O intuito do planejamento de marketing é utilizar o ponto inicial como referência e estabelecer onde se quer chegar. E claro, as estratégias para o percurso.
➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual
Portanto, o plano de marketing nada mais é que uma ferramenta de gestão para sua empresa se manter competitiva no mercado. Ao produzir um plano de marketing detalhado, o que é possível ser feito com poucos recursos, uma das estratégias que podem ser utilizadas é o e-mail marketing.
O e-mail marketing tem grande apelo comercial, e por focar em vendas, promoções e lançamentos, é bastante utilizado por e-commerces de sucesso.
Mesmo diante de tantas tecnologias, o e-mail continua sendo um excelente canal de comunicação para manutenção de relacionamento com o cliente. Essa ferramenta é versátil, e isso faz dela muito útil, e pode ser utilizado para diversas finalidades, como: em pesquisas ou releases.
➜ Baixe planilha de Análise de concorrência
Um dos principais aspectos que transformam o e-mail marketing em uma ferramenta forte, é a capacidade de entrega conteúdo de alta qualidade para os contatos que desejam recebem mensagens sobre o seu negócio.
Não utilizá-lo é o mesmo que cometer uma falha muito grave no relacionamento com o cliente, simplesmente porque abrir mão desse canal de comunicação, que atende exclusivamente uma parcela de consumidores que não utilizam redes sociais, por exemplo.
Um sinal de respeito ao consumidor é oferecer com a maior facilidade possível a possibilidade de cancelar o cadastro para recebimento desses e-mails, esse poder de escolha aumenta a credibilidade da marca.
➜ Como recuperar 30% dos Pedidos pagos por boleto e deposito
Mesmo aplicando todas as características positivas no uso do e-mail marketing, algumas preocupações permeiam os pensamentos de quem utiliza essa ferramenta como principal fonte de conversões em vendas. A partir daí se estabelece a preocupação com a taxa de abertura do e-mail marketing.
Na prática os e-mails convertem vendas se comparado entre todos os veículos, vídeos, banners, anúncios em revistas, em grande escala. Isso porque o grande trunfo é a segmentação, ponto essencial de uma campanha de e-mail marketing é muito bem feita. Ao ignorar a segmentação, o resultado será uma porção de potenciais clientes irritados com as suas caixas de mensagens cheias.
Para melhorar as taxas de abertura não há fórmula mágica, mas uma lição você já aprendeu: a segmentação é tudo. Além disso, o mercado vem mudando e a forma como trabalhar com e-mail marketing também.
Há algum tempo taxadas de abertura entre 20% e 30%, cliques entre 2% e 3%, eram taxas normais. Mas sabe-se que atualmente um terço das vendas são de responsabilidade da efetividade do e-mail marketing.
➜ Baixe e-book Ferramentas de monitoramento
Algumas estratégias, como automações de e-mails colaboram com as altas taxas de efetividade dessa ferramenta.
– Preparar um bom cadastro
Preparar um cadastro claro que possa ser utilizado com facilidade, para que o cliente entra ou saia da sua lista.
– Conhecer a audiência
Essa qualidade, quando desenvolvida, está diretamente ligada a segmentação. Ao conhecer hábitos, por exemplo, permite que a taxa de abertura aumente apenas por programar corretamente o horário de envio.
Entender para quem não funciona, se baseando em análises das últimas campanhas, e para esse público aplicar outras estratégias.
– Nome no remetente
Por causar proximidade com o recebe, ao colocar o nome pessoal no e-mail marketing em vez de utilizar o nome da empresa, aumenta sensivelmente a taxa de abertura.
– Assunto do e-mail
Assuma a responsabilidade em criar assuntos muito criativos em seus e-mails, isso representa 50% do sucesso pelo interesse na mensagem. A mesma mensagem pode ser enviada com assuntos diferentes. Cuidados como uso evitar o uso de caixa alta no assunto devem ser tomados, isso afasta o leitor. Já utilizar números atrai a atenção das pessoas.
– Beleza
O design de um e-mail marketing é muito importante para manter o cliente interessado pela leitura. Os textos curtos facilitam a organização.
– Chamada para ação
➜ Aprenda como usar Google Analytics
Esse é o ponto principal ao montar o seu e-mail marketing, como, quando e onde fazer a call to action, que nada mais é que indicar o caminho para o cliente seguir para a próxima etapa rumo a compra.
Lembre-se do foco: conversão.
– Dados para contato
Com dois objetivos principais: aumentar a interação com outros canais de comunicação, e aumentar a credibilidade, sempre mantenha os dados para contato em seu e-mail marketing.
– Frequência
➜ Veja dicas de como usar o Youtube
Inicialmente teste poucos envios semanais, mas cada lista segmentada vai responder de formas diferentes. Portanto, posteriormente, ao conhecer bem cada lista, essa interação também poderá ser adaptada.
Cuidado com a Blacklist
Quando uma pessoa recebe seu e-mail e joga para a caixa de lixo ou spam, aumentam as chances de seu e-mail entrar para a lista negra dos servidores, a temida blacklist.
Outro fator que faze seus e-mails entrarem para essas temidas listas negras são os títulos. Com as empresas se especializando cada vez mais no desenvolvimento do marketing digital, fica cada vez mais claro que os e-mails inconvenientes perderam espaço com servidores obcecados por vasculharem a bloquearem esse tipo de mensagem.
➜ Baixe Planilha de Planejamento de ações
Acontece que uma vez seu endereço de e-mail dentro dessas temidas listas, qualquer coisa enviada pode ir diretamente para a caixa de spam de seus futuros clientes.
As blacklists se tornaram um mal necessário que deve ser evitado por quem atua com conformidade. E será sempre o alvo de quem deseja burlar regras, ainda que sejam regras de boa convivência.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário