Pare para pensar como é fascinante digitar qualquer termo e surgir a sua frente milhões de resultados para a sua busca. Esse processo acontece milhões de vezes a todo momento, em diversos idiomas, e para praticamente qualquer assunto. Existe até uma história que diz, se você não encontrar algo no Google é porque aquilo não existe. Mas esse processo tem muitas peculiaridades, quer conhecer?
➜ 8 Dicas para montar uma Loja Virtual
Antes, um pouco de história…
O começo dos sites de busca remonta o início da internet, eles surgiram da necessidade básica de uso e se tornaram bastante rentáveis, já que as empresas, ao comparar um anúncio em uma revista de grande circulação e a internet, perceberam a possibilidade de retorno bem maior. Os primeiros sites de busca se utilizavam de dois critérios para organizar os resultados: pagamento e número de visitas.
8 dicas para montar um loja virtual
O Google inovou quando surgiu por eleger aquela classificação com um sistema diferente:
– Permanência média do usuário,
– Tempo de existência do site,
– Quantidade de informações no site,
– Ausência de conteúdo repulsivo.
Baixe E-book Gestão de e-commerce para PME
Logo os usuários perceberam que os resultados apresentados nas pesquisas do Google eram mais satisfatórios. Atualmente, estima-se que 94% das buscas realizadas na internet são feitas a partir do Google.
Antes de tudo, para entender como funciona a busca do Google, é preciso entender como o Google reúne as informações que você recebe como resultados. Existe um robô (sim aquela ideia futurista que vimos muitas vezes em filme é realidade), o Googlebot que escaneia todas as páginas online. Claro que existem características específicas que impedem o escaneamento pelo Googlebot.
Saiba se seu site está otimizado
Uma boa tática para quem deseja ser escaneado e indexado ao buscador de forma mais ágil é utilizando arquivos XML. Esse robô entende que tem mais relevância os sites com mais links.Portanto, até aqui falamos sobre relevância.
Baixe planilha de análise de concorrência
Vamos chamar de segunda etapa a análise segundo as políticas editoriais do Google. Nessa etapa entram em ação o Google Search Quality e o antispam. As denúncias de spam, por exemplo, são verificadas. O risco aqui é até de ser banido e não aparecer em nenhum resultado. Imagine que o robe está trabalhando a todo momento, então essas análises são permanentes.
Baixe e-book com 6 maiores erros de quem faz anúncios
O resultado, literalmente, é o que interessa. Já sabemos como o processo de preparação funciona, queremos saber o que acontece quando um usuário faz uma pesquisa. Nesse momento acontece uma das ações mais curiosas, a sugestão de palavras similares. Os recursos “você quis dizer” e “preenchimento automático”, foram projetados para ajudar o usuário, poupando tempo e corrigindo os erros de ortografia mais comuns.
Quando o resultado surge saiba que o ranking é estabelecido pela relevância que cada página possui. Vários fatores influenciam no resultado, como a localização, o conteúdo compartilhado por seus amigos, e os anúncios, que podem ser exibidos à frente se já tiver recebido muitos cliques. Isso tudo acontece em segundos!
Baixe e-book de como capturar e-mail
Ao entender o funcionamento do mecanismo de busca do Google, a pergunta que você se fazendo agora é: o que eu preciso fazer para aparecer nas primeiras colocações?
Baixe a planilha de planejamento de ações de marketing
E a boa notícia é que há sim. Como se trata de análise de algoritmos, nada é garantido, mas utilizando algumas técnicas, certamente a sua colocação vai melhorar bastante.
Como recuperar 30% pedidos pagos por boleto
São elas:
– SEO (Search Engine Optimization) é totalmente efetivo em resultados porque transformam o conteúdo em algo amigável para os robôs. Os principais pontos a observar em SEO são, o título, meta description, palavra-chave e usabilidade. Para os títulos, estabeleça um padrão de uso e inclua o nome da página, mas separado do restante do título, além disso, não ultrapasse os 70 caracteres.
Baixe e-book para datas comemorativas
Já a meta description, ou resumo da página, precisa combinar com o termo pesquisado, portanto, com a palavra-chave utilizada. Deve ser um resumo sobre o conteúdo da página em 153 caracteres. E por fim a usabilidade, para melhorar a sua utilize uma linguagem simples e clara, produza um conteúdo objetivo, e monte o site como uma estrutura fácil.
Existem muitos outros detalhes sobre SEO, mas o mais importante é lembrar que essa ferramenta é utilizada para os buscadores, mas o site é mantido para leitores, portanto, o seu site deve ser desenvolvido pensando em ambos.
Saiba por que usar e-mail marketing na sua loja
– PageRank é um medidor de importância de uma página, de modo geral, mas internamente cada página possui seu próprio Page Rank também. O grande segredo para utilizar bem essa ferramenta é encontrar um equilíbrio entre o volume de links internos e externos.
Faça parte da Lista Vip DLoja Virtual
Um grande erro de quem não compreende muito bem essa ferramenta é abolir os links externos com a justificativas que estes causam perdas, mas é exatamente o contrário o efeito dos links externos.
Podemos comparar o Google a uma biblioteca, portanto, pesquisar na web é como procurar algo em um livro gigante com um índice impressionante, onde tudo está localizado.
Veja 3 Ferramentas para monitorar seu mercado
Resumidamente os três principais processos de retorno de resultados de pesquisa são:
– Rastreamento: é o processo realizado pelo Googlebot, que a todo momento busca páginas novas e atualizadas. Esse processo e feito a partir de uma lista de URLs, ao visitar cada um desses sites, o Googlebot detecta os links de cada página, seleciona e as relaciona em um ranking.
– Indexação: após o processo de rastreamento e compilação de um imenso índice de palavras, e outros atributos, serão indexadas as páginas rastreáveis.
Aprenda como usar o Google Analytics em sua loja virtual
– Resultados: como resultado de uma busca, o Google mostra os resultados mais relevantes, um dos fatores considerados é o PageRank, que considera fortemente o link de uma página proveniente de outra. O Google retorna como resultado as páginas que oferecem conteúdo relevante e de qualidade.
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário