicar, enquanto marketing são as ações feitas para o consumidor, o endomarketing é realizado para os colaboradores de uma empresa, sejam eles empregados, revendedores, acionistas ou outros.
Em outras palavras, o endomarketing é um tipo de marketing institucional interno. Porém, diferente do marketing que tem a função de promover uma marca, o endomarketing tem como objetivo alinhar os canais de comunicação entre os personagens que atuam dentro de uma empresa.
Ou seja, o endomarketing tem a função de tornar mais eficiente a comunicação entre direção e funcionários e mesmo entre funcionários. Para colocá-lo em prática existem formas diversas, que vão de ações bem simplistas e tradicionais, como o bom e velho mural para fixar os recados e demais informações relevantes até o uso dos recursos tecnológicos.
Hoje em dia, pode-se fazer pelo endormarketing muito mais, de forma relativamente simples, graças a todas as portas que a tecnologia abriu. Site, e-mail, chats e videoconferência são apenas alguns dos recursos que podem ser utilizados para promover o marketing interno.
Mesmo pequenas empresas podem investir nessas ferramentas, de acordo com as suas necessidades. Já para empresas que possuem colaboradores que atuam principalmente de modo externo esses recursos são praticamente obrigatórios.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLHlk41t5g58b4zBweL_j_UijP_CMUi4mh
A forma mais tradicional entre as modernas de promover o endomarketing é por meio do e- mail corporativo. Essa ferramenta é ainda mais útil ao empregador, em termos de gestão de colaboradores, pois evita que eles usem os seus endereços eletrônicos pessoais para as questões profissionais.
Em tempos de mídias sociais, é uma forma de evitar que os funcionários se distraiam com assuntos pessoas durante o horário de trabalho. Nesse sentido, o endomarketing pode até mesmo amenizar um pouco a ânsia que as pessoas vivem hoje em dia de estarem conectadas às redes sociais.
Já que a necessidade primordial disso é estar conectado a outras pessoas, o endomarketing pode criar alternativas. Além do e-mail corporativo, o colaborador pode ter acesso a uma área do site da empresa para entreterem-se, com informações relevantes, dicas e mesmo espaço destinado ao humor.
O endomarketing virtual também pode ser usado para a diretoria da empresa fazer enquetes com os seus funcionários, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais confortável e atrativo.
Quando os empregados são ouvidos, eles se sentem valorizados e automaticamente motivados, o que aumenta a produtividade e o consequente lucro das empresas.
Outra dica para implantar endomarketing é realizar pesquisas periódicas para a empresa ser avaliada pelos colaboradores. Já no que tange os funcionários mais especificamente é possível que o marketing interno ajude a aproximar as pessoas, lembrando que uma equipe em sintonia produz mais.
Nesse sentido, é possível automatizar algumas tarefas que o próprio setor de recursos humanos já executava, desafogando a equipe e agilizando o procedimento. Um exemplo é implementar um sistema no qual os colaboradores sejam informados sobre os aniversariantes
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário