Branded Content, está aí uma forma de conseguir benefícios contínuos e quase ilimitados para sua empresa. Para você que não conhece, branding é a forma como os clientes encaram sua marcam e acabam se relacionando com ela. Nessa lógica, quanto mais interação e identificação do público com iniciativas e ideias, maior será a chance da empresa ter uma relação duradoura com esse consumidor.
Mas você conhece ou já ouviu falar de Branded Content? Então, para aprender um pouco sobre essa ferramenta muito interessante, leia o resto do artigo e saiba como utilizá-lo de forma apropriada para ser uma eficiente estratégia de marketing que permita o reposicionamento de sua marca.
Isso é simples: Branded Content não é nada mais do que a criação, por parte de uma empresa, de um conteúdo de qualidade. Este conteúdo estará relacionado com o universo em que sua organização faz parte e também será importante, fundamental para o seu público-alvo. Isso substituirá o fluxo contínuo de anúncios e mensagens forçadas que as empresas ofertam para seus clientes. No lugar, somente informações de interesse dele e conteúdo que possam ser mais convenientes a ele.
O Branded Content deve agradar ao público, mas ao mesmo tempo deve representar os interesses, a cultura e os valores da organização que está defendendo.
Entenda da seguinte maneira: toda e qualquer marca busca se tornar amiga do cliente. Mas para ser amigo, não basta ir lá e explicar que você é um ótimo amigo, confiável, leal e interessante. Antes disso, é preciso se esforçar mais e mais. É necessário mostrar suas qualidades, sua personalidade e ir conquistando cada indivíduo aos poucos.
Pensou? Pronto, para o Branded Content funciona da mesma forma. Você não irá vender de forma direta a empresa, mas sim irá tentar construir de forma eficiente uma boa imagem dela, que mostre quais são as melhores qualidades que ela tem a oferecer.
➜ Veja também nossos materiais gratuito
Caso seja utilizado de forma correta, o Branded Content é uma excelente ferramenta de marketing. Muito acima do valor que foi investido, é a tomada de medidas práticas o que irá assegurar o sucesso que uma estratégia de marketing que visa incentivar o conteúdo de uma marca como recurso tenha sucesso.
Para entender melhor,entenda os seguintes passos:
Saiba como funciona: já falamos que o conteúdo publicado precisa ser útil para o cliente que irá consumir e que também precisa ter relação direta com o que a empresa faz. Não esqueça, assim, da necessidade em investir na constante produção de histórias que informem, entretenham e tenham apelo no público destinado. Isso, claro, sem esquecer de transmitir a mensagem da empresa. Para conseguir fazer isso, não basta apenas saber o que seus clientes querem, também é necessário ter uma ideia do que os emociona, do que os motiva e como é possível explorar isso de forma eficiente para que seja possível encontrar uma maneira de se conectar com eles.
Saiba fazer o conteúdo chegar as pessoas corretas:
De nada adianta criar bom conteúdo de Branded Content sem fazer com que ele chegue ao público correto. Então, descubra primeiro o formato de publicação que seu público precisa, se é vídeo, ebook, artigo, entre outros. Depois disso, busque variar o canal de divulgação do conteúdo para ampliar o alcance da produção. Como dito, o Branded Content deve impactar as pessoas, mas para isso elas precisam saber que o material existe e está disponível.
Assim, faça otmização de motores de busca, através de SEO, divulgue por redes sociais, crie listas de e-mails ou forme parcerias. Todas são excelentes formam de ampliar a divulgação do conteúdo.
Tudo é dinâmico e rápido no marketing digital. Não basta apenas lançar uma ação. É necessário continuar produzindo, procurando novos canais de divulgação, conhecendo melhor seu público. Então, tenha como meta a constante monitoração do seu público para entender como melhorar do melhor modo possível.
Torne mais resistente o vínculo entre a marca e o cliente
Com a constância da produção e a manutenção da qualidade, é natural que os clientes percebam com maior frequência uma relação de compatibilidade entre o que a empresa defende e o que ele defende. Isso é que criará empatia e tornará o vínculo mais duradouro. Esse é o momento que uma marca está tornando-se amigo do seu cliente, como ele a percebe como uma defensora de suas causas.
Com isso, parece ficar evidente a importância do Branded Content para os negócios. Ele, se bem executado e alinhado de forma correta com os ideais da sua empresa, pode ser uma excelente ferramenta de marketing. Então, siga as explicações acima e tenta alcançar a amizade dos seus clientes.
Lembre-se: isso irá gerar consumidores fiéis e prontos a defender sua marca onde quer que ela esteja.
Dicas para que seu conteúdo possa ser encontrado:
1) Abuse e use frequentemente as mídias sociais para divulgar suas novas publicações;
2) Acompanhe seu público;
3) Tenha frequência. Construir conteúdo é algo gradual. Por isso, deixe seu público perceber a sua linha editorial e você;
4) Saiba quem são seus concorrentes e nichos de conteúdos que sejam complementares. Se relacione com eles;
5) Descubra quem são seus usuários de interesse;
6) Gaste um tempo fazendo otimização do seu conteúdo para os buscadores.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário