Um site de sucesso precisa ter tráfego, ou seja, pessoas acessando. Aumentar visitas no site é um trabalho que requer esforços de vários tipos e origens. Afinal, esse local online precisa estar em destaque e, quando receber visitas, se mostrar pronto para engajar e converter.
Isso só é possível com trabalhos de captação ativa e também com estratégias de atração. Isso passa pela otimização do site para motores de busca, o que é conquistado com um bom trabalho de SEO.
Neste post, nossa missão é ajudar você a aumentar as visitas no seu site. Daremos 7 dicas valiosas para isso. Confira!
Atrair mais tráfego depende de muitos fatores, sendo um deles a qualidade do site. Se ele está devidamente otimizado, além de oferecer conteúdo relevante, mais pessoas vão visitá-lo. Por isso, fazer uma análise detalhada e avaliar a relevância do site é sensacional. A seguir, veja como fazer isso!
Avaliar o desempenho do site por meio da audiência e do SEO é uma excelente forma de analisar se a página está indo pelo caminho certo.
Bons índices de audiência significam que a promoção de conteúdo está sendo bem-feita. Assim como os resultados positivos em SEO mostram que a otimização para que o site seja encontrado em páginas de busca, como o Google, está dando certo.
Esses dois marcadores são muito importantes para observar o sucesso do seu site. Portanto, não deixe de utilizá-los e avaliá-los periodicamente.
Como vimos no tópico anterior, estar em alta nas pesquisas do Google é essencial para perceber a qualidade do seu site. Agora, você pode estar se perguntando: como fazer isso?
Para ajudar nessa tarefa, o mais indicado é contar com o auxílio de ferramentas e aplicativos que fazem boa parte do trabalho. Utilizando esses softwares, é possível concentrar os esforços naquilo que o Google considera importante, economizando tempo e dando o tiro certeiro.
Anote os principais aplicativos para auxiliá-lo nessa missão:
Devido ao bom trabalho em SEO, o cliente encontrou o seu site com facilidade. A próxima etapa é fazer com que permaneça nele! Para tanto, é preciso ter um conteúdo que o mantenha envolvido. Por isso, pense em assuntos relevantes e que sejam interessantes para o seu público-alvo.
Além disso, trabalhe para que o site tenha uma boa aparência, seja de fácil navegação e contenha todas as informações sobre a empresa. Dados como endereço, contato, horário de atendimento, entre outros são fundamentais.
Um detalhe que pode influenciar a qualidade do site é a velocidade de navegação. Para que ele não fique pesado e nem poluído evite os recursos irrelevantes como os banners em excesso.
Prefira imagens otimizadas às pesadas, e não se esqueça de garantir que o site funcione em diferentes dispositivos e browsers. A velocidade de carregamento das páginas é um requisito do Google para ranquear bem os sites.
A última dica para que você consiga avaliar a qualidade do site é contar com uma consultoria especializada. Muitas vezes, os empreendedores deixam de focar naquilo que realmente são bons, como a venda de produtos ou contato com fornecedores, para dar atenção a outras áreas da empresa. É sempre importante saber delegar!
Se você investir em uma consultoria especializada, são grandes as chances de entregar conteúdo relevante e um site otimizado. Sendo assim, foque no que você é e ofereça mais oportunidades para o seu negócio.
Estratégias orgânicas e pagas são a combinação perfeita para aumentar visitas no site. Você precisa automatizar publicidade por meio das ferramentas certas e, além disso, fazer ajustes de otimização e gerar conteúdo de qualidade. Saiba a seguir como fazer isso!
Aparecer nas primeiras posições e na primeira página do Google é fundamental para ter um alto número de visitas em seu site. Isso se dá justamente porque elas estão procurando por alguma solução que sua empresa oferece.
Para que isso aconteça, você deve trabalhar o SEO do seu negócio digital. A otimização é o que permitirá que seu site esteja bem ranqueado em mecanismos de busca, como Google e Bing. Assim, você aparecerá entre as primeiras opções quando pessoas procurarem por determinadas palavras ou termos.
Alguns erros podem prejudicar o desempenho do SEO, como links quebrados, páginas duplicadas, lentidão no carregamento e URLs não amigáveis, por exemplo.
Faça uma análise e ajuste os detalhes que podem ajudar a conquistar posições no ranqueamento.
A internet possui uma vasta gama de possibilidades para ser usada a seu favor. Considerar a ideia de anunciar seu produto em sites parceiros e utilizar o poder dos links patrocinados é uma ótima maneira de aumentar o tráfego a curto prazo.
Soluções como o Google Ads e o Facebook Ads são capazes de fazer com que seus anúncios cheguem a pessoas interessadas na sua solução ou no seu produto.
Além dos dois citados, existem outras formas de propaganda no meio digital. O importante é encontrar aquelas que fazem maior sentido para sua marca, pensando no público que você quer atingir, e então, destinando o investimento necessário.
Ter um blog e produzir conteúdo relevante é uma das melhores formas de atrair visitantes para seu site ou loja virtual. Criar textos e vídeos interessantes ajudará na otimização do SEO, além de auxiliar no relacionamento com seus potenciais clientes.
Produzir conteúdo de qualidade pode ajudar, ainda, a fazer parcerias com influenciadores digitais. Imagine o quanto seu público gostaria de ver um influenciador nos vídeos da sua empresa? Ou então aquele profissional que é referência na área escrevendo sobre e citando o seu negócio? Tudo isso gera interesse e, consequentemente, tráfego.
Seus acessos podem vir além das buscas no Google. Afinal, uma boa estratégia visa posicionar links do seu site, e de suas páginas, em locais estratégicos da web. Entre eles, por exemplo, suas páginas nas redes sociais. Instagram, Facebook e outras plataformas devem estar sempre posicionadas para levar esse tráfego ao seu site e loja virtual.
Outra fonte de tráfego de referência são blogs parceiros. Uma das melhores estratégias para aumentar a relevância do seu site são os backlinks. Eles são links que ficam em outras páginas do mesmo segmento, mencionando seu negócio. O Google entende que essa referência é muito positiva, o que ajuda no rankeamento do seu site.
O tráfego direto é aquele proveniente de alguém que não passou por nenhum outro lugar até chegar ao seu site. Basicamente, pessoas que compõem esse tráfego são aquelas que já conhecem sua empresa. Elas vão até a barra de endereço do navegador e digitam sua URL, ou acessam diretamente de um link favoritado.
Esse é um estágio avançado de tráfego. Ele depende diretamente do fortalecimento da sua marca, ou seja, sua empresa precisa ser conhecida. Para isso, é necessário investir em relacionamento e marketing, fazendo com que o negócio ganhe muitos adeptos. Geralmente,esse tipo de tráfego costuma resultar em muitas conversões.
O e-mail marketing é uma ótima estratégia para aumentar visitas no site de maneira simples e efetiva. Essa prática consiste em manter uma rotina de entrega de conteúdos interessantes à sua base de contatos. Todo lead que você captura pode entrar para essa lista que receberá seus e-mails com a frequência que você dispará-los.
O importante é definir uma rotina relevante de e-mails. Por isso, selecione bons conteúdos do seu blog, envie dicas e dê cupons de desconto. Esse é o tipo de e-mail que as pessoas esperam receber, ou seja, aqueles que entregam algum valor e sejam interessantes. Isso, naturalmente, vai gerar mais tráfego qualificado para o site.
Toda marca precisa definir uma persona. Esse modelo é um perfil fictício do consumidor em potencial do seu negócio. O grande destaque do uso desse recurso é que ele reúne características concretas que estão relacionadas às pessoas que compram no seu negócio. Logo, você consegue direcionar ações de marketing mais certeiras.
No marketing de conteúdo, as personas ajudam a saber o que essas pessoas esperam a nível de e-books, vídeos, blog posts entre outros materiais. Logo, você tem a certeza de que está oferecendo conteúdo de qualidade e que gera interesse. Assim, você pode aumentar visitas no site e ainda gerar mais conversões.
Um e-commerce com bom tráfego tem a faca e o queijo na mão para gerar as conversões. No entanto, para conseguir isso, é preciso ter um ambiente de loja virtual qualificado e otimizado. Afinal, todo visitante tem expectativas quando chega a um e-commerce.
A seguir, veja como trabalhar para fazer com que sua loja virtual esteja cada vez mais capaz de atrair consumidores!
As descrições são fundamentais para que o consumidor saiba o que esperar de um produto, seus detalhes técnicos e como ele funciona. Além disso, a descrição pode ser um recurso importante do ponto de vista de rankeamento. Para que isso se concretize, é fundamental utilizar palavras-chave ao criar esses textos.
As descrições de produtos precisam ter termos de alta busca no Google. Isso fará com que os consumidores que pesquisam essas palavras-chaves sejam direcionados à sua página de produtos. Assim, com tráfego conduzido diretamente para um produto, se ele for de qualidade, há boas chances de conseguir uma venda.
Além das palavras-chaves nas descrições, há outros recursos que precisam ser aplicados para aumentar visitas no site da loja virtual. O uso de headings H2 é fundamental no título dos produtos, respeitando uma hierarquia de informação importante. Pode parecer um detalhe pequeno, mas os algoritmos do Google dão grande valor a isso.
As fotos de produtos também são estratégicas na hora de atrair tráfego. O ponto importante são as descrições alt text. Elas são otimizações que fazem com que as imagens possam também ser rankeadas, usando palavras-chave. Assim, você tem mais um elemento importante em destaque no Google.
Outro importante detalhe está ligado à experiência de navegação. Sites otimizados precisam ter uma hierarquia de informação altamente detalhada e eficaz. Isso garante que os visitantes consigam encontrar informações de maneira simples e rápida. Assim, é possível evitar que usuários saiam do site por dificuldade de achar o que desejam.
As categorias e subcategorias precisam ser bem detalhadas e intuitivas. Afinal, ninguém deve precisar de um mapa para navegar em um site. Essa categorização hierárquica é essencial para que o site possa ser entendido assim que o usuário o carrega. O Google valoriza muito a capacidade das páginas em estarem organizadas.
Por fim, o tráfego pago é de grande importância para aumentar visitas no site da loja virtual. Atualmente, há várias formas de investir em captação de tráfego, entre as principais sendo as ferramentas de redes sociais e o Google Ads.
A grande vantagem do tráfego pago é a possibilidade de automatizar ações com base em segmentação. Assim, a publicidade só é disparada para pessoas que se enquadram nos requisitos selecionados na configuração das campanhas.
Aumentar as visitas no site é uma tarefa que requer dedicação em várias vertentes. Assim, com trabalho amplo e intenso, é possível gerar tráfego e obter as conversões que sua estratégia precisa. Saiba mais sobre como anunciar no Google.
[rock-convert-cta id=”23970″]
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário