Em meio a tantas opções de promover uma marca nas redes sociais, você sabe exatamente o que é marketing digital? Embora existam muitos aspectos ao se considerar ao falar nele, basicamente marketing digital consiste em todas as ações de marketing que se utilizam da internet.
E elas são muitas, porém, algumas se tornaram mais populares do que outras desde que essa forma de fazer marketing surgiu. Há também as ações que só mais recentemente se estabeleceram como ferramentas de marketing digital, uma vez que ele costuma receber mais atualizações conforme as novidades na internet aparecem.
Para ter uma ideia de quão amplo é o marketing digital, pode-se mencionar um simples e-mail, desde que tenha a finalidade de promover um produto, marca ou serviço, como uma das suas possibilidades. Da mesma forma, blogs, mídia sociais, newsletter, bem como as ações que buscam tornar um site mais visto nas buscas feitas pelos mecanismos de pesquisa.
Saber quais são todas as possibilidades do marketing digital é o primeiro passo para identificar quais as ações mais eficientes para o seu negócio. Mais uma vez é importante lembrar que um plano de marketing de sucesso não consiste em atirar para todos os lados, mas sim, definir prioridades e focar nelas.
Além disso, é importante sempre estar atualizado sobre as novidades em termos de marketing digital. Já que se trata de um campo que segue as tendências da internet, onde muita coisa é também criada a todo o instante, é necessário acompanhar quais as novas ferramentas que surgem para agregar ou não no seu plano de marketing. Entendendo melhor o que é marketing digital
Além dos boletins enviados por e-mail, presença nas redes sociais, site, blogs e outras formas de promover a sua marca ou produto online, existem algumas ferramentas que, hoje em dia, são imprescindíveis a quem deseja investir no marketing digital.
Quem possui um site ou blog do seu negócio ou mesmo uma loja virtual, quer que as pessoas acessem o seu endereço eletrônico, não é mesmo? É semelhante ao desejar que mais pessoas entrem em seu estabelecimento comercial. Se você tem uma loja física, o que faz? Coloca uma fachada bem chamativa, um cavalete com propaganda na frente da loja, contrata pessoas para distribuírem panfletos, etc.
Mas e para que as pessoas acessem o seu site? Embora existam outras formas mais tradicionais, uma que está em alta é fazer com que o seu site apareça nas primeiras posições das pesquisas que os internautas fazem nos buscadores, como o Google. Os sites com mais acessos costumavam ficar sempre na frente, mas para chegar a esse patamar pode levar até anos.
Há alguns anos surgiram algumas estratégias muito eficientes para posicionar bem os sites nos resultados de pesquisas na internet. Uma delas é SEO (Search Engine Optimization), que consiste em uma série de práticas para qualificar o seu blog ou site, a fim de que ele apareça no topo (ou próximo dele), quando usuários buscam na internet.
Essas práticas consistem em configurar o site de tal forma que o torne mais atrativo para os mecanismos de busca, mais relevantes. Porém, também é considerada a qualidade do seu conteúdo. No caso de blogs com textos, eles devem contar com palavras chaves, boa escrita, foco no público alvo, informações verdadeiras e fotos. As fotos devem ser salvas com nomes relacionados ao assunto do artigo, enfim, é uma série de detalhes que faz toda a diferença.
Existe também o PPC (Pay per Click), outra ferramenta para se posicionar bem nos resultados de busca, como o AdWords do Google. Basicamente, consiste em pagar um determinado valor ao site de buscas para que o seu site fique no topo da lista, porém, ao invés de pagar um preço e ele permanecer lá por um período X é um pouco diferente.
Você define palavras chaves de acordo com o seu negócio e quando elas forem digitadas pelo internauta o seu site (e de quem mais estiver usando as mesmas palavras chaves) aparecem nos primeiros resultados de busca. A cada clique que um internauta dá no endereço do seu site para acessá-lo é descontado um valor do total que você investiu.
Porém, não basta apenas fazer isso, investir no SEO também torna o alcance do seu objetivo (estar no topo) mais eficiente. É importante ainda saber quais são as palavras chaves relevantes. Outra forma de fazer marketing digital é com o Mídia Display, que são os banners virtuais em forma de anúncio que aparecem em portais. É uma versão online dos anúncios tradicionais em jornais e revistas.
Porém, uma evolução deles é o Ad Networks, como o AdSense, também da Google, que cria um mecanismo no qual o seu anúncio aparece em inúmeros sites, sem que você tenha que negociar a publicidade com cada um dos sites que o divulgarem.
Se o marketing digital se tornou indispensável até mesmo às lojas físicas, a sua loja virtual é obrigada a investir nesse tipo de marketing. Para os empresários virtuais é praticamente dispensável anunciar nos veículos de comunicação tradicionais, como televisão e revistas.
Embora seja possível ver sites que fazem anúncios na TV essa é uma estratégia usada para consolidar a marca. Ou seja, costuma ser usada depois de já ter investido pesado no marketing digital. Além de todos os benefícios das ações que acontecem na internet para promover uma marca, outra vantagem é que muitas delas podem sair de graça, assim como divulgar os seus produtos nas redes sociais.
No entanto, por mais que tudo pareça muito fácil, e de certa forma é, torna-se necessário que existam profissionais qualificados no seu negócio para trabalhar com o marketing. Você mesmo, como empreendedor, pode se dedicar a isso, mas é fundamental que estude muito sobre o assunto para se capacitar.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário