O atual quadro econômico mundial vem fazendo com que cada vez mais pessoas e empresas busquem solução no comércio eletrônico ou e-commerce, tendo em vista que a internet já faz parte da rotina da grande maioria das pessoas. Dentro desse contexto, saber como montar um site de vendas pode ser muito interessante.
A web acaba sendo uma opção de gerar renda ou adquirir sucesso financeiro, sobretudo por ser um espaço democrático e de grande abrangência, no qual as pequenas e grandes empresas, bem como os profissionais liberais, estão empreendendo. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre isso.
Para empreender no universo digital, você não pode deixar de aprender como montar um site de vendas. E, para criar um canal de negócios virtuais, é necessária uma estrutura inicial, montada ou adquirida por meio dos chamados provedores de hospedagem, que oferecem suporte completo e seguro para o registro e funcionamento da loja virtual.
Medidas como pesquisar como e o que está sento feito ajudarão a definir o perfil do site e sua área de atuação. O nicho de mercado, ou seja, o ramo de atuação e o público-alvo, deve ser delimitado, pois isso aumenta as chances de êxito do negócio. Além disso, o uso de ferramentas de divulgação pode levar o site a ser referência em seu segmento.
Montar um site de vendas pode parecer uma missão complexa, mas o fato é que, apesar de algumas eventuais dificuldades, isso certamente é algo que pode ser feito com sucesso. Para ajudá-lo nessa tarefa, montamos uma espécie de passo a passo que você pode seguir. Confira!
O primeiro passo para montar seu site de vendas é a escolha do nicho no qual você deseja atuar, afinal, para o sucesso nesse negócio, a segmentação é tudo. Essa escolha indicará, por exemplo, quem será o seu público-alvo e a maneira pela qual você precisará ditar o seu trabalho e as suas estratégias de marketing.
A etapa seguinte para quem deseja montar um site de vendas online é escolher uma plataforma, uma vez que é fundamental que ela seja capaz de suportar todas as suas necessidades, além de oferecer protocolos de segurança satisfatórios, tanto para você quanto para seus clientes.
Também é preciso considerar que você precisará personalizar as suas páginas e analisar constantemente os dados do seu e-commerce. Você encontra opções gratuitas ou pagas e cada uma delas oferecerá algumas funcionalidades que, de acordo com sua análise e possibilidade de investimento, atenderão às suas demandas.
Não é difícil imaginar que o componente visual tem um forte poder, que ajuda a fazer com que os consumidores fiquem muito mais interessados em adquirir ou não um determinado produto. Dessa maneira, é fundamental que você invista nesse aspecto, criando uma imagem interessante para seu site, que precisa ser bonito e funcional.
Embora muitas plataformas ofereçam modelos básicos para lojas virtuais, caso você não entenda muito bem sobre comunicação visual, a melhor dica é apostar na contratação de um profissional de qualidade, que possa ajudar a construir uma página de forma adequada e em sintonia com seus objetivos, demandas e necessidades.
É muito importante, especialmente em dias tão competitivos como os de hoje e em um ambiente tão utilizado quanto a internet, que você ofereça o melhor serviço possível para os seus clientes. Isso garante que o seu público fique satisfeito e, dessa maneira, que o seu negócio cresça.
Lembre-se que um consumidor satisfeito não apenas vira um parceiro e pode ser um poderoso divulgador para a sua marca, anunciando seus diferenciais para amigos, parentes ou mesmo desconhecidos por meio de suas redes sociais. Geralmente, ele terá uma rede de pessoas com interesses em comum, com o seu perfil ideal de usuário.
Para obter destaque, o vendedor digital precisa se preparar, com qualificação e aquisição de informações técnicas sobre o assunto. Existem cursos especializados a preços bem acessíveis e até mesmo gratuitos. Assim, o site pode entrar em funcionamento de forma eficaz.
É possível separar alguns recursos para esse aprimoramento, visto que o investimento inicial para montar um site de vendas é, geralmente, baixo, com uma estrutura simples, em que o cliente visualiza os produtos à venda. Os negócios on-line têm produtos variados, que aparecem em forma de serviços e mercadorias físicas ou virtuais.
A venda pela internet tem como atrativo fundamental as imagens e textos. Os textos devem ser curtos e diretos, e as imagens, de boa qualidade e com a máxima fidelidade ao produto físico. A imagem é um fator determinante para que o consumidor olhe o site com atenção, podendo decidir pela compra.
É importante que exista um canal de comunicação com o vendedor, como um espaço “fale conosco” em que o cliente possa sanar suas dúvidas. Um link com as redes sociais da loja aumenta tráfego de divulgação. Facilidades em opções de pagamento, frete e entrega também contribuem para promover a página.
Outro determinante para que o projeto seja bem-sucedido é o marketing, que deve ser bem elaborado e aplicado. Isso chama a atenção e conquista mais compradores. A divulgação deve ser baseada em conteúdo de interesse do público. Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) melhoram os mecanismos de busca e redes sociais.
Essas ações dão maior visibilidade ao negócio, por aumentar o número de visitantes, além de ser um procedimento que cria ligações entre diversos canais e facilita a busca pelo site por meio de palavras-chave, quase sempre contidas no título da página.
O vídeo marketing também vem sendo cada vez mais utilizado, e atinge um número significativo de possíveis clientes. Segundo especialistas, essa modalidade aumenta a sensação de veracidade, o que dá credibilidade ao site.
O comerciante digital deve manter uma relação de confiança com o seu cliente, cumprindo o que a oferta propõe, como prazo de entrega e qualidade do produto. A falta de confiança aparece como o maior motivo da não efetivação das compras on-line.
O site de vendas deve conter informações verdadeiras e completas, para não gerar desconfiança. Garantia e possibilidade de troca também são atrativos importantes. Lembre-se de que, mesmo aplicando todas essas técnicas, o bom atendimento ainda é o maior motivo pelo qual a compra é efetivada.
Qualquer cliente quer atenção, cuidado e respeito. Com a efetivação da venda, é interessante que o site ofereça ao consumidor soluções que o ajudem a suprir suas necessidades. Fazer promoções, com vantagens úteis, de forma gratuita, ou a preços mais acessíveis, servirá de atrativo para que o cliente realize novas compras.
Seguindo esses passos, você descobre que montar um site de vendas pode ser mais simples do que você pensava e, dessa maneira, tem a chance de construir um negócio virtual de sucesso.
Gostou de aprender a montar um site de vendas online? Então baixe o nosso e-book e veja mais 8 dicas incríveis para criar a sua loja virtual!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário