Ter presença online de qualidade é uma necessidade para que empresas consigam conquistar resultados de destaque. Hoje, é fundamental explorar as redes sociais para crescer o alcance, atrair mais pessoas e ter um bom trabalho de relacionamento. O público espera isso, então, é fundamental saber como anunciar no Instagram.
Iniciada em 2010 como uma plataforma de publicação de fotos, esta rede social, hoje, vai muito além disso. Os mais variados formatos de posts permitem criar conteúdos de diferentes estilos, o que ajuda a posicionar todo tipo de marca diante do público. Mais do que isso, o Instagram tem sua ferramenta integrada de criação e divulgação de campanhas de marketing.
Impulsionar publicações é uma possibilidade interessante, mas que deve ser vista com cuidado. Isso vai garantir a melhor gestão do orçamento para as campanhas, chegando a um ROI satisfatório. Neste conteúdo, vamos falar mais sobre anúncios no Instagram, os principais formatos de conteúdo e como fazer essas campanhas. Acompanhe!
Há diferentes estratégias que podem ser utilizadas no Instagram, cada uma delas com um objetivo distinto. Uma empresa que acabou de chegar no mercado, ou que ainda não é muito conhecida, por exemplo, tem necessidades únicas.
Essas demandas são muito diferentes de uma empresa que já está no mercado há um tempo, mas que acabou de lançar um produto e quer explodir as vendas dele. São diferentes formas de atuar na rede social em uma campanha impulsionada. Essa distinção acontece justamente porque os interesses são diferentes.
Portanto, é fundamental conhecer as campanhas que se pode fazer no Instagram, como elas funcionam e quais resultados são projetadas para trazer. Confira essas questões a seguir.
As campanhas de reconhecimento são as de topo de funil. Isso significa que a marca em questão deseja atrair mais usuários que podem ter interesse na empresa e no que ela vende. Logo, os anúncios veiculados são de caráter introdutório, de apresentação. Portanto, a abordagem deve ser direcionada a mostrar algo que o usuário ainda não conhece.
Campanhas de reconhecimento não são tão incisivas, ou seja, não oferecem um produto qualquer com um CTA como “compre agora”. Afinal, porque o usuário compraria de uma empresa que ele ainda nem conhece? A ideia, neste primeiro momento, é colocar a marca como uma possibilidade que ainda precisa ser melhor conhecida pelo consumidor.
A etapa de consideração no funil de vendas é a do meio da jornada, ou seja, aquela em que o consumidor já conhece a marca, mas precisa conhecer melhor os produtos. No Instagram, também há a possibilidade de realizar anúncios de consideração. Eles vão aproximar o consumidor da ideia de compra, mas ainda não são tão incisivos.
Um bom exemplo de anúncio de consideração são as campanhas de marcas de moda. Os chamados lookbooks são ensaios de uma nova coleção, em que modelos posam com as roupas que serão lançadas em breve. Neste caso, as campanhas geram uma expectativa e permitem ao consumidor conhecer melhor o produto da marca.
As campanhas de conversão são aquelas direcionadas para gerar mais vendas diretas ou outras ações, como seguir a marca. Ambas podem ser muito eficazes, mas é muito mais recomendado investir nessas campanhas para fazer com que seu consumidor compre. Para ganhar seguidores, é melhor investir em campanhas de reconhecimento.
Nas campanhas de conversão, devemos partir do entendimento de que aquela pessoa que vai ver o anúncio já é um seguidor da sua página. Ela é alguém que já conhece a marca, a identidade da empresa e o que ela coloca no mercado. Nesse caso, a campanha será somente um incentivo para que a compra de um produto seja realizada.
Cada uma dessas categorias de anúncios pode ser executada em diferentes formatos de conteúdo. O Instagram é uma plataforma bastante democrática em relação a como as marcas podem trabalhar com seus públicos.
Diferentes tons de voz de marca exigem um estilo de conteúdo específico. Isso é o que vai garantir uma comunicação adequada. Para marcas mais sérias, por exemplo, talvez não faça sentido ter um anúncio pedindo curtidas no perfil. Isso vai variar, então, o importante é conhecer os formatos de anúncio e como explorá-los.
Na sequência, apresentamos os principais tipos e no que consistem. Acompanhe!
O vídeo é um conteúdo de grande engajamento no Instagram. Não é uma questão especificamente associada à rede social em si, uma vez que o consumo deste conteúdo tem aumentado e mostra uma realidade de nada menos do que amor pelo formato.
Nesse tipo de anúncio, você pode colocar um arquivo de até 60 segundos nos formatos mais comuns de extensão de arquivo. Ainda é possível subir legendas para seu vídeo, o tornando mais acessível a pessoas com deficiência. A própria plataforma do Instagram ainda permite usar modelos de vídeos em que você apenas personaliza a mensagem.
As imagens são o core business do Instagram desde seu lançamento então, naturalmente, há uma opção em que elas são o centro do anúncio. Nesse formato, não há muitos detalhes, sendo uma alternativa bem simples. Você pode apenas colocar um texto de apresentação, um CTA e escolher outras configurações mais básicas.
Como se trata de uma opção que mostra somente uma foto, a escolha deve ser precisa. É fundamental causar impacto na hora de mostrar essa única imagem. Portanto, capriche e mostre algo que ajude a retratar seu negócio e seus produtos. Uma imagem pode causar impacto imediato, desde que ela seja pensada de maneira estratégica.
A coleção é um modelo interessante de anúncio, muito voltado para mostrar vários produtos de uma só vez. Nesse formato, as imagens aparecem em uma estrutura organizada, no qual as imagens são colocadas em fileiras horizontais e verticais. Como conceito, a coleção é projetada para funcionar como uma vitrine de loja virtual.
Uma coleção deve ser pensada sempre com uma combinação de fotos que transmita uma ideia mais concisa. Portanto, não tente mostrar o maior número de produtos possível, mas sim, aqueles que têm alguma relação entre si. Isso torna a ideia do anúncio mais precisa e comunica muito melhor a mensagem com o usuário do Instagram.
O carrossel é um dos formatos mais populares e conhecidos, até pelo fato de estar disponível para que usuários comuns usem em seus perfis. Neste modelo, você posta uma série de fotos que podem ser acessadas como uma galeria, apenas deslizando para o lado. É um recurso que permite usar até 10 conteúdos no mesmo anúncio.
A parte boa do carrossel é que você pode misturar fotos e vídeos no mesmo anúncio. Portanto, se a ideia é divulgar um produto, dá para fazer um detalhamento profundo sobre ele. Esse modelo vai aparecer na linha do tempo do usuário, como um post comum. Por isso, você pode colocar uma descrição, além de um link para sua loja virtual.
A apresentação multimídia é um outro tipo de formato mais completo em que vários conteúdos podem ser publicados em um único anúncio. Ele funciona como uma espécie de slide, no qual as fotos são mostradas automaticamente em uma transição que pode ser configurada. Assim, o usuário consegue absorver todos os conteúdos mostrados.
No formato de apresentação multimídia, podem ser postadas de 3 a 10 fotos, em um slide que vai durar precisamente 15 segundos. Portanto, você pode escolher mostrar mais conteúdos nesse tempo ou reduzir as mídias, fazendo com que elas possam ser vistas com mais calma. Essa liberdade de escolha torna o anúncio ainda melhor.
A experiência instantânea praticamente leva o usuário a um outro ambiente. É, de fato, uma experiência única em que as pessoas podem explorar de maneira autônoma todos os conteúdos oferecidos. Por isso, você pode usar vídeos, fotos e fazer descrições que ajudem a posicionar as informações de maneira atrativa.
O formato aparece como uma publicação comum e, ao ser acessado, o usuário entra na experiência. Lá, ele pode clicar em fotos e vídeos, e então os acessa com maior detalhes. É uma interface totalmente interativa, muito similar a uma página da web em cascata. O nível de imersão é alto, o que gera maiores chances de engajamento.
Os anúncios de cadastros são voltados para conseguir mais leads, de maneira simples. É como se você oferecesse um e-book em uma landing page, mas em vez disso, você usa a mesma estratégia no Instagram, que é uma rede social.
Nesses anúncios, sempre haverá uma proposta de valor e um botão de cadastro. Você pode oferecer conteúdos, como workshops, palestras ou vídeos, mas que dependem desse cadastro. Assim, você coleta leads e usa em uma estratégia de e-mail marketing.
Você também pode criar anúncios com ofertas do Instagram. A ideia é impulsionar determinados produtos que acabaram de entrar em promoção e podem ser do agrado da sua audiência. Dessa forma, você consegue ter sucesso na potencialização das vendas.
Os anúncios de ofertas devem ser simples e focados apenas em mostrar a nova condição de preços. Assim, o usuário rapidamente percebe que está diante de uma ótima oportunidade de compra. O potencial de conversão desses anúncios é alto!
Os anúncios de envolvimento têm a proposta de fazer com que os usuários se engajem com a marca por meio de uma publicação. Geralmente, esses posts impulsionados aparecem na linha do tempo, sempre com uma descrição e CTA.
Essa é uma modalidade simples de anúncio, mas que pode gerar ótimos resultados se pensada com uma boa dupla: imagem que capta atenção e texto com bom copywriting. Assim, as pessoas que visualizarem a publicação vão se engajar mais facilmente.
Os anúncios de participação são muito similares ao de geração de cadastro. A ideia, muitas vezes, é a mesma: conseguir leads. Em alguns casos, a estratégia é realmente vender algum curso online, evento ou qualquer outro acontecimento.
Portanto, o anúncio tem uma breve apresentação, que pode ser um vídeo ou imagem, com uma descrição do evento e um CTA que direciona o usuário ao cadastro de participação.
Por fim, os anúncios de seguidores pedem que o usuário simplesmente comece a seguir uma página. São estratégias de topo de funil, com uma rápida apresentação e um convite para que aquele usuário do Instagram se torne um seguidor do perfil da marca.
Nessa ação, é importante criar uma publicação realmente interessante e que gere desejo de conhecer mais sobre a empresa. É isso que vai levar alguém a seguir!
Quer saber como anunciar no Instagram? Mostramos de uma forma simples e eficaz em sete passos que você confere a seguir!
O primeiro passo é definir por qual razão você está fazendo aquela campanha de anúncios. Os motivos podem ser os mais variados, entre eles:
Uma das grandes vantagens entre anunciar no Instagram é que a ferramenta de criação de anúncios ajuda a direcionar os objetivos. Para cada um deles você pode criar o anúncio mais adequado!
Antes de definir o melhor anúncio, o mais adequado a se fazer é estudar possibilidades. Como há várias entre elas, listar todos esses formatos e estudá-los antecipadamente é sempre uma boa ideia. Assim, fica mais fácil avaliar custos e chances de retorno positivas.
Sempre haverá mais de um formato que funcionará bem, de acordo com o objetivo da estratégia. O ideal é ter uma pessoa do marketing que possa ajudar a tomar a decisão. Os anúncios devem sempre ser selecionados com uma base estratégica guiando essa escolha.
Toda campanha precisa estar associada a um orçamento. Essas ações vão consumir dinheiro desse montante que foi disponibilizado. Portanto, saber definir esses valores ajudará a fazer bom uso dos recursos da empresa, sobretudo na escolha do anúncio certo.
O orçamento total de marketing precisa prever muito mais ações do que somente os anúncios do Instagram. Portanto, pense neles como parte de um conjunto de possibilidades. Assim, você evita investir tudo em só uma vertente de possibilidades. Saber diversificar faz toda diferença nos resultados.
A copy é o texto criativo que induz às vendas que você precisará escrever nos anúncios da sua campanha. Pode ser que você precise de um profissional especializado, uma vez que nem todas as pessoas sabem criar dessa maneira. Portanto, bons resultados dependem de profissionalização nas tarefas.
Um anúncio é uma combinação desse texto em questão com alguma imagem ou vídeo que complementa o que está escrito. Por isso, além desse CTA, descrição e o que mais desejar ter no seu copy, certifique-se de usar imagens que captem atenção.
Como você sabe que o seu anúncio é a melhor opção possível para conseguir bons resultados? De fato, se não comparar com outras opções, você não terá certeza! Portanto, o cenário ideal é aquele em que, simultaneamente, você roda duas versões do mesmo anúncio.
Estamos falando dos testes A/B! Você precisa publicar dois anúncios ao mesmo tempo e, durante uma semana, deixá-los performar. Depois disso, avalie os resultados que cada um apresentou e mantenha no ar apenas aquele que performou melhor. Assim, você tem a certeza de que está investindo na melhor versão!
Em marketing, o público-alvo deve sempre direcionar as ações que você faz. Do contrário, suas campanhas podem alcançar qualquer pessoa, o que não é nada bom. Se você não se comunica com quem realmente tem interesse na sua marca, não consegue captar clientes em potencial.
Portanto, na hora de escolher a linguagem, a copy e os conteúdos multimídia para publicar no seu anúncio, pense em um público-alvo. Isso garante a segmentação precisa e os resultados esperados.
Por fim, mensure todos os anúncios que você faz. Saber os resultados gerados é importante para entender se você investiu bem o seu orçamento. Mais do que isso, você descobre se está conseguindo criar campanhas realmente eficazes.
Os indicadores para a mensuração vão variar de acordo com os objetivos da campanha. Portanto, escolha-os de acordo com o que você pretende. Se a ideia era ter mais seguidores, sem dúvidas, a mensuração deve ser feita comparando o número de pessoas que você tem agora com o que tinha antes de o anúncio começar.
As dúvidas sobre como distribuir o orçamento para anúncios é também algo muito comum. Uma regra fundamental que pode ser aplicada nesse momento é a dos 70/30. Basicamente, ela consiste na ideia de investir 70% do orçamento em ações para quem não conhece a sua marca e 30% em quem já conhece.
A ideia que baseia essa distribuição é de que é muito mais necessário investir em captação, afinal, trazer mais público é fundamental. A parcela menor é motivada pelo fato de que administrar a base atual e mantê-la engajada custa realmente muito menos.
O seu orçamento deve contemplar uma série de possibilidades dentro do que se pode conquistar com anúncios no Instagram. O ideal é que, mensalmente, você distribua os recursos igualmente para nunca deixar de trabalhar em uma perspectiva sequer.
Pode ser que em um momento ou outro haja a necessidade de mudar. Isso acontece porque, em alguns momentos, a empresa tem necessidades mais urgentes. Fora isso, a melhor forma de distribuir seu orçamento para campanhas no Instagram é da seguinte forma:
Saber como anunciar no Instagram é importante para conquistar os resultados que sua empresa precisa. Seja no crescimento, seja na potencialização da marca, essa rede social pode ajudar muito, sobretudo se você sabe criar boas campanhas.
Precisa de uma ajuda para pensar em bons conteúdos para o Instagram? Então confira nosso post sobre o assunto!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
ótimo artigo obrigado por compartilhar conosco.
Muito bom o artigo, era exatamente isto que eu estava procurando!
Obrigado! Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos. Acompanhe o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/dlojavirtual e aprenda mais sobre e-commerce!