Empreendedores que se mantêm informados sabem que um e-commerce de sucesso passa por uma boa estratégia de redes sociais. Para transformar essas plataformas em canais de interação e fortalecimento da sua marca, é muito necessário entender como ter engajamento no Instagram. Alguns pontos se destacam na caçada a esse objetivo.
Os algoritmos dessa rede social estão em constante mudança e o objetivo é garantir que o melhor conteúdo possível seja entregue aos usuários. Portanto, há o entendimento de que, quanto mais interações, melhor o alcance e engajamento. Ir atrás disso é o grande desafio que empreendedores que querem estabelecer lojas online têm.
Neste post, nossa ideia é ajudar você a conseguir maior engajamento no Instagram. Confira 14 estratégias infalíveis e entenda mais sobre esse trabalho.
Engajamento é uma conquista fundamental para quem deseja ter sucesso em meio ao seu público-alvo. Quando contextualizamos isso com as redes sociais, é uma questão de sobrevivência. Cada vez mais, essas plataformas têm valorizado os perfis que geram interações em vez daqueles que só têm seguidores.
A seguir, entenda melhor o que pode diminuir seu engajamento e saiba como evitar essas situações.
Um dos piores erros que se pode cometer na gestão de uma página do Instagram é comprar seguidores. Não negaremos que um grande número deles gera impacto, mas só para os desavisados. Na verdade, o Instagram considera muito mais o nível de engajamento que você conquista em vez de quantos seguidores tem.
Imagine que você tem 5 mil pessoas seguindo seu perfil, você compra mais 5 mil, mas dessas 10 mil, somente 500 interagem com os posts. Seu engajamento, além de ser baixo, deixa explícito para a plataforma que você tem muitos seguidores artificiais.
Consequentemente, a plataforma desvaloriza o alcance do seu conteúdo, o que gera ainda menos engajamento. Portanto, lembre-se: ter um bom número de seguidores é bom, mas isso não valerá de nada se o engajamento que geram é baixo. Essa é a famosa métrica de vaidade.
Essa é uma questão confusa. Afinal, para ter engajamento é necessário marcar presença, mas ao mesmo tempo, não dá para exagerar? Sim, é perfeitamente isso, caso você esteja se perguntando. Tudo é uma questão de equilíbrio, simplesmente para evitar que o seu seguidor não fique sobrecarregado com os conteúdos que você posta.
Portanto, defina um calendário de postagens e o siga de maneira rigorosa. Você pode, por exemplo, postar dois conteúdos por dia, um a cada dia ou até mesmo escolher os dias da semana em que irá postar. Agora, se você posta diariamente, e várias vezes, especialmente em conteúdos variados, seu seguidor pode “enjoar” do conteúdo. Logo, você perderá engajamento, pois eles não vão interagir mais.
A interação por sua parte é importante para estabelecer uma conexão sólida com seu consumidor. Essas pessoas estarão mais interessadas em curtir, comentar e compartilhar conteúdos de empresas que estão próximas dela, sempre respondendo e valorizando o seguidor. O único cuidado necessário são os tipos de interação consideradas mecânicas.
Entre as principais, devemos destacar:
O grande problema é que essas ações mecânicas podem parecer automatizadas para o Instagram. Isso gera a sensação de uso de alguma ferramenta e de comportamento artificial, o que gera redução do alcance dos conteúdos. Consequentemente, seu perfil tem uma queda no engajamento das próximas postagens.
Ao mesmo tempo em que interações em excesso podem ser prejudiciais, quase não aparecer para falar com seus seguidores é uma ideia ruim. As pessoas amam quando as marcas que elas gostam curtem seus comentários, respondem e reportam seus conteúdos. Essas ações geram ainda maior proximidade, algo que o Instagram valoriza.
Quando isso não é feito, a tendência é que seus próprios seguidores deixem de ser interativos com seus posts. Seus concorrentes estão acostumando as pessoas com esse contato mais próximo, então, se você não faz o mesmo, elas perdem o interesse. Portanto, interaja de maneira equilibrada e evite perder engajamento.
