O monitoramento de redes sociais é utilizado pelo Marketing para se poder ter o controle do trafego das redes sociais e assim saber qual o efeito da campanha publicitaria, seus pontos a favor e seus pontos contra, é possível saber se a mensagem teve a ação e resultado esperado essa pesquisa não se limita a venda ou divulgação de produto.
O compartilhamento de postagens em redes sociais, amplia a divulgação, as discussões nos comentários aumenta o interesse, debates e até troca de ofensas entre comentaristas das redes sociais fazem com que mais pessoas participem e a postagem ganha força na página publicada, quanto mais destaque na informação, mais divulgação, ao gerar likes não somente na própria postagem.
Mas na postagem de comentários o número de likes também faz com que a postagem seja multiplicadas, pois para cada pessoa que comenta seus conhecidos e amigos também terão acesso e assim, o marketing se alastra como pólvora, aproveitando a condição mental dos usuários de redes sociais que não se sentem satisfeitos até que a opinião contraria seja massacrada na sua brincadeira de ser Deus por alguns minutos garante ao marketing seu sucesso.
Sua finalidade, não é somente comercial, pois algumas postagens têm muitas outras intenções além da de vender ou lançar algum produto, chamamos isso de métricas de monitoramento, para cada campanha um tipo de métrica é usada, vários caminhos para se monitorar uma rede social, vamos citar alguns exemplos:
Monitorar a política para uma pesquisa de satisfação
Monitorar a política para uma futura eleição
Monitorar a visão das pessoas sobre assuntos variados.
Monitorar o ibope de novelas
Monitorar ibope de programas de televisão
Monitorar a moda
Monitorar o comportamento da sociedade
Monitorar as preocupações da sociedade
Monitorar a fama de um produto
Monitorar a qualidade de algum produto
Monitorar os valores da sociedade
Resumindo mostrando o comportamento das pessoas na sociedade, faz com que o marketing tenha uma visão mais detalhada do que as pessoas querem e precisam, utilizando os comentários e postagens que a pessoa expressa em suas redes sociais.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como montar uma loja virtual >Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual >Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual >Como vender pelo Facebook e Instagram
Por esse canal assustadoramente entregue pelos usuários livremente, as ferramentas, a abordagem, os meios e algumas vezes até os dados das pessoas podem ser de conhecimento de qualquer empresa de marketing que saberá a abordagem certa para fazer uma propaganda, uma campanha política, um lançamento de produto, uma divulgação de um acontecimento.
Em alguns casos acreditando serem inatingíveis algumas pessoas podem ser punidas e responder por seus atos, mas acabam trazendo mais marketing mais likes, mais oportunidades. Os likes do Facebook, são um exemplo de métrica.
Sim, claro que fazem, isso porque cada empresa procura divulgar seu produto, seu serviço, analisando as redes sociais elas terão claras pesquisas praticamente instantâneas, basta uma publicação e pronto é possível analisar o comportamento humano e fazer com que ele seja direcionado a compra de seu produto, divulgação e saber da satisfação ou não que seu produto ou serviço tem com os usuários.
O que a empresa deve saber é qual seu objetivo, por exemplo se ela quer saber sobre a aceitação de seu produto recém lançado, então o foco seria sobre o produto em questão e utilizar o tipo de monitoramento para a função, caso ela queira analisar a concorrência do produto em monitoramento.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Baixe planilha de análise de concorrência >Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios >Baixe e-book de como capturar e-mail
Saber as necessidades dos consumidores também é uma forma de monitorar as redes sociais. Pode também, monitorar a concorrência para saber o que os consumidores pensam a respeito, o que eles dizem de pontos negativos e positivos dos produtos concorrentes, dentre outras tantas formas de monitoramento.
Com diversas opções de cursos online ou presenciais a escolha por um curso de monitoramento de redes sociais não é muito difícil preços convidativos e até gratuitos fazem com que você mesmo tenha o conhecimento necessário para atuar nessa área sem precisar terceirizar ou até mesmo prestar serviços a outras empresas, seu conteúdo é simples e de fácil entendimento, a base do curso são lições fáceis e diretas nesse curso:
Vamos colocar alguns para que você conheça e teste, as funções variam e é testando que se conhece melhor. Alguns deles são:
Função: benchmarking para redes sociais
Valor: Oferece uma opção paga e uma opção gratuita.
Ele pode ser utilizado para o desenvolvimento de novas campanhas analisando seus competidores.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto >Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja >Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual
Função: monitorar os tópicos com mais buzz.
Valor: Gratuito.
Possui uma grande variedade de filtros de buscas, faz buscas variadas, consegue identificar quais assuntos estão em alta nas redes sociais, oferece um suporte mais completo nas buscas se o cliente optar por pagamento anual ou mensal.
Função: monitorar o nível social da sua marca.
Valor: Você pode usar a versão free da ferramenta, no entanto ela oferece recursos bastante limitados. Você pode investir em um dos planos mensais, trimestrais.
Foi criada para acompanhar a influência de uma marca em diferentes plataformas. Ela leva em consideração o número de interações nas redes sociais e citações, gerando um nível de social para seu esforço de marketing de conteúdo. É uma ótima ferramenta para descobrir qual tipo de conteúdo está grande mais engajamento e ajudar você a seguir o caminho certo nas redes sociais.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado >Aprenda como usar o CANVA >Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual
Outras opções uteis de monitoramento de redes sociais.
O Buffer é um verdadeiro gerenciador de redes sociais. A plataforma permite agendar publicações no Facebook, Twitter e Linkedin. Com ele, é possível realizar todo o processo de publicação, desde a inserção de imagens até a legenda dos posts.
O Trello é um sistema de gerenciamento que pode ser usado de diversas formas. Desde o gerenciamento de equipe até no cronograma de publicações em redes sociais. A grande vantagem é que a ferramenta pode ser organizada na mesma sequência do processo utilizado, por meio de cards e listas distintas. Além disso, ele permite adicionar usuários, marcar etiquetas por categorias e colocar prazo para as tarefas.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing >Baixe e-book para datas comemorativas
Uma das melhores opções de gerenciador de contas do Instagram atualmente. A ferramenta permite agendar publicações, utilizar hashtags, publicar em primeiro comentário e além de tudo ainda gera relatórios para que você possa acompanhar o crescimento da sua conta, ou seja, faz o serviço completo.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como atrair cliente com e-mail marketing >7 dicas para começar a usar o Youtube >Saiba se seu site está otimizado
Com essas e outras mais opções você poderá contar com ferramentas de auxílio para a monitoração das redes sociais, dessa forma poderá tanto gerenciar suas redes quanto as redes de outras pessoas podendo receber pagamento e tendo o conhecimento sobre um dos canais de informação, venda e propaganda que temos nos dias atuais.
https://youtu.be/hxwObmD-GIM
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário