Se você tem uma loja virtual ou está querendo passar a vender os seus produtos na internet, já deve ter ouvido falar nessa gigante norte-americana. Desde outubro de 2017 o marketplace da Amazon começou a operar no Brasil, prometendo agitar bastante o e-commerce nacional.
Quer saber sobre os impactos e as possíveis implicações da atuação da Amazon no mercado brasileiro? Então, continue a ler este post em que esclareceremos o assunto. Boa leitura!
A Amazon é uma empresa criada em Seattle, nos Estados Unidos em 1994. Começou vendendo livros pela internet, sendo uma das primeiras lojas online, atendendo em larga escala e se espalhando por todo o mundo.
Atualmente, a Amazon é um dos maiores grupos de varejo do mundo, além de ter empresas voltadas para o entretenimento (inclusive um serviço de streaming) e outros mercados. Com isso, em 2016 faturou mais de 400 bilhões de reais. Esse valor é cerca de 10 vezes o faturamento de todas as empresas de e-commerce operando no Brasil no mesmo ano.
Muito antes de entrar no mercado nacional a Amazon já percebia o potencial de compra do país, mesmo enfrentando a resistência de outros e-commerces da área de livros durante um tempo. Até que em 2012 começou a comercializar inúmeras publicações no Brasil.
No entanto, no final do ano passado ocorreu a grande invasão do marketplace da Amazon, principalmente no setor de eletrônicos. Logo nos primeiros dias de operação, em poucas horas, houve um enorme crescimento nas vendas de pequenos lojistas.
A expectativa é de que o e-commerce brasileiro siga crescendo exponencialmente a cada ano. Para 2018 o faturamento deve duplicar ou até triplicar. Mas com a chegada do marketplace da Amazon, essa realidade pode ser ainda mais promissora.
Se de um lado pode haver o medo das lojas menores em concorrer com uma gigante, é bom destacar também as vantagens que o aumento da atuação da Amazon pode oferecer. A primeira delas, é a mudança de comportamento do próprio consumidor.
Muitas pessoas ainda têm receio de comprar online, seja pela credibilidade dos vendedores ou pela garantia dos produtos. Mas a Amazon se tornou reconhecida em todo o mundo pela inovação e a qualidade dos serviços, favorecendo a relação com os clientes. Eles podem perder mais o medo de comprar pela internet, expandindo o interesse para outras lojas menores.
As lojas virtuais pequenas que comercializam em marketplaces também já estão sendo beneficiadas. A Amazon oferece taxas de comissão menores em comparação com outros marketplaces existentes no Brasil, como o Walmart e Submarino. Com isso, as pequenas lojas têm mais chances de vender e com uma lucratividade bem maior.
O fato é que a Amazon se expande no país exatamente num modelo de negócio que ela criou, o de marketplace. E ela já está trabalhando para buscar parcerias com os pequenos vendedores para ofertarem seus produtos, inclusive com a possibilidade de criar assinaturas, em que se paga apenas uma taxa mensal para vender na plataforma.
Desta forma, esses empresários são beneficiados por poderem contar com todo o aparato de vendas e marketing de uma empresa pioneira e comprometida com resultados, o que dá mais visibilidade aos produtos.
Caso tenha interesse em vender pelo marketplace da Amazon, é importante conhecer bem todas as regras da empresa e ficar de olho em todas as oportunidades que essa empresa pode oferecer para outros negócios aqui no Brasil.
Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Como você acha que a Amazon deve afetar o comércio eletrônico no Brasil nos próximos anos? Deixe sua resposta nos comentários abaixo.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Obrigado. Foi de grande ajuda para mim 🙂
Seu conteudo foi de grande ajuda para mim.