Seus poucos seguidores podem ser um público fiel e altamente engajado com o que você posta no seu Instagram. Conquistar esse nível depende de como você lida com a presença dessas pessoas, sobretudo na gestão de conteúdos e interação. A seguir, confira algumas dicas para ter bom engajamento, mesmo sem tantos seguidores.
Você sabia que o Instagram entrega seus conteúdos com alcance potencializado em determinados horários? Por isso, posts que são publicados nessa faixa recebem mais interações e visualizações. No geral, das 14h às 15h isso acontece. Mas você deve se atentar também aos seguintes horários:
Evite grandes intervalos entre suas publicações. Sua base de seguidores precisa se acostumar com a sua presença na rede e, se há um espaço exagerado entre os posts, o engajamento pode ser perdido. Portanto, criar essa regularidade, como um hábito, fará com que esses poucos seguidores estejam cada vez mais envolvidos com sua marca.
Bons conteúdos transformam qualquer Instagram de empresa em um sucesso! Seus poucos seguidores merecem o melhor e, quando eles recebem isso, sabem valorizar o trabalho que você tem feito. Os conteúdos de alta qualidade vão fidelizar essas pessoas e torná-las seguidores engajados, logo, consumidores e clientes em potencial.
O Instagram tem uma oferta diversificada de formatos de conteúdos e recursos, seja para postar, seja para mensurar. Com tudo isso à disposição gratuitamente, explore as possibilidades da melhor forma. Poste em diversos formatos, cheque os níveis de interação e engajamento e nunca deixe de diversificar esses modelos de conteúdo.
Saber o nível de engajamento que suas postagens geram é importante para medir se o seu trabalho é bem feito e, consequentemente, se a resposta a ele é positiva. Portanto, você deve medir a taxa de engajamento do seu Instagram.
Portanto, você deve considerar um post qualquer que deseje avaliar. Você deve considerar os tipos de interações, que são os comentários e curtidas. Com esses números, faça o seguinte cálculo:
engajamento = (curtidas + comentarios) / seguidores x 100
O resultado deste cálculo será o percentual que vai representar a sua taxa de engajamento.
Não há uma fórmula mágica sobre como ter engajamento no Instagram. É preciso trabalhar duro, com constância e planejamento, então só dessa forma você irá, pouco a pouco, conquistar um público fiel e engajado. A seguir, confira as 14 melhores dicas para conquistar esse objetivo!
O Instagram começou a lançar perfis de negócios, que refletem em grande parte os do Facebook, completados com um enorme apelo à ação de contato, permitindo que os usuários enviem e-mails, liguem ou mandem uma mensagem de texto para a empresa.
Juntamente com a opção de contato, os perfis de negócios têm acesso a análises ou, como eles chamam, insights, oferecendo aos usuários meios de chegar a dados de impressões e engajamento.
Se você usa sua conta do Instagram para sua empresa, é necessário converter seu perfil pessoal em um perfil comercial para aproveitar essas opções. Quanto mais você entende como seus usuários interagem com seu conteúdo, melhor você pode ajustar ele para seu engajamento.
Quer adicionar facilmente novos seguidores do Instagram que já amam sua marca? Publique em todos os seus outros perfis de mídia social – Facebook, Twitter , LinkedIn, entre outros – e convide-os a seguir seu perfil do Instagram.
Se já estão seguindo você nas mídias sociais, então estão obviamente interessados no que você oferece, dessa forma dê a eles outra maneira de se conectarem socialmente à sua marca.
Não presuma que suas postagens alcançarão todos que estiverem conectados à sua marca nas mídias sociais. Muitas pessoas se afastam de certas plataformas e algumas não são tão ativas. Você deve garantir que seus seguidores estejam conectados a tantos perfis sociais quanto possível para aumentar seu alcance por postagem.
Você quer postar com frequência o suficiente para que sua marca permaneça relevante. Mas, ao mesmo tempo, não quer com tanta intensidade que sobrecarregue seus seguidores e eles acabam deixando de seguir sua conta porque sentem que você está incomodando.
Não existe uma fórmula de postagem mágica que funciona para todas as marcas. Você precisa testar e ver como seu público responde. Como ponto de partida, o ideal é postar duas vezes por dia, alternando horários para descobrir quando ocorre o maior engajamento. Vamos falar neste texto também sobre o volume de três postagens por dia.
Em seguida, comece a experimentar mais e menos postagens por dia, prestando muita atenção ao engajamento. Depois de encontrar o seu ponto ideal, o trabalho não pára – à medida que aumenta, você terá que se ajustar. A otimização pós-freqüência é uma tarefa interminável.
Se alguém deixar um comentário em uma de suas postagens, reserve dois segundos para responder e agradecê-lo. Esse engajamento simples pode criar um cliente fiel e também um promotor da sua marca.
Além disso, incorpore maneiras de fazer seus seguidores interagirem com suas postagens. Um simples, “Marque três dos seus amigos que adorariam isso” pode rapidamente colocar sua marca na frente de um público maior, bem como atrair novos seguidores.
Quando eles são introduzidos ao seu perfil do Instagram através de um amigo, há menos resistência, resultando em muitos dos usuários marcados seguindo o seu perfil.
Criar uma hashtag interativa é uma ótima maneira de criar engajamento instantâneo – apenas certifique-se de estar usando hashtags da maneira correta . Uma estratégia muito simples é criar uma hashtag que os clientes usam para marcar fotos deles com o produto que acabaram de comprar.
Por exemplo, criar uma hashtag que sua empresa possa pesquisar para postar novamente as fotos de seus clientes com o produto resultará em duas coisas:
Se você estiver achando difícil encontrar conteúdo suficiente para atender às necessidades de seus seguidores, considere redirecionar o conteúdo de outras contas relevantes do Instagram. Apenas certifique-se de creditar a fonte original no post, marcando seu perfil e mencionando-os em sua legenda.
Há muitos aplicativos disponíveis que fazem o download de fotos do Instagram e salvam no rolo da câmera, permitindo que você consiga repostar facilmente. Redirecione o conteúdo de contas que tenham um público-alvo que você gostaria de ver na frente, porque muitas retornarão o favor e redirecionarão seu conteúdo depois que você vir o compartilhamento delas.
Ser criativo com as imagens é uma ótima maneira de se conectar com seus seguidores. É muito mais eficiente do que postagens que parecem anúncios diretos. Tome este post no Instagram da FedEx como um exemplo:
O sinal “Elvis Slept Here” (“Elvis dormi aqui”) na verdade supera o caminhão da FedEx. Todo mundo sabe o que a FedEx faz – eles enviam pacotes. Sua estratégia no Instagram é baseada em branding e incorporação de veículos e equipe de entrega da FedEx em imagens criativas. É uma jogada inteligente, porque sem o ângulo criativo ninguém seguiria sua conta, muito menos se envolver com ela.
Que tal potencializar o que já teve um resultado interessante? Você pode fazer isso se repostar aqueles conteúdos que tiverem um grande alcance. Há muitos motivos que podem ter levado a esse desempenho de destaque, mas sem dúvidas, esse seu post foi bem planejado e teve qualidade, satisfazendo seu consumidor.
Você pode fazer esse conteúdo ter ainda melhor alcance se você o repostar em seus stories. Assim, quem não o visualizou por meio do seu feed pode ter consciência sobre ele ao ver seus stories, por exemplo. Dessa forma, você segue atraindo cada vez mais pessoas. O caminho é potencializar seu engajamento e alcançar ainda mais nos próximos posts.
As lives são um sucesso na internet. O Instagram tem uma ferramenta que permite ir ao vivo a qualquer momento, tudo dentro da própria plataforma. Cabe à sua empresa saber como aproveitar esse recurso e se manter em contato com seu público. Portanto, não perca a oportunidade de fazer uma live sempre que for o momento certo.
Por exemplo, se você está prestes a lançar um produto, faça uma live falando mais sobre ele e o mostrando. Você também pode abrir lives para permitir perguntas sobre o negócio e sobre algum item que vende. Interagir é parte do conteúdo e, se você o faz, sua live gera ainda maior engajamento para sua marca e página no Instagram.
Quando surgiu, em 2010, o Instagram era uma simples plataforma em que usuários podiam postar fotos, curtir, comentar e seguir amigos. Ao longo do tempo, a plataforma ganhou inúmeros recursos, incluindo as enquetes e caixas de perguntas. Esses dois são grandes potencializadores de engajamento, já que abrem muito espaço para interações.
As enquetes podem servir não só para gerar movimento, mas também para saber mais sobre seu público-alvo. Isso deve ajudar a otimizar sua persona. Além disso, a caixinha de perguntas pode ser usada com curiosidades e também como uma FAQ. Deixe a imaginação fluir, mas também use esses recursos a favor do seu negócio indo além da busca por engajamento.
Outros dois formatos de conteúdo interessantes são os Reels e o IGTV. O primeiro é uma espécie de formato curto de vídeos (30 segundos). A ideia é criar algo diferenciado, mas com um limite. Portanto, você pode transformar pequenos vídeos que fez nos seus stories em conteúdos de Reels, que são permanentes.
Já o IGTV é a plataforma de vídeos do Instagram. Em seu formato de conteúdo, você pode criar vídeos mais longos, já que eles têm até 60 minutos. Portanto, dá para criar bastante coisa interessante, especialmente material educativo. Invista em reviews, unboxings e tutoriais que vão gerar tráfego e, principalmente, engajamento.
Esse é um ótimo número! Três publicações por dia ajudam a manter um nível interessante de presença nas redes sociais, especialmente se você consegue diversificar esse material. Você pode fazer uma sequência de stories, criar um Reels e postar no feed, por exemplo. Assim, sua empresa cria vários canais de captação de tráfego e engajamento.
Três é uma quantidade boa, mas atenção para não vacilar na frequência. Se você posta essa quantidade de conteúdo diariamente, certamente a sua audiência vai ficar saturada. Você pode “dar as caras” três vezes na semana, o que é é um bom volume. Assim, há um equilíbrio necessário e dá para manter a presença no Instagram.
O planejamento é essencial para que tudo funcione bem. Por mais que você pense que pode ser simples manter uma rotina de publicações, acredite, não é! Isso porque já há muitas demandas para executar. Portanto, o cronograma de postagens ajuda a orientar as publicações, de modo que você não precise pensar muito, só fazer!
Separe um dia, de preferência no fim de uma semana, para definir as postagens que serão feitas na semana seguinte. Determine o que será postado, qual hora e em qual dia. Assim, você pode agendar alguma publicação ou simplesmente só postá-las no devido dia. Isso deixa a rotina dinâmica e garante a movimentação no seu Instagram.
Criatividade é uma característica chave para se destacar no Instagram. Há muitas empresas usando esse recurso, logo, se você faz algo que é mais do mesmo, fica difícil se destacar em conseguir o engajamento desejado. É preciso buscar inspirações, mas também ter originalidade para criar algo único e que chame atenção do seguidor.
Um conteúdo criativo é aquele que também projeta as interações que ele pode render. Não precisa nem ser uma enquete, quiz ou caixa de perguntas. Até mesmo uma simples postagem no feed, se pensada para chamar o seguidor a participar de algo, pode gerar interações.
Que tal algumas boas ideias de post para conseguir mais engajamento no Instagram? Preparamos uma lista simples para aguçar sua criatividade. Portanto, você deve considerar as seguintes possibilidades:
Saber como ter engajamento no Instagram é fundamental para transformar seu perfil em uma verdadeira plataforma de captação de consumidores. Esse é o caminho mais certeiro para ter mais clientes e crescer o número de vendas da sua empresa.
Aproveitando, entenda melhor como converter todo esse engajamento em vendas, dentro da plataforma, com ajuda do Instagram Checkout!
[rock-convert-cta id=”23964″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário