Iremos ver como é possível aplicar essa estratégia para atrair e conseguir reter os seus clientes. Sabemos que todo empresário sempre irá tentar fazer o máximo para que o seu negócio continue a crescer.
Atualmente, mais do que nunca, temos cada vez mais à nossa disposição uma grande quantidade de recursos, informações, ferramentas e qualificações. Então, como fazemos para conseguir tirar proveito de todos esses ativos para fazer com que nosso negócio venha a crescer?
Conseguir encontrar formas inovadoras de realizar as coisas, conseguindo alcançar resultados definitivos para o seu trabalho se constitui como um trabalho de hacker. Assim, as técnicas de Growth Hacking vem sendo usadas pela primeira vez por startups para que estas venham a alcançar taxas significativas de crescimento para os seus negócios. Essa técnica surgiu em 1996, quando Jack Smith e Sabeer Bhatia começaram a construir um sistema de email que fosse baseado na internet (Hotmail).
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como montar uma loja virtual >Como fotografar e editar fotos em sua loja virtual >Como atrair visitantes gratuitamente para sua loja virtual >Como vender pelo Facebook e Instagram
Em um prazo de seis meses, eles acabaram conseguindo alcançar o número de um milhão de usuários. Assim, no momento em que eles fizeram a venda para a Microsoft, 17 meses mais tarde, eles já tinham chegado a expressiva marca de 12 milhões de usuários.
Agora, como eles conseguiram alcançar uma marca de crescimento tão significativo em um espaço tão curto de tempo? Bem, isso é o Growth hackingfuncionando. E isso que você pode começar a aprender neste artigo.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Baixe planilha de análise de concorrência >Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios >Baixe e-book de como capturar e-mail
Vivemos em um ambiente competitivo, em que empresários bem-sucedidos precisam constantemente adaptar e adotar os métodos estratégicos para que venham a obter os resultados que eles desejam.
Quando esse objetivo pode ser alcançado, os proprietários param de olhar para as suas estratégias e para as suas táticas altamente analíticas e criativas, pensando tudo a serviço do crescimento do negócio. Assim, se haver como resumir, o Growth Hacking é uma espécie de comunidade de profissionais de marketing que estão focados no crescimento.
No ambiente competitivo de hoje, os empresários bem-sucedidos devem constantemente adotar e adaptar os métodos estratégicos para obter os resultados que eles querem. Quando esse objetivo é o crescimento do negócio, os proprietários podem olhar para estratégias e táticas altamente criativas e analíticas, tudo a serviço do crescimento do negócio.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto >Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja >Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual
O termo growth hacking foi cunhado por Sean Ellis, que era fundador da Startups Marketing. Segundo ele, o termo é uma combinação do marketing com a enganharia. Alguns alegam que growting hacking é uma palavra nova para substituir inboud marketing. Mas há uma diferença clara.
Inboud marketing pega uma estratégia de marketing digital e alinha com o seu público alvo. Já, por outro lado, o growth hacking acaba não envolvendo nenhum tipo de estratégia de marketing digital que você já tenha ouvido.
Um growth hacker é um indivíduo que trabalha com growth e que poderia inventar uma nova estratégia ou ideia ou simplesmente dar uma ideia de algo que já exista e que ele venha a criar de forma mais poderosa.
Growth hacking é uma palavra que, traduzida do inglês para o português, significa crescimento, expansão ou aumento. Já, por sua vez, a palavra Hack significa cortar caminho, atalho. Logo, Growth Hacking basicamente é um modo com que as empresas venham a usar para analisar como e quem utiliza os seus produtos e, em seguida, de forma implacável, como irão fazer o crescimento dos seus negócios.
O Growth hacking acaba utilizando métricas sociais, criatividade, pensamento analítico e outros tipos de ferramentas para que seja possível acelerar a venda de produtos e com isso, ganhar exposição.
Desse modo, o Growth Hacking vem combinar o uso de habilidades técnicas e de criatividade para conseguir desenvolver e fazer o melhor uso da execução de práticas de marketing com o foco voltado prioritariamente para o crescimento. Perguntas desse tipo de profissional sempre envolvem questões do tipo: “como essa decisão irá afetar o crescimento do seu negócio?
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto >Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja >Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual
E assim, eles buscam uma nova estratégia ou ferramenta. Como se vê, esse tipo de ferramenta deve vir a ser incorporada no seu plano de marketing para que seu negócio continue crescendo.
Para melhor entender que tipo de impacto essa técnica pode vir a ter no seu negócio, iremos separar por tipos de empresas. Vamos a elas: Startups: no começo de uma montagem de uma startup, é fundamental que seja prestada muita atenção para que possa ser criada uma ótima primeira impressão.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing >Baixe e-book para datas comemorativas
Esta será responsável por vir a inspirar os clientes a poderem confiar mais na sua marca. Com mais confiança, eles irão adquirir os seus produtos e serviços e com isso irão indicar ouyras pessoas para fazer negócio com você. O growth hacking pode vir a ajudar a criar esse primeiro tipo de impressão.
Marketing B2B: uma enorme quantidade de empresas B2B ainda não conseguiram identificar o seu funil. Ou seja, se eles desejam vender serviços ou produtos para outras empresas, será o growth hacking o responsável por agilizar o processo para você e você irá conseguir fechar grandes negócios por meio de um funil que estará girando em torno desta grande experiência do cliente.
BAIXE NOSSO MATERIAL: >Como atrair cliente com e-mail marketing >7 dicas para começar a usar o Youtube >Saiba se seu site está otimizado
Marketing B2C: é grande a quantidade de autores, blogueiros, palestrantes, marqueteiros e consultores que podem vir a ser enquadrados nessa categoria. Para todos esses, o Growth Hacking irá ajudar a definir o cliente ideal do negócio para que este venha a ser convertido em cliente futuramente.
Comerciantes de conteúdo: caso você confie em posts, artigos, ebooks, relatórios, podcasts, vídeos, infográficos, White papers ou qualquer outro tipo de conteúdo que sirva para direcionar o tráfego, os leads e os clientes para o seu engócio, então o growth hacking irá poder ajuda-lo, podendo vir a aumentar esse fluxo de negócios em potencial.
Especialistas em mídia social: segundo estatísticas do HubSpot, mais de cinquenta por cento dos profissionais de marketing acabam utilizando a mídia social por seis ou mais horas por semana. Então, aí um trabalho a ser feito.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário