Muitas pessoas que querem trabalhar com comércio eletrônico têm dúvidas sobre qual é a melhor maneira de enviar as encomendas para o endereço dos clientes. Na verdade, a modalidade ideal varia conforme o volume de vendas, o tipo de produto e a distância geográfica da entrega.
Se você é um empreendedor digital e está decidindo entre Correios ou transportadora para enviar seus produtos, esse conteúdo é para você! Preparamos muitas dicas para que você faça a melhor escolha para seu negócio!
Em geral, os comércios eletrônicos que têm pouco volume de vendas optam por enviar as encomendas pelos Correios. No entanto, as transportadoras também podem ser uma boa alternativa, principalmente para quem trabalha com grandes volumes ou faz envio para longas distâncias.
Algumas pessoas acreditam que as transportadoras trabalham em parceria com os Correios. No entanto, as duas formas de envio funcionam de forma independente. Enquanto os Correios utilizam os procedimentos e transportes oficiais do serviço postal, as transportadoras usam carros particulares.
Um dos principais receios na hora de escolher entre Correios ou transportadora é a ideia de que a entrega através da transportadora é demorada. Isso não é verdade. As transportadoras para e-commerce trabalham com agilidade e, dependendo da situação, podem entregar o produto com mais agilidade do que os Correios.
Para saber se vale a pena enviar objetos por uma transportadora, o ideal é comparar o preço dos Correios e das transportadoras. Além disso, é necessário ponderar sobre especificidades como urgência do envio, dimensões do produto e risco de dano.
Por exemplo, se o objeto é frágil, a transportadora pode ser uma alternativa de envio mais segura. Em geral, os Correios oferecem melhores preços para objetos pequenos, enquanto as transportadoras têm melhores condições para objetos de grandes dimensões.
Os Correios são conhecidos como uma alternativa de envio ágil. No entanto, isso depende da modalidade de envio escolhida. No caso do envio pelo serviço postal, os gestores do comércio eletrônico podem escolher entre PAC e Sedex. Conheça a diferença entre eles:
O PAC é o tipo de envio mais barato oferecido pelos Correios. A modalidade tem custo menor, no entanto tem prazo de entrega mais prolongado. O Sedex, por sua vez, é conhecido pela agilidade, porém tem custo mais elevado do que o PAC. Para simular o preço do PAC e do Sedex, clique aqui.
Existem diferentes tipos de Sedex, cuja diferença é o tempo de entrega. O Sedex tem prazo de até 5 dias úteis, que depende do endereço de envio e de destino. O Sedex 10 entrega a encomenda até as 10h do dia seguinte ao da postagem, o Sedex 12 entrega até as 12h do dia seguinte ao da postagem, e o Sedex Hoje entrega no mesmo dia da postagem.
Se você está em dúvida entre os Correios ou transportadora, dedique-se a pesquisar e a comparar as possibilidades. Informe-se sobre os preços de cada serviço, os prazos de entrega e a área de cobertura.
É claro que o custo final é muito importante para o seu consumidor, mas o cumprimento do prazo estimado e a entrega do produto em perfeitas condições de uso também é fundamental para a satisfação com a marca.
Leve tudo isso em consideração na hora de ir em busca da melhor alternativa de envio. Se optar por uma transportadora, também procure referências sobre o serviço com outros clientes que usam a modalidade.
A escolha entre Correios ou transportadoras de e-commerce requer muita pesquisa. Quando você avaliar as alternativas disponíveis no mercado, lembre-se que existem 3 variantes que devem ser levadas em conta:
O prazo de entrega é uma variante fundamental para a escolha da modalidade de envio. O cumprimento da estimativa de envio pode impactar diretamente na decisão de compra do consumidor e até mesmo na satisfação pós-venda.
Seu e-commerce pode oferecer mais de uma alternativa de entrega. Uma delas pode ser mais barata e com prazo maior, e a outra pode ser mais cara e com prazo menor. Desta forma, o consumidor escolhe o que se encaixa melhor nas suas necessidades.
Se seu empreendimento trabalha com um grande número de envios, o ideal é fechar contrato com uma transportadora. Ao usar a capacidade máxima de carga, há um melhor aproveitamento da viagem, que se reflete no preço final. Desta forma todos os envolvidos saem ganhando.
Quanto maior for o seu volume de entregas, mais chances você tem de negociar o envio. Uma boa maneira de estabelecer os envios é através de contratos flexíveis, que permitem alterações à medida que as vendas forem crescendo.
Tanto os Correios quanto as transportadoras oferecem essa possibilidade para pessoa jurídica. Isso permite que o empreendedor digital economize no frete e possa oferecer descontos aos seus clientes.
A decisão pela melhor alternativa dependerá da sua análise, pois cada opção opera para produtos, nichos e regiões distintas. Para verificar as variantes, considere seus conhecimentos em logística e se o seu e-commerce está no início das atividades.
Lembre-se que são diversos pontos que devem ser analisados e testados, pois a escolha pelos Correios ou transportadoras para e-commerce pode influenciar no sucesso do seu negócio e na satisfação dos seus clientes.
Confira as principais vantagens do envio das encomendas pelos Correios:
Confira as principais desvantagens do envio das encomendas pelos Correios:
Confira as principais vantagens do envio das encomendas por transportadora:
Confira as principais desvantagens do envio das encomendas por transportadora:
Você já deve ter percebido que o melhor frete para a loja virtual depende do tipo do produto, da área geográfica para a entrega e da urgência do envio. Por isso, não existe uma resposta certa ou errada sobre isso.
Se você busca pela alternativa mais barata para enviar o seu produto, a dica é pesquisar preços e comparar as diferenças entre os Correios e as transportadoras. Lembre-se de pesquisar com mais de uma transportadora, pois existem diferenças sobre o serviço oferecido e o preço final.
Para complementar o seu conhecimento sobre o tema e ajudá-lo a decidir entre Correios ou transportadora para seu e-commerce, confira qual a forma mais barata de enviar encomendas pelo Correios?
Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.
Deixe um comentário