Poder da marca não se resume em ter um bom logotipo ou ter um nome que cativa as pessoas, na verdade, envolve muitas outras questões.
A marca não pode ser vista, somente sentida. Pense nas empresas mais incríveis com as quais você já interagiu e os sentimentos que elas provocaram em você.
Um bom exemplo a citar é a Apple. Por que será que os produtos da marca conseguem oferecer um sentimento de êxtase prazeroso ao serem comprados?
Isso é poder de marca. Este é um negócio misturado com emoção, engajamento e expectativa. Ela abrange sua presença na internet, comunicações e produtos.
Isso inclui brindes, como squeeze personalizado, detalhes dos produtos, e-mails, atendimento, conteúdo de qualidade e assim por diante.
São esses fatores que diferenciam as empresas que têm e que não têm poder da marca.
Uma grande marca é a moeda mais poderosa que uma empresa pode ter – sua maior vantagem competitiva. As pessoas compram produtos por causa de uma história, uma conexão emocional que sentem com uma marca.
Como proprietários e gerentes de comércio eletrônico, construir uma marca online poderosa e envolvente é o seu trabalho mais importante. É um KPI que não pode ser colocado no papel – mas faça da maneira certa e todas as metas serão superadas.
Mas como fazer isso quando se tem um e-commerce?
Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que irão te ajudar a reforçar a sua marca de e-commerce!
As práticas recomendadas a seguir vão parecer óbvias, mas é exatamente o “óbvio” que muitos não o fazem.
É assim que você ganha clientes e vence a concorrência acirrada na internet, esteja você apenas começando ou tentando consolidar a sua marca.
Sempre considere para quem sua empresa está sendo construída. Lembrar-se dos desejos e necessidades do consumidor ditará suas ações como empresa e o colocará no caminho do sucesso com seus clientes.
Se não tiver certeza de quem é o seu potencial cliente, você não está sozinho. Mas é muito importante que defina o seu público-alvo.
Muitas vezes, muitas marcas esquecem seu público e se concentram no produto ou no catálogo, potencialmente perdendo informações valiosas que podem aumentar as vendas. Isso pode ser remediado.
Reserve um tempo para realmente refletir sobre seus compradores anteriores. Procure tendências nas análises e reflita sobre as experiências que teve com seus clientes.
Sua análise pode ser muito útil direcionalmente para ajudá-lo a entender seu cliente e sua relação com seu produto e marca.
Analisar os dados gerais da sua loja, incluindo dados do carrinho abandonado , funil de compra e produtos mais populares, é um ótimo lugar para começar.
Histórias foram contadas ao longo da história da humanidade. Como pessoas, somos mais adequados para lembrar e nos conectar emocionalmente com outras pessoas por meio da narrativa do que qualquer outro meio.
Você deve contar a história de sua marca, e deve contá-la de uma maneira que construa a confiança dos clientes em potencial.
Por que você existe? Sério, por que você ainda está no mercado?
Existem centenas de milhares de negócios online. Por que alguém deveria escolher comprar de você?
Essas são questões sérias – e cada novo cliente em seu site de comércio eletrônico vai perguntar a eles.
Claro, alguns produtos podem fazer com que eles se apaixonem e ganhem a conversão muito antes de se preocuparem com quem você é, mas na maioria das vezes, os clientes querem conhecê-lo. Assim como você deseja conhecê-los.
Então, diga a eles:
Todas as respostas devem contribuir para sua estratégia de marca online e ajudá-lo a posicionar sua empresa de forma diferente.
Nunca prometa demais sobre a sua empresa. As pessoas odeiam o desapontamento. Você não deseja que sua marca de comércio eletrônico seja associada a falsas promessas.
Criar uma situação insustentável onde você promete mais do que sempre pode entregar pode alienar seu público e destruirá a confiança que você trabalhou tão arduamente para conquistar.
Isso é mais perceptível nas políticas de devolução e envio. Aqui, seja honesto e direto sobre suas capacidades. Você pode não conseguir ter uma velocidade semelhante à da Amazon, mas a honestidade o levará muito mais longe do que uma crítica negativa.
Lembre-se de que suas políticas de devolução e envio não precisam ser extravagantes. Só precisam ser claras e honestas.
Esta é possivelmente a mais poderosa de todas as peças de construção de marca. Ao adaptar sua solução, mensagem e marketing para seu cliente, você elimina instantaneamente o incômodo e a dor de cabeça de agradar a todos.
Isso significa, novamente, que você precisa definir seu mercado e, em seguida, falar com ele de uma forma que ressoe aos seus potenciais clientes. Desenvolva a personalidade da sua marca e entenda quem eles são – e quem não são.
Nem todo mundo é seu público-alvo e nem todo mundo precisa gostar de suas mensagens. É importante apenas que ressoe com quem realmente tem interesse em comprar de você.
Poder de marca não é sobre um logotipo ou cores extravagantes. Na verdade, é o que as pessoas pensam depois de ver ou interagir com sua marca.
A fim de gerar uma percepção positiva sobre sua marca, você precisa se concentrar em gerar benefícios consistentes em marketing pré-compra e entregar mais na experiência do cliente.
Isso permitirá que você construa uma base de clientes que são fãs da sua marca. Além de voltarem a comprar o seu produto, eles ainda irão divulgar a sua empresa e defendê-la para outras pessoas.
É isso que acontece quando você consegue ter uma marca poderosa.
Esperamos que tenham gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a dar os passos necessários para que o seu e-commerce seja uma grande marca!
Parabéns pelo artigo, muito bom mesmo!
Obrigado! Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos. Acompanhe o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/dlojavirtual e aprenda mais sobre e-commerce!