Benchmarking é o processo de identificar qual é o melhor desempenho possível a ser atingido na execução de uma atividade por meio de pesquisas exploratórias no mercado. Para isso, pode-se analisar como determinada ação é realizada em um outro setor, empresa ou até mesmo em uma indústria totalmente diferente da sua.
Aprender como fazer benchmarking é especialmente importante para e-commerces. Em um mercado em que a competitividade está cada vez mais acirrada, saber com clareza quais são as forças e fraquezas internas e externas é fundamental para garantir a sobrevivência da loja virtual.
Quer entender como o benchmarking pode ajudar sua empresa? Confira a seguir.
Uma das formas de identificar com precisão como sua empresa pode melhorar os processos necessários para a produção do seu produto ou entrega do seu serviço é compará-los com as práticas de outros negócios.
Contudo, para que um benchmarking seja efetivo ele precisa seguir um processo. Os principais passos são:
Além de seguir o passo a passo, é preciso escolher entre um dos modelos de benchmarking existentes. Os principais são:
Fique atento: benchmarking não é igual a análise da concorrência. Enquanto o primeiro foca em firmar parcerias com outras empresas para a construção de novos conhecimentos que possam ser adaptados e implementados na organização, o segundo foca nos resultados e métricas da outra empresa e tem como resultado a cópia ou “espelhamento” das ações da outra organização.
Ao identificar como outras empresas executam — de maneira mais eficiente e menos custosa — os mesmos processos da sua empresa, uma grande variedade de vantagens pode ser observada no dia a dia do negócio. Entre eles podemos citar:
O benchmarking é uma ferramenta fundamental para os e-commerces que queiram permanecer no mercado. É por meio dela que a loja virtual pode obter uma visão ampla sobre suas forças e fraquezas e quais sãos as características que ela precisa melhorar para não perder espaço para os concorrentes.
Uma das principais vantagens do benchmarking nesse tipo de negócio é que, no mundo online, o acesso a dados é facilitado. Bastam algumas pesquisas para ver como está a experiência de compra na concorrência, a satisfação ou insatisfação do consumidor nas redes sociais, quais são as estratégias de divulgação usadas, meios de pagamentos utilizados, formas de atendimento, entre outros dados.
Para facilitar o processo de benchmarking no seu e-commerce separamos cinco dicas valiosas.
Você já sabe quais são os aspectos e características a serem estudados?São os meios de pagamento atualmente oferecidos? É a frequência em que promoções são disponibilizadas? É o layout do site? Entenda o que você quer melhorar para depois fazer as pesquisas.
Olhe para o mercado e veja qual e-commerce é uma inspiração na área do seu negócio que você quer melhorar.
Por exemplo: digamos que você queira aprimorar a segurança no seu site e a empresa com a loja virtual mais segura não é necessariamente a líder de mercado. Não tem problema! Isso porque o benchmarking serve para você trocar experiências com quem é líder na questão que você quer evoluir.
É importante simular o processo de compra na loja que você optou fazer benchmarking. Veja qual seria sua experiência como um consumidor do site. Entenda qual seria a sua jornada de compra e identifique quais aspectos podem ser incorporados à sua empresa.
Mais do que identificar quais são os pontos de melhoria, é importante saber como implementá-los no dia a dia da operação da sua loja virtual. Durante as conversas e reuniões para a captação de informações questione-se o tempo todo sobre como trazer as novidades para a sua realidade.
Benchmarking não é algo que você faz uma única vez. É preciso que ele se torne uma constante no gerenciamento da sua loja virtual.
Agora que você já sabe como fazer benchmarking, compartilhe nos comentários as suas dúvidas, sugestões e experiências. Estamos ansiosos para saber a sua opinião sobre o assunto!
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